Search This Blog

Monday, June 5, 2006

TUCANO E BICÃO

Tucano é barrado em forró
RECIFE - Forró. Esse era o ritmo oficial do evento, mas bem que os versos cantados pelo músico Eduardo Dusek, na música "Barrados no Baile" - de autoria de Eduardo Dusek e Luiz Carlos Góes - serviriam como uma luva para ilustrar a saia-justa vivida pelo presidenciável do PSDB, Geraldo Alckmin, na madrugada de ontem, durante a visita à festa que marca a abertura dos festejos de São João no município de Petrolina, no sertão pernambucano.
Sem a identificação necessária para o ingresso a uma área vip (uma marca luminosa carimbada na pele) e não sendo reconhecido pelos seguranças, Alckmin foi obrigado a aguardar, por cerca de cinco minutos, do lado de fora do cordão de isolamento, tempo suficiente para que seu anfitrião, o ex-prefeito da cidade, Guilherme Coelho (PFL), acionasse a coordenação do evento, garantindo a liberação da entrada do tucano.


O candidato catapora ou sarampo, se preferires, mais uma vez sente na própria pele o seu poder de identificação com o povo.
Ao tentar se aproximar desse ser estranho e complicado o tal do povo, o representante das oligarquias sulistas, como nas outras vezes em que manifestou o desejo de tentar demonstrar a sua identificação com os pobres, deu mais uma de suas “mancadas”. Imaginando a cena, tento transcrever o que ocorreu.
Estamos em Petrolina, Pernambuco, cidade famosa pelo fato de ser separada de sua irmã baiana, Juazeiro, pelo Rio São Francisco.
Os festejos de São João estão correndo a toda, a cidade toda animada, o povo dançando, e a alegria contagiando a todos dentro do local onde ocorre a festa de abertura.
O forró (for all) está empolgando toda a população e os turistas que chegam para se divertirem.
Como todas as festas, tem muito bicão tentando entrar nos locais mais invejados, principalmente na área VIP.
O segurança, como não podia deixar de ser, fora instruído a não permitira a entrada desses bicões ou penetras se quiseres.
Ao sentir a presença daquele cidadão, meio careca, de óculos, com tanta cara de forrozeiro como um participante da festa do chopp lá de Blumenau, e sem o carimbo que identifica as autoridades, nem pestanejou.
-Sujeito, onde você pensa que vai?
Ao que o tucano respondeu:
-Vou entrar, fui convidado pelo Guilherme Coelho, o senhor conhece?
-Ele eu conheço, mas quem é você?
-Sou Geraldo Alckmin...
-Geraldo o quê?
- Candidato tucano à Presidência!
- Tucano eu sei que tu é, seu bicão! Agora, se você é ou não é candidato à Presidência do clube isso não é problema meu não, visse macho!
- Sou candidato à Presidência da República! Reagiu Alckmin indignado.
- Seu moço, candidato a presidente que eu conheço é o Lula, o senhor conhece ele?
- Claro que sim!
- O senhor é do lado dele?
- Claro que não!
- O senhor quer entrar aqui?
- Claro que sim!
- O senhor acha que vai entrar?
- Claro que sim!
- Claro que não, claro que o senhor não vai entrar não!
- Porque que eu não vou entrar?
- O senhor é contra o Lula, pernambucano arretado! Aqui o senhor não entra não!
Nessas alturas, eis que surge o ex-prefeito da cidade, salvando as aparências.
Ao ser indagado porque que não havia deixado o moço entrar, o segurança saiu-se com essa:
- O senhor entenda, estou aqui cumprindo ordens. Me proibiram de deixar entrar bicão. Vem esse narigudo aí, me fala que é tucano e tucano não é bicho bicudo?
Depois fala que é inimigo do Lula, o senhor queria que eu fizesse o quê?
Ao que, disfarçadamente, o ex-prefeito diz ao segurança:
- Pede desculpa pro homem.
O segurança, educadamente e sem querer causar mais nenhum atrito, se dirige ao candidato e fala:
- Senhor Aidimim, o senhor me desculpe, mas eu só estou cumprindo ordens. Me mandaram proibir a entrada de desconhecidos e eu só estava obedecendo. Mas agora eu já sei quem é o senhor.
O senhor é do partido do Seu Fernando né?
Alckmin responde aliviado: - Claro, o senhor conhece ele bem?
O segurança, sem pestanejar responde rápido:
- Eu lembro dele quando ele era Governador de Alagoas, minha mãe é de Maceió...

No comments:

Post a Comment