Search This Blog

Saturday, May 6, 2006

SONETO

Falaria do amor mais insensato,
Que transborda por todas essas margens,
Que invade, vai correndo qual regato
Que se agiganta, invade essas paragens

Falaria do verso mais cordato,
Que transporto por todas as viagens;
Mas, no fundo, incapaz de ser pacato
Traz no peito, saudades e bobagens.

Vem desfeito, carrega triste sina,
De não poder conter nem ser contido
Carregando, na luz mais cristalina,

Os medos do meu reino, já perdido,
Desse tempo guardado na retina,
Triste tempo do tempo não vivido...

MARCOS DIMITRI

DIMITRI, UM DOS INSPIRADORES DESSE BLOG, JUNTAMENTE COM SEUS IRMÃOS, GABRIEL E MARCOS VALÉRIO.
"Trago no peito, a lembrança
do gosto doce da vida,
na alameda da esperança,
minha estrada percorrida..." Posted by Picasa

AO SOCIALISMO, NÃO PODEMOS DESCANSAR

No amor divino e difícil do homem pelo homem, do perdão às ofensas e injúrias, da mansidão ao enfrentar as feras incontidas.
Nesse clamor diário pela justiça, embaçada e ofuscada pelos poderosos, tratantes e facínoras.
Nossa luta nunca deve descansar, nem pode, pois é nosso ar, nosso rumo e prumo, nossa atitude perante a vida, nunca pode ser contida ,nem pode esperar; ela é coerentemente combativa e ativa; hiperativa mesmo, pois traduzirá por onde irá o amanhecer.
Nos nossos ídolos e heróis imolados e estrangulados pelas bestas feras do passado, do presente e que virão; pelo intransigente amor ao homem, devemos nos preparar para a batalha.
Para meus filhos, em cujos trilhos haverá mais brilho, mais atino, melhor destino...
Meninos que crescem com a espera do dia seguinte, nada mais que o perdão pelos nossos erros e pelas mazelas que tentamos mitigar.
Dói a luz da dor aos olhos que teimam em não enxergar, mas logo passa, a vida recomeça e a mão volta a maltratar os que não tem pés, nem pernas livres; atados que são na corrente eterna da escravizadora injustiça.
O sacrifício de milhares de crianças nos guetos e favelas, somente passam e não alcançam; a dor dos homens é o mote das “caridades” aos domingos, nas preces fingidas de quem não conhece e, pior, teme o cheiro pútrido das vielas infestadas dos cadáveres insepultos dos números das estatísticas, da dor física e da malidição dos flagelados.
Não digo que sejam abutres, nem isso são, somente representam o acaso, o sem querer, o nada ver e, se ver, nada fazer, passar de viés, através da ponte que criam sobre os mortos-vivos.
O mar de mártires diários, nos campos famintos nordestinos e mineiros, nos vales dos vários Jequitinhonhas, nos agrestes e sertões, nada representam senão um olhar de banda, por cima de tudo, inatingível.
É cabível outra sina? É possível outro tema? Quando a saga dos sem sangue, anêmicos, devorados por dentro e por fora pelos parasitas inconsequentes e vorazes, percorre as ruas, as janelas se fecham, o corpo estremece e o coração teme, tremem os velhos e meninos bem vestidos, os cães ladram e mordem, arrancam e devoram aquela carne em decomposição em plena vida.
Devemos lutar pelos inválidos e desvalidos, apáticos e agônicos, na sinfonia do planeta terra, da terra brasilis, do umbigo humano, eterno cordão que nos ata à Terra, mãe genereosa, filhos ingratos e agressivos, filhos ambiciosos, mesmo que cientes, inconsequentes na volúpia devoradora, devastadora, destruidora de tudo.
Mudo não fico, me inundo de brios, meus fios acendo, ascendo a Marte, a São Jorge, a Ogum, na luta diária, com a mansidão de um Betinho, com o carinho de Irmã Dulce, mas também com a fúria de um Guevara, varas e carícias à mercê de minha batalha.
Vamos, irmãos, não deixemos cair no olvido, o telhado de zinco, o barraco de sapé, o bicho de pé e as lombrigas das almas.
Vamos em rumo ao SOCIALISMO, nosso canto e rito, nosso sonho bendito, nosso porvir e visão.
Nosso alento e alimento, nosso rumo e cimento, nossa consagração.
Sangrando as mãos, se preciso, num ato conciso e fortemente cristão.
Nosso chão e teto, escada e cometa, nossa promessa de dádiva, de vida , na profecia bendita, desse mar de agora, mar de podres injustiças, com o nosso começo, sem tropeço, sem medos, virar um sertão; e o sertão da miséria, da fome que impera, com a nossa luta, nossa batalha, num momento de glória, virar um maravilhoso mar de amor, de louvor à vida, na multiplicação dos pães, no sangue revivido, compartilhado, numa cadência maviosa, de piedade e justiça, de caridade sem cobiça, do homem irão do homem.
Não vamos perder esse momento, onde o início de tudo isso se torna nossa luz.
Obrigado Jesus, por ter me dado esses dias, onde vislumbro alegrias ao povo sofrido, onde o grito contido, possa se transformar numa canção de amor e fé.
Teu Evangelho, pro velho, pro menino, pros pobres miseráveis, pros sem esperança, pros que não tinham teto, comida ou afeto; para quem, de concreto, a vida só deu os pés cansados e descalços, as mãos calejadas e vazias; os olhos opacos e sem rumo, esse teu Evangelho começa a ser transformado, devagar, mas constantemente, no vagar das olas , nos cadernos e livros, no renascer dos brilhos dos filhos e nos fios da energeziante e contagiante glória dos nossos rebentos; arrebatando e arrebentando as correntes.
No cheiro gostoso da boca que come, dos antes dementes, que agora pressentem o final dessa estrada que, se um dia não em deu em nada, cada vez mais traduz alegria.
Tenho comigo, os gritos da morte, as crianças esquálidas e invalidadas pelas cordilheiras desabadas, flores rasteiras, condenadas ao nada.
Nos hospitais e necrotérios, tenho ainda vívido esse grito, o aflito desespero da fome.
Se houver entre nós, alguma dignidade, e creio que esse é o nosso maior legado, NÃO PODEMOS DESCANSAR NUNCA DESSA BATALHA.
ELA É O OXIGÊNIO QUE CIRCULA PELOS NOSSOS VASOS SANGUÍNEOS.
É O QUE NOS PERMITE DIZERMOS QUE SOMOS CAPAZES DE NOS CONSIDERARMOS, REALMENTE HOMENS.
Por fim, sem delongas, ponho meus olhos na primavera, e nela espelho o reflexo dos sonhos, amanhã, os frutos benditos do SOCIALISMO.
Que Deus nos ilumine e nos dê forças para a LUTA.

DOS DELÍRIOS DE SILVIO PEREIRA AO MILAGRE DE GAROTINHO

Tivemos, nesse final de semana, uma entrevista de Sílvio Pereira ao jornal O Globo, onde pela própria descrição da jornalista, o mesmo entrou em surto psicótico depois de oito horas de conversa, quebrando tudo que aparecia pela frente, numa atitude de demonstração cabal de desequilíbrio emocional total, provocados, talvez pelo anonimato e pela sensação do mesmo de necessidade de, criando um fato novo, estar de novo na mídia, ou a impressão da paranóia típica dos psicóticos, com medos e angústias imaginários.
Até que ponto, uma pessoa totalmente fora de controle deve ser levada a sério?
Até que ponto, deve-se tomar o depoimento de um tresloucado? Cabe a uma junta de psiquiatras analisá-lo para poder saber se realmente, essa pessoa tem condições de poder depor a uma CPI que, por si só, é extremamente extenuante e pode criar fantasmas e demandas inexistentes.
Numa visão mais absurda, poderíamos tomá-lo como possesso, endemoniado mesmo, e isso se traduz nas atitudes desesperadoras e incoerentes de alguém que, resolve da noite para o dia denunciar fatos sem citar provas e jogando excrescências num ventilador que diminuia a velocidade, isso é atitude de alguém tomado por entidades estranhas, segundo a linha dos mais radicais, religiosamente falando.
Pois bem, Baby dizia que estava a espera de um “MILAGRE”, portanto um ato divino, para que ele pudesse salvar a sua candidatura, e reconheceu na possessão demoníaca de SILVINHO, o milagre esperado.
Deixa-me ver se entendi; o milagre que Baby esperava era qual?
Feito por quem? Isso é muito estranho, ou errei o milagre ou errei a entidade ou errei o Baby!?
Hoje, dia 6 de maio se comemoram 150 anos do nascimento de Freud, mas essa história toda NEM FREUD EXPLICA!!!
ISSO É UM DESAFIO À MINHA VÃ CONSCIÊNCIA.

DE DROGAS E DROGAS, AS INCONGRUÊNCIAS DA LEI

DE DROGAS E DROGAS, AS INCONGRUÊNCIAS DA LEI, OU AS PRESCRIÇÕES DO DOUTOR FAUSTÃO.
A lei que proíbe a veiculação de propaganda de cigarros, é extremamente just; realmente o cigarro é uma droga, altamente letal e prejudicial tanto à saúde individual, quanto à saúde da economia.
Isso é ponto pacífico, não cabendo discussão sobre esse tema; sendo quase uma unanimidade.
Os males da tabaco são intensos e variados, podendo causar desde queda de dentes, até câncer e infarto agudo do miocárdio, passando por insuficiência respiratória, enfisema pulmonar etc...
Isso é colocado de forma clara nas relações entre escola e criança e entre sociedade e tabagistas, passando por todas as maneiras de publicidade negativas quanto a esse hábito e vício.
Porém, o mesmo não ocorre com relação a outras drogas, principalmente o álcool e medicamentos.
A propaganda de bebidas alcoólicas, além de liberada é associada a saúde, prazer e desportos, tendo entre o veiculadores do estímulo ao hábito do etilismo, entre outros, artistas famoso, mulheres bonitas, cantoras e até atletas de elite, como o Ronaldinho Fenômeno, p.ex.
Se observarmos a extrema associação entre o elilismo e a violência das ruas e do trânsito, para início de conversa, iremos observar o quanto o consumo desta droga é danoso para a sociedade; na minha experiência de médico de pronto socorro há 22 anos ininterruptos, observo que na grande maioria dos acidentes letais e assassinatos ou tentativas de homicídio, rixas, lesões corporais temos o álcool como uma frequente associação.
Isso é tão ou mais danoso que o consumo de tabaco, já que o álcool ceifa muito mais precocemente vidas e futuros.
Esse aspecto, por si só, já é muito preocupante; porém, temos o aspecto social do alcoolismo, enquanto doença; criador e mantenedor de desajustes sociais e fator de multiplicação das mazelas da miséria e pobreza.
Além do fato de destruição de células familiares e de relações humanas.
A liberação da propaganda de bebidas alcoólicas portanto, é tão ou mais prejudicial do que a de cigarros, ou alguém tem dúvida disso?
Além desse aspecto, temos também a propaganda não ética de medicamentos, na mídia escrita, falada e televisada.
O risco da auto-medicação é enorme, com complicações várias para a saúde por ação e/ou omissão; atrapalhando o tratamento, adiando-o e muitas vezes criando sérios problemas para as pessoas.
Muitas vezes, o “resfriado” tratado com os medicamentos prescritos pelo Dr Faustão, ou pelo Dr Gugu, Dra Malu Mader, entre outros “especialistas” pode ser uma tuberculose, uma pneumonia ou um câncer de pulmão, cujo adiamento do diagnóstico e tratamento podem ser letais.
A colocação de avisos para na persistência dos sintomas, o consumidor procurar o médico, de nada adianta num país de tantos analfabetos reais e funcionais.
Afora isso, temos os riscos de efeitos colaterais e reações alérgicas, que deveriam ser tratadas pelos mesmos que “prescreveram” tal medicação.
Uma análise sobre esse fato, da justa proibição do tabaco e da incoerente liberação da propaganda de outras drogas tão ou mais danosas que o cigarro, deve ser tema de discussão para o aprimoramento da verdadeira liberdade da publicidade, sendo matéria pertinente à saúde pública.
Até quando teremos dois pesos e duas medidas nesse tema?

Friday, May 5, 2006

Nas minhas mãos cansadas, a luta incessante da lida, os ouvidos atentos, espreitando o canto do amanhecer, refletido na lida distante e constante, na tímida fragilidade das esperanças acalentadas pelo gosto da aurora, brilhando por sobre os edifícios e barracos.
Minha vingança nunca tarda, retrata o tempo esgotado, o ardor mitigado da dor da contradança consumada num ato insensato de perdão.
Quero a pretensão de ser livre e morrer no mar, no amor e marte, na sorte dos destinos sem tatos e sem tinos, sentidos expostos e impressionantemente vagos.
Quero o vagão do trem passando pela porta da namorada, na amada alma, animada festa, pela fresta da porta entreaberta, na cidadezinha pacata, acatando o recato e o recado das meninas, que me ninam e me transitam, corpo e alma...
Quero o orgasmo da chama ardente no peito, no contrasenso imenso, imerso, às avessas, bailando a esmo por entre sentimentos e lamentos, meus momentos mais frágeis e cruéis.
Nos reveses, as lacaias dores, amores vencidos e passados a limpo, num timpânico reboliço, noviço e vicioso, contraposto e audacioso, num exposto e nevrálgico alento.
Quero ter o termômetro e o tormento, o acento e o incestuoso desejo de amar a mã terra, minha origem e meu ocaso, por acaso, companheira de tantos tempos e temores.
Na natureza soluçante de meu amante peito, perto e completo, complexo e sem nexo como o vai e vem das ondas, das vastas ondas do meu mar, marés e manhãs são, sobremaneira enfáticas nas mãos cansadas da tarde crepuscular da da existência.
Quero a clemência pelos pecados, pelos olfatos e carícias, pelas delícias algozes, vorazes e velozes que me conduzem ao orgasmo.
Quero o marasmo da vida o cansaço do depois, após o cio, o vazio do prazer satisfeito, do tudo feito e nada compreendido, no sarcástico sorriso preciso e necessário, dos vários modos de amores- perfeitos, mesmo contrafeitos, do feitio exato, do ato exalando o olor de todas as dores que o prazer proporciona.
Sei ser o não fui, nem sei nem serei, sei ser o calado, o mudo e sensato, mesmo que, na insensatez da tez que a vida apresenta, sei me conter no infinito, no rito mais melodioso dos cantos mais belos, nos vôos perfeccionistas das artistas borboletas.
Sei o amor da mãe, numa manhã, numa manha, numa sanha que assanha e debocha, desabrocha no outro colo, no solo do amor maior.
Do amor divino pelo atino e desatino, desalinhando cabelos e novelos da lã mais bonita, numa multicolorida esperança.
Falo do tempo, do tento, do invento e contrato, do cadarço do sapato que a surpresa desamarrou, no tropeço mais distante, num concerto mais vibrante, consertando o que fora erro e desterro de um sonhador.
Meu gesto tresloucado, atado a cada passo, num compreensível desgaste, num arremate fatal, trazendo a tradução do trabalho que atalha o complexo processo de batalhas pela sobrevida anunciada, com os medos e cantigas esquecidos no fundo da memória.
Marcho para o misto de broto e poda, num eterno ziguezaguear do parto e morte, arrematando-me integralmente para o futuro, escuro e vago da brisa e tempesta, da festa e sofrimento que acalentam e acalmam, que riscam, cometas e cometem as mesmas intransigências que nem as clemências nem as impotências podem traduzir mais corretas.
Por fim, tenho meu mundo nas mãos cansadas, mas soltas, arrematadas para o amanhã.
Ditos e mitos são meus cálices onde mergulho e naufrago, onde me embebedo nos tragos trazidos pelo transitar dos meus segredos, os medos e os cantos.
Meu pomar de carinho, meus ninho, aninho-me, te acarinho, mas morro, sozinho...
Tanto mar, quantos meus desejos pedem
Tanta vida, meus mares perceberam
Esses carinhos, tentadores, cedem
Por mãos mais que fiéis, te conceberam

Nesse último instante, em que se medem,
O quanto fora vida que me deram
Num prenúncio cruel dos que antecedem
As dores dessa angústia, me fizeram

Buscar, nessas cansadas, manhãs vivas,
Um trapo, restos, cárceres privados
Onde alimento tantas mais cativas

Quanto forem meus ritos mais calados
Mais contidos, qual flores que cultivas,
No meu ato final, desesperado...
MAIS VALE UM PÁSSARO NA MÃO QUE DOIS VOANDO

Cabe uma análise interessante esse desenrolar das campanhas políticas nesse maio de 2006.
Com o fato da candidatura de Geraldo Alckmin,não ter tido a evolução esperada nas hordas tucano-pefelistas, por características inerentes ao próprio Geraldo, entre outros motivos, como a sua total inexpressividade fora do estado de São Paulo e o aspecto regionalista de seu perfil, já que o mesmo não tem carisma e parece um peixe fora d’água toda vez que tenta ser popular e simpático; parecendo, como definido genialmente por José Simão, um veradeiro picolé de chuchu, sem tempero e não adoçado, aliado ao carisma de Lula, esse fato tem transtornado o ninho tucano.
A troca de candidatura pela de José Serra foi e tem sido cogitada frequentemente; esse, talvez representasse uma ameaça maior ao tranquilo cenário que se apresenta para Luis Inácio.
Mas, com a saída de José Serra, o PSDB, com certeza perderia o comando do estado de São Paulo, pois os candidatos alternativos, José Aníbal e o zumbi FHC, não seriam páreo nem para Martha nem para Mercadante.
Perder São Paulo também seria catastrófico para um partido regional como o PSDB, além do fato da conquista da capital paulista, devido à aliança espúria com o Malufismo e o Pittaísmo ressucitados por Serra, se demonstrar fenômeno de vida curta, já que em 2008, ninguém duvide, o preço a pagar por esse ato será muito caro.
Tucano é pássaro, e como todo pássaro sabe, principalemente quando aliado às cobras pefelistas, melhor o Governo de São Paulo que nada.
Agora, um fenômeno que começa a incomodar o tucanato é o crescimento de Martha em São Paulo; se observarmos a dificuldade que foi para Serra, sua vitória na prefeitura paulistana, poderemos ter uma tríplice derrota, o que seria muito interessante, principalmente para o começo da derrocada da política neo-liberalista de tantas lembranças amargas para o povo brasileiro.
O ideal seria os três pássaros abatidos; para isso teremos que trabalhar muito, mas valerá a pena vermos o flagelo do ninho, vítima deles mesmos.
Na sua ganância e fúria desmedida pelo poder.
Quem viver, verá.
seriam tantas, minhas esperanças
que nunca mais tentar, conseguiria
tenho na boca, o gosto das lembranças
dos beijos e da farta fantasia...

seriam tolas, loucas as andanças
por vagas noites, noites de Maria
doce menina, belas negras tranças,
além do mar, do sonho em que podia,

transportar os meus barcos no teu mar,
cravar de meus delírios, os teus seios,
amar além do cais, no caos, amar,

viver sem ter mais medos nem receios,
compor as melodias ao luar,
saber-te mais feliz, nos meus anseios...
O EVANGELHO SEGUNDO MATHEUS – APÓCRIFO

Nesse início de milênio, têm surgido vários evangelhos apócrifos; o mais recente escrito em linguajar tupi-guarani, foi encontrado no norte fluminense e, segundo estudos cienítficos, apresenta características ímpares, sendo que nas suas traduções para o português, apresenta sinais de que tenha sido escrito recentemente, o que é interessante pois pode demonstrar algumas lições interessantes.
Nesse texto, cuja tradução iermos apresentar em seguida, temos uma idéia da messianificação de um homem, Matheus, que se apresentava como o ungido de Deus, quase que um Novo Messias, capaz de salvar, curar e operar milagres tanto individuais quanto coletivos, através da utilização de mecanismos humanos para a transformação do homem tanto no caráter físico quanto moral.
O texto que se segue é uma aproximação do original, já que não dispomos de tradutores mais fiéis, já que o dialeto utilizado é da tribo dos goitacazes, que ninguém sabia, era talvez a única a se utilizar de papiros, coisa que acreditamos, tenha sida introduzida por Matheus; o Pequeno.
“Naquela tarde do dia do nascer do sol amarelo e vermelho, no primeiro mês das chuvas, recebi um recado de Deus para que comunicasse ao povo através do linguajar dos tambores a boa nova da volta do Senhor, personificado nos meus seguidores, senhores da verdade e do reino divino.
Começaria, assim, minha missão numa pequena aldeia, onde os índios acreditavam no meu guia, o homem que estaria abrindo as portas para o crescimento da nossa missão restaudora da moral e dos bons costumes, o grande Brisa, homem complexo de história confusa, mas líder nato, com quem aprendi a criar fatos novos para chamar a atenção sobre os meus propósitos, inclusive, a utilizar a palavra para convencer sabendo, mais que tudo que os meandros da política, melhor caminho para a chegada ao poder; são, muitas vezes, mais complexos e nem sempre tão éticos, mas válidos para a realização da missão que me foi imposta por Deus.
Eleito cacique da pequena aldeia, meus primeiros passos rumo à vitória final, estavam deflagrados; sendo absoultamente necessário que eu, evitando um conflito maior no futuro com Brisa, eliminasse esse do meu caminho.
Mas, para isso, eu necessitava de um apoio dos meus companheiros, fiéis apóstolos, numa associação com outro grupo de índios, os beneditinos, povo que morava na aldeia principal da tribo, lá no litoral.
Feito isso, consegui a liderança da aldeia e da tribo; em seguida, como parte de minha missão, era importante eu isolar tais lideranças, para assumir, isoladamente o controle da tribo para atingir o meu intento de evangelizar toda a nação tupi-guarani.
O Deus me protegeria e me tornaria, custasse o tempo que custasse, o principal líder dessa nação, podendo, com a graça de meu Pai celestial, atingir o objetivo maior, derramar as minhas mãos messiâncias sobre todo o povo.
Imediatamente, afastei do poder o povo da aldeia litorânea e o líder Brisa, me tornando a maior liderança da tribo.
Na minha primeira tentativa de chegar ao comando, ao cacicato da nação tupi-guarani, dei o azar de, me deparar com o líder Lual, homem carismático que, ligado a facções eclesiásticas diversas, conseguiu ganhar o governo da terra tupi.
Tendo sido perseguido pelos inimigos de Deus, ou seja, meus inimigos, ainda consegui, com facilidade, fazer da minha companheira, a líder da aldeia litorânea.
Com o cresciemento da minha campanha fui, aos poucos, me tornando mais forte, acreditando ser capaz de modificar o pensamento de meu povo; povo esse sofrido e necessitado de milagres tanto do corpo quanto da alma, e essa era a minha missão.
Com o meu discurso sobre a família, coerentemente feito, a partir do fato de minha companheira ser a atual líder da tribo, estava em franco crescimento popular.
Porém, todo homem de Deus é perseguido por demônios, e esses, descobrindo alguns pequenos pecados, tentaram me atingir e, num primeiro momento, tentaram e até conseguiram me proibir de tentar conseguir o poder da nação tupi.
Mas, ao pagar uma multa irrisória, consegui a minha autorização para chegar ao poder.
Minha campanha ia de vento em popa, comecei a ter aceitação entre os líderes de outras tribos e estava já vislumbrando a possibilidade de, mesmo que não fosse agora, mesmo que fosse depois, atingir o meu sagrado destino.
O líder Lual estava muito forte e, num ato do qual me arrependo amargamente, tentei fazer uma aliança com o grupo dos arerês-tucanos, outra tribo que queria o cacicato maior, o domínio das terras tupis.
Me propus até, ingenuamente, a aliar-me a eles para derrubarmos esse líder forte, mas sem a missão divina, coisa exclusiva de minha trajetória.
Porém, um dia, ao ser feita uma consulta aos índios, o meu postulado ter sido demonstrado mais aceitado do que o dos arerês-tucanos, eis que esses me armam uma cilada e, cruelmente me atingem pelas costas.
Desesperado, tentei um suicídio lento, doloroso e amargo; isso me foi fatal.
Os inimigos de Deus venceram e, se Matheus, o pequeno, não se tornou o novo messias, os principais culpados são eles, os arerês-tucanos, filhos do demo e enviados por Satanás para destruir o representante do povo de Deus e da família...”
O achado desse papiro demonstra que desde idos tempos; ainda não se pode precisar a data, a religião não deve ser associada à política de forma direta.
A religião é uma atitude política porém ELA É DIVINA.
A política é um mecanismo HUMANO, mesmo que seja bem utilizada em prol da melhoria da vida do povo.
A mistura dessas duas atitudes É IMPOSSÍVEL a nível de mecanismo para a melhora do povo.
Ou se apodrece a religião nessa associação, ou se torna a política, um fator de ENDEUSAMENTO que gera os ditadores, os “Messias”, os donos da verdade, em suma, gera o ABSURDO DO FANATISMO RELIGIOSO associado com a DISCRIMINAÇÃO RELIGIOSA E A INTOLERÂNCIA ENTRE OS HOMENS.
A história está plena de exemplos dessa atitude.
Passando pelo fanatismo japonês, dos kamikazes e samurais, pelo exemplo dos muçulmanos e judeus, irlandeses , hutus entre outros na história moderna e centenas de casos na história antiga.
Esse documento merece uma análise profunda para que esses erros não sejam cometidos mais.
Não creio na veracidade desse Evangelho, mas deve ser guardado para evitarmos os falsos psrofetas, os donos da verdade e da religião.

Tuesday, May 2, 2006

TROVISCOS 5

Muita coisa que me intriga,
Não respondo no caminho,
Que é que tem nessa barriga
Desse tal de Garotinho?

PROCURO PELA ESSÊNCIA

procuro pela essência sem clemência, de um canto novo
onde posso escapar devagarinho, como fora um rio
instigado a conhecer o mar, imenso mar onde espero
por doces brilhos de luares mansos, onde espero o que
por ser o que é, só por ser, venero, e não alcanço;
procuro pelo colo amigo, sem perigo, sem transtorno
onde poderia de retorno à vida, encontrar perdidos dias
vazias as mãos, o peito aberto, recoberto, descoberto
insensatamente exposto, num agosto qualquer,
a procura de um silencioso reflexo de um por de sol
nesse mar intenso que penso ser meu porto, onde
vivo ou morto, pouco importa, descansaria
procuro pelo canto singelo de um pássaro, qualquer
pelo afago de mãos carinhosas, quaisquer.
por um trago doce de uma boca amiga
que nada mais faria a não ser abençoar
a força inaudita e bendita que nos faz capaz
de sermos o infinito, um maravilhoso grito
um grito fantástico e formidável
amável, sereno um canto de paz...

SONETO

Eu falo desse povo aprisionado,
No cárcere sangrento de injustiças,
Ouvindo seu lamento, seu recado;
Composto nas tavernas mais mortiças

Nos medos seus segredos e notícias,
Nas dores desse corpo maltratado
Vítima mais cruel dessas sevícias,
Trazendo a cruz nos ombros, vai pesado...

Cravado pelas marcas dos senhores,
Dos donos desses gados, dos humanos
No jogo, já marcados perdedores

Esquecidos por Deus, atrás dos panos
No teatro bem vivo dos horrores...
Das vítimas do olvido, dos enganos...

ESTREITO TUAS MÃOS EM MEU PEITO...

EU ESTREITO TUAS MÃOS EM MEU PEITO

MEIO CONTRAFEITO, MAS CONTENTE

ÉS O NASCENTE, MEU RUMO

ME APRUMO E TE DESEJO

UM SEIXO ROLANDO NO RIO

MEU ÓCIO É TEU VÍCIO

MEU CIO TEU CONFORTO

MEU PORTO O TEU MAR

MEU MUNDO TUA LUA

A RUA QUE TRAFEGAS

ME COMPLETA, ME TRADUZ

SE SOU POETA, TU ÉS LUZ

SONETO

Quanto mais eu pudesse lhe dizer
Do quanto sempre quero seu amor,
Se nada mais me importa, nem viver,
Se nada tenho, tento lhe compor

Nau errante sou, sigo sem saber
Nesse tropismo louco, seu calor
Me leva a procurar, cadê você?
Eu lhe procurarei por onde for.

Nada mais temo, quero sua luz
Quero seu colo, corpo e pensamento.
No reflexo mais belo que produz

O meu olhar transcende sofrimento,
O meu tormento é tanto, minha cruz,
Que transformo procura em alimento...

FECUNDIDADE, O AMANHECER

O amanhecer repete o gosto do desejo reprimido, repetido na boca doce da madrugada,no beijo dado na esperança de uma aurora mais fecunda.
O gosto da vida inunda os pastos, a lavoura, a alma, no pólen que se espalha, preso nas patas das abelhas, no vento na explosão de fecundidade.
A avidez pela sobrevivência confunde pernas e penas, sêmen e sementes, espectros passeiam loucos, desvairados, orgísticos.
Num místico canto, da terra emanam os sons do amor divino, num hino de louvor ao nascimento, ao contínuo ato de amor, orgásmico e acalentador.
Das estranhas do solo, florescem entre poros, os olhos risonhos dos brotos e dos filhos;
Nesse momento místico, o transe da terra, numa transa sem trâmites, sem nexo, o sexo pulula, amanhece o dia e a vaga poesia invade tudo.
Transborda por todos os cantos, num mantra, num cântico, entre tantas esperas, num desesperado gesto, um incesto sem protesto, uma dança profusa, confusa, abusa de tantas rimas e climas, atiça o desejo, sem beijo, sem traumas.
Na aparente calma, um tornado em torno de todos e tudo, transita pelos galhos, pelas folhas, voando nas borboletas, nas asas das libélulas, em todas as células e gametas, cometas são estrelas da vida, dívida paga, da vida devida, afaga e completa-se.
Nessa profusão de cores, de amores e de flores, nessa confusão bendita, neste solo acariciado, marcado por mãos divinas.
Nesse néctar, ser poeta é fácil, vira vício, é o início da revivida manhã, da sortida alegria desse dia, novo dia, novo canto, meu encanto, poesia...
O cheiro do amanhecer me toma inteiro, nesse janeiro do meu país; em busca da farra fantástica da igualdade, da brincadeira à esmo, do gosto do torresmo, do cheiro da dama da noite, da distância do açoite, do vento assoprando suave.
Da chave da felicidade, na feliz cidade, no gosto do beijo da história.
Na vitória inadiável, no amor incontrolável, na paz capaz de vingar.
No fim da noite sangrenta, no dia que arrebenta; que profuso, faz o cafuso sonhar.
Com o gosto da goiabada, o beijo da mulher amada, o cheiro intenso do café, da fé de saber-se imenso, maior que tudo, o mar...
Brasil, me abrasa teu rumo, chegaste, afinal ao prumo, agora ninguém te detém.
Nesse louco cataclismo, o meu, teu socialismo, me traz teu novo refrão; o de fecundar o solo, de transmudar todo poro de tua gente em perfume.
Agora, atrás do teu lume, iluminando o continente, cheio de gente contente, que atravessa por cordilheiras, por matas, abrindo bandeiras, atrás de rica esmeralda;
Esmeras, pois és Eldorado, mundo mais que encantado, é tua a solução.
Para se acabar com os soluços tantas vezes convulso, da triste América católica, extropiada e frágil, agora, correndo ágil, em busca da liberdade.
Da liberdade do solo que, na sua fecundidade transporta o belo amanhã.

SONETO

Meu amor traz no peito bem marcado,
Com garras penetrando, bem profundo
Meu canto, de tristezas, compassado
Um grito, me trazendo o fim do mundo.

Amor meu, de teus beijos sou, me inundo
Meus abraços nos braços teus, atado
Vou, conheço o mergulho em que me afundo,
Nesse louco prazer, desesperado.

Quero, bem mais que tudo conhecer,
Os limites sem rumo da paixão,
Beijando, em tua boca conceber,

Tudo quanto pudera, o coração,
Quero aprender a ler nesse abc,
Vou me perder nas trilhas, teu sertão...

SEXTINAS

Aqui, nesse fim de mundo
Contam histórias estranhas
Contam casos de defunto
Perdidos nas montanhas
Coisa que assustam o homem
Histórias de lobisomem,

Contam contos da saudade
De um tempo que não vivi,
Juram que é bem mais verdade
Que todas as que eu já vi...
Falam das moças perdidas,
De tristezas, de amor, vidas...

Falam de tanta esperança
De esperar por mais alguém,
Que só vive na lembrança,
De quem tanto quis seu bem,
Esquecidos pelo tempo,
Nomes perdidos no vento...

Contam do amor de Maria
Que morreu no meio do mar,
Saudades de quem queria,
Com Maria se casar...
Mas o canto da sereia,
O levou, longe da areia...

Contam desse desespero,
Já nem dá mais pra escutar,
Virou do mar, o tempero
Tanto foi o seu chorar,
Choro tão desesperado
Que tornou o mar salgado...

Por isso, pelo seu pranto,
Pelo seu choro sofrido,
Começando, por encanto,
Por causa do amor perdido,
Tanta, tanta salgaria,
São lágrimas de Maria...

A Pobre moça, assombrada,
Vagueou pelas estradas
Sem rumo, amor, sem mais nada
Perambula as madrugadas,
A procura de vingança,
Só lhe resta esta esperança...

Por isso tudo se sabe,
Antes que o dia comece,
Uma luz azul não cabe,
De tão bela fosse prece,
Quem vê dessa luz padece,
Vai perdido, se enloquece...

COMPADRE TONHO, SEU CORDEL TÁ AQUI

A situação está ficando muito complicada para a oposição, a cada dia que passa, novas denúncias se acumulam, tornando o sonho de “sangria” de Lula, no pesadelo da hemorragia coletiva dos outros candidatos.
A história dessa eleição se aproxima de um verdadeiro lamaçal, sendo que Luis Inácio está acima disso tudo, tranquilamente observando tudo de cima.
O desespero chega ao ponto de termos uma inédita greve de fome, sem pé nem cabeça, histórica mesm, de Baby.
Meu compadre Tonho, ao ficar sabendo das últimas notícas, criou esse cordel e me pediu para colocar aqui no meu blog:


“Seu moço, faz o favor,
De me explicar essa história,
Eu nunca vi, seu doutor,
Se não me falha a memória;
Conta, tim tim por tim tim
O que que fez Garotim?

Me contam, não acredito,
Que esse homem, que é de Deus
Que eles falam que é bendito,
Contam dois amigos meus,
Seguidores dessa trilha
Que fala muito em família.

Me fala que é bom cristão
Que é, de Deus homem temente,
Fala muito de oração,
Conversa com o povo crente,
No rádio toda manhã,
Promete belo amanhã.

Como pode um homem desse
Se meter nessa lambança.
Seu moço, fale confesse
Mas finja que eu sou criança;
Que é pra eu poder entender
Que que ele foi fazer?

Descobriram troço feio,
Coisa pouca é que não é
Tem caroço nesse meio,
Fede pior que chulé;
Ninguém faz essa tal greve,
O pecado não foi leve...

Pelo que eu soube, é verdade?
Que por dentro desse embrólio
Tem empresa, de maldade,
Querendo furar os óio,
Mas descobriram, de fato
Umas contas de contrato

Feitas até com bandido,
Um preso lá na cadeia,
Cabra do povo, banido
Por conta de coisa feia,
Companheiro de campanha
Que bate, mas não apanha...

Dos dinheiro recebido,
Prá fazer o que não fez;
Esses homens mais sabido
Desviava, todo mês,
Pras contas do teu partido,
Um cascalho bem sortido.

A ser verdade o que falam,,
Quero dizer prá você,
Essas coisa toda abalam
Bota seu nome a perder.
Eu já perdi minha calma,
E nem garanto sua alma”

Pois bem compadre Tonho, taí o seu cordel; pode procurar na Interent, espero que o seu Garotim leia e entenda...

Monday, May 1, 2006

SOLIDARIEDADE SOCIALISTA

A atitude de Edo Morales, da estatização dos meios de produção de petróleo e gás bolivianos, nada mais é do que o reflexo de uma política de salvaguarda da economia do país, já tanto combalida pelos séculos de extrativismo que levaram o povo boliviano à situação de miséria em que vive hoje.
Sermos contra a estatização na Bolívia e contra a privatização no Brasil, é de contra-senso absoluto; o papel da Petrobrás, nesse momento deve ter a cautela de, salvaguardando os interesses da estatal brasileira, permitir que a Bolívia tenba a dignidade recuperada, após a exploração interminável de suas riquezas.
A reação contrária a essa ação; que pode ser taxada de populista, mas tem a coerência programática vencedora no pleito boliviano e, por isso, deve ser respeitada, leva a uma situação conflitante e, por si, complexa.
Tenho a visão de socialismo e latinoamericanidade, portanto sou por fidedignidade de princípios solidário com Edo; mesmo que isso aumente minha conta de gás.
Não poderia ser o contrário; já que vivemos num continente que deve ter uma cara mais ou menos definida enquanto bloco, o que poderíamos fazer seria o intercâmbio com o país vizinho e amigo; incomparavelmente mais vítima que algoz.
Os regimes militares bolivianos já tentaram antes, criarem uma situação parecida, mas lhes faltava o apoio popular, o que agora sobra.
Não creio que o interesse de Edo seja criar dificuldades maiores à Petrobrás, por ser a Petrobrás, mas sim para iniciar junto ao seu povo, o começo do sentimento de dignidade que falta a um povo extorquido e paupérrimo.
Minha solidariedade, por princípios socialistas ao povo boliviano.

TROVISCOS 4

PELO ANDAR DA CARRUAGEM
VAI FICAR MUITO MAGRINHO,
É UMA TREMENDA BOBAGEM,
A GREVE DO GAROTINHO...

DE GUETOS E ILHAS

Interessante como as diferenças entre as grandes e pequenas cidades se tornam evidentes quando o assunto é a pobreza. O contato da classe dominante com a miséria nas cidades pequenas é imediato, através do dia-a-dia, da própria vizinhança física e cultural. Muitas vezes a própria escola, que na maioria dos pequenos municípios é exclusivamente pública, traz a convivência entre esses mundos e, nesse contato as crianças e adolescentes passam a entender e diferenciar pobreza de desvio de caráter ou insignificância. Temos, nesses contatos uma coisa extremamente salutar, ao contrário do que ocorre nas grandes cidades; onde a diferenciação se torna absurda e abismal. Um menino criado num bairro de classe média alta, como o Morumbi, por exemplo; tem uma visão das diferenças sociais como uma coisa gigantesca; criado, muitas vezes, até com medo da pobreza, como se tal coisa fosse uma ameaça à sua vida burguesa. Não falo sobre esse sentimento com uma visão preconceituosa não; esse fato é real, e facilmente observável no cotidiano. Uma criança de classe média, quando tem contato com os desvalidos, apresenta medo como reação natural, qual Buda, em seu contato com os miseráveis; já que a diferenciação urbana se aproxima das castas indianas. Esse contato se torna extremamente difícil, a partir do fato de que são raros e, quase sempre servis, o contato da patroa com a faxineira é puramente ligado ao trabalho, as culturas são extremamente diferentes. Não estou falando sobre cortesia e educação; essas são características individuais, porém ao nível de grupo social, essa diferença se torna evidente. Me lembro, enquanto estudante universitário, no curso de medicina da UFRJ, tal diferenciação ocorria, me sentindo discriminado, muitas vezes; ao ser tratado com certo preconceito por ser pobre, interiorano e não usar as roupas da moda. Ao perceber essa diferenciação, consigo entender a dificuldade da burguesia, aprisionada em suas ilhas, de compreender e entender o quanto é importante o resgate de uma cidadania por esses segmentos maioritários em quantidade e minoritários em relação à representatividade social. A associação da cultura popular com a contravenção é, na cabeça dessa burguesia, um fator de dissociação cada vez mais evidente. Na minha época, assim como o funk de hoje, o pagode era associado ao crime organizado.
Essa visão preconceituosa se demonstra, claramente no ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, pelo menos em duas oportunidades: na entrevista dada a Jô Soares e na declaração sobre os aposentados, chamados de vagabundos.
Acredito que a burguesia, atada a suas ilhas, só vai compreender o que está ocorrendo, quando for atendida pelos médicos, advogados, dentistas, professores, etc... oriundos dos guetos; daí, quem sabe, vão começar a entender e aceitar que maravilha que é o socialismo de fato.
A própria imprensa, quando coloca textos como os que afirmam que Alckmin vai ao Nordeste em busca da colheita dos votos apadrinhado pelos coronéis, demonstra o quanto a mídia se distanciou do pobre.
Na roça, todo mundo sabe, que para colher é preciso plantar e o governo anterior plantou o quê? Fome, miséria e desesperança, agora quer colher votos?!
Outra atitude canalha é vincular o crescimento de Lula somente às classes mais desvalidas; isso é de uma ignorância política absurda.
O crescimento de Lula se deve, basicamente a boa qualidade de seu governo aliada a total falta de perspectiva detectada pelo povo, nos outros candidatos, que usando a própria imagem utilizada pela oposição, caem num efeito dominó espantoso.

SONETO

PODEREI TRAZER OLHOS MAIS DISTANTES,
VÃO PERDIDOS, SEM RUMO, NAVEGANDO,
EM TRISTES ROTAS, MARES INCONSTANTES.
PROCURA POR TEUS OLHOS, FLUTUANDO

NAS VAGAS SOMBRAS, LUZES VÃO BAILANDO,
NOS ÚLTIMOS COMPASSOS, DELIRANTES;
PERDER-ME, ALUCINADO, SABER QUANDO,
PODER SER O QUE SONHO SER, BEM ANTES

DA DERRADEIRA DANÇA NOS TEUS BRAÇOS,
QUE ME CONDUZ, VADIO POR ESPAÇOS,
NOS COMPASSOS SERENOS DO TEU CANTO,

NO QUE ME DERA,EM VIDA TANTO ENCANTO
NO QUE PUDERA SER ME DESENCANTO,
MAS QUE, GLORIOSA, VIVE EM MEUS ABRAÇOS...

RIO CENTRO 25 ANOS DEPOIS

NESSE PRIMEIRO DE MAIO DE 2006, DEVEMOS NOS LEMRAR DO QUE AS FORÇAS REACIONÁRIAS FORAM CAPAZES DE FAZER.
NESSE ANO, EM QUE ELAS RETORNAM TENTANDO VOLTAR AO PODER, ATRAVÉS DO CONSERVADORISMO DA TFP, OPUS DEI ETC...
A LUTA É AGORA E SEMPRE.
VIGIAI PARA QUE ELES NUNCA RETORNEM, PARA QUE ESSE PESADELO NUNCA SEJA VIVIDO PELAS NOVAS GERAÇÕES.
LEMBREMOS AOS NOSSOS FILHOS, AOS NOSSOS IRMÃOS, PARA QUE O BRASIL, POSSA VIVER SEU SONHO SOCIALISTA EM
PAZ. Posted by Picasa

O SPA DE ANTHONY BABY

O SPA DE ANTHONY BABY

Nos últimos dias, o “ungido” Anthony, vive seu inferno astral, resultado de seus desmandos, com a colaboração efetiva de sua cara-metade; a governadora Garotinha.
Pobre Anthony, o purgatório em vida para quem sempre defendeu uma ideologia cristã, como base programática, isso é terrível.
Se analisarmos o seu programa financiado pelo pastor Silas Malafaia diretamente e, indiretamente pelos fiéis desse pastor, o tema família é sempre citado; daí entendermos a utlilização de Rosinha como aliada e cooptadora.
A fúria da imprensa marron e tucana contra Anthony é reflexo do crescimento desse nas pesquisas, ameaçando o Tucanóquio de não ir nem a um possível segundo turno.
Essas denúncias inviabilizam a candidatura de Garotinho e, mais que tudo, tornam quase impossível uma candidatura própria do PMDB.
Isso tudo é demonstrativo da fúria da oposição e quanto o presidente Lula é íntegro; pois, se tivesse tido qualquer envolvimento com falcatruas teria sido frito e assado, carbonizado mesmo.
A reação de Anthony, em sua greve de fome, além de inútil, cheira mais a um golpe de mídia que irá, ao contrário do que pensa, transformá-lo, não num mártir e sim no motivo de piada e de abjeção de ambos os lados, tanto da direita como da esquerda.
Esse spa feito pelo ex-governador pode, no máximo, queimar umas gordurinhas do corpo, o que fará bem para sua imagem física, porém é inútil.
Seria de bom tom se o mesmo fizesse um spa na alma, essa sim, pesada e difícil de ser suportada.
Outra coisa que se impõe é o desespero dos grupos tucano-pelefistas, pessimamente ancorado numa candidatura sem atrativos nem políticos nem econômicos, do inexistente Alcamin.
Garotinho, o mito se desmorona perante a cruel realidade, desabando pelo peso de uma alma extremamente corrompida e obesa sobre os pés de barro, da demagogia pura e simples, sem orientação, quer no aspecto programático quanto ideológico; ao contrário do socialista Lula e do neo-liberal Alcamin, passando pelo porralouquismo de Heloísa Helena e pelo neo-fascismo de Enéas.
Uma revisão de valores de Anthony se torna impossível, já que o mesmo está, definitivamente alijado da vida pública nacional, indo para o subterrâneo de um Collor de Melo, outro obeso animal ( de ânima, alma).
O sepultamento político do clã de Campos dos Goitacases já se advinhava na perda do poder na cidade natal, associada aos escândalos de corrupção que nortearam a campanha política.
Esse spa de Garotinho é importantíssimo para um alerta sobre os candidatos avulsos, salvadores da pátria e sem base nem política nem histórica.
Cabendo, também uma auto-análise do PMDB sobre quem, como e porque ingressa nos seus quadros.
Que Deus nos proteja e nos salve dos falsos profetas!

REFLEXÕES SOBRE O PRIMEIRO DE MAIO

“Baixos salários e jornadas de trabalho que se estendiam até 17 horas diárias eram comuns nas indústrias da Europa e dos Estados Unidos no final do século XVIII e durante o século XIX. Férias, descanso semanal e aposentadoria não existiam. Para se protegerem em momentos difíceis, os trabalhadores inventavam vários tipos de organização – como as caixas de auxílio mútuo, precursoras dos primeiros sindicatos. Com as primeiras organizações, surgiram também as campanhas e mobilizações reivindicando maiores salários e redução da jornada de trabalho. Greves, nem sempre pacíficas, explodiam por todo o mundo industrializado. Chicago, um dos principais pólos industriais norte-americanos, também era um dos grandes centros sindicais. Duas importantes organizações lideravam os trabalhadores e dirigiam as manifestações em todo o país: a AFL (Federação Americana de Trabalho) e a Knights of Labor (Cavaleiros do Trabalho). As organizações, sindicatos e associações que surgiam eram formadas principalmente por trabalhadores de tendências políticas socialistas, anarquistas e sócio-democratas. Em 1886, Chicago foi palco de uma intensa greve operária. Dia 1º de maio, os trabalhadores realizam uma grande manifestação – foi a última do período em que não houve violenta repressão policial. Nos dias seguintes, toda ação dos operários foi duramente reprimida pela polícia, com mortos, feridos e muitos presos. As conseqüências chocaram o mundo: depois de um julgamento sumário, várias lideranças foram condenados a prisão perpétua e oito deles, à morte na forca. Aos poucos, porém, vários Estados norte-americanos começaram a estabelecer jornadas de trabalho menores, de dez e até de oito horas.
( FONTE – COLÉGIO PRÓ-CAMPUS)
O Atendado do Riocentro foi um ataque a bomba frustrado contra o Pavilhão Riocentro no dia 30 de abril de 1981. Na data realizava-se no edifício um show em homenagem ao Dia do Trabalho.
Cerca de 21:30, com o evento já em andamento, uma bomba explodiu dentro de um carro no estacionamento. A bomba seria instalada no edifíco mas explodiu antes da hora, matando um dos passageiros do carro e ferindo gravemente o outro.
Na ocasião o governo acusou como culpado pelo atentado os integrantes radicais da esquerda. Essa hipótese já não tinha sustentação na época e atualmente já se comprovou, inclusive por confissão, de que o atentado no Riocentro foi uma tentativa de setores mais radicais dentro da ditadura (principalmente o CIE e o SNI) de fazer crer que era necessária uma nova onda de repressão e paralisar a lenta abertura política que estava em andamento.
Uma segunda explosão ocorreu a alguns quilômetros de distância na miniestação elétrica responsável pelo fornecimento de energia do Riocentro. A bomba foi jogada por cima do muro da miniestação, mas explodiu em seu pátio e a eletricidade do pavilhão não chegou a ser interrompida. ( FONTE – WIKPEDIA)

Esse episódio é um dos que marcam a decadência do regime militar no Brasil que daria lugar dali a quatro anos ao restabelecimento da democracia.
ESSAS REPORTAGENS DEMONSTRAM O QUE O TRABALHADOR SEMPRE REPRESENTOU PARA A ELITE DOMINANTE , A POLÍTICA ESCRAVAGISTA DO CAPITALISMO SELVAGEM, MODELO POLÍTICO-ECONÔMICO ABSURDO E CRIMINOSO, GERADOR DA FOME, DA MISÉRIA E, POR CONSEGUINTE; DA PROSTITUIÇÃO, DA VIOLÊNCIA E DE TODAS AS MAZELAS SOCIAIS POSSÍVEIS E IMAGINÁVEIS, NOS FAZ PENSAR, E MUITO SOBRE O QUE ESTÁ OCORRENDO NO PAÍS E NO MUNDO, NESSE OUTONO DE 2006.
AS INJUSTIÇAS FEITAS CONTRA O TRABALHADOR, JÁ NO INÍCIO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, COMO COLOCADO COM MAESTRIA POR CHARLES DICKENS, ENTRE OUTROS, SE TORNARAM A FORMA MAIS CORRIQUEIRA DE RELAÇÃO ENTRE CAPITAL E TRABALHO NOS SÉCULOS XIX E XX; NA EUROPA, NOS ESTADOS UNIDOS E, COM MUITO MAIOR EVIDÊNCIA, NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA.
O TRABALHO NA ZONA RURAL, PRINCIPALMENTE, E NAS INDÚSTRIAS INCIPIENTES NO NOSSO PAÍS TEVE, SEMPRE O SEU ASPECTO EXPLORATÓRIO COMO MAIOR MARCA, CHEGANDO MESMO À MANUTENÇÃO DE UM SISTEMA ESCRAVAGISTA NA AGRICULTURA, ATRAVÉS DE MECANISMOS QUE TORNARAM O CORONEL, DONO DAS TERRAS E DAS ALMAS, UM SENHOR FEUDAL.
O ATENTADO DO RIOCENTRO, DEMONSTROU A FORMA COM QUE O PODER POLÍTICO VIA E TRATAVA A LUTA DOS OPERÁRIOS EM 1981, PELOS SEUS DIREITOS; TRADUZINDO, NA VIOLÊNCIA DA TENTATIVA DE ASSASSINATO EM MASSA, DE QUANTOS PODERIA MATAR, NUMA FESTA EM HOMENAGEM AO TRABALHADOR E EM PROTESTO, PACÍFICO, CONTRA AS POLÍTICAS DO GOVERNO MILITAR COM RELAÇÃO ÀS CLASSES TRABALHADORAS.
IDÊNTICA À REAÇÃO CONTRA OS TRABALHADORES EM 1886, MESMOS MOTIVOS, MESMA VIOLÊNCIA UM SÉCULO DEPOIS...
A LUTA DO SOCIALISMO PELA DIGNIDADE DO SER HUMANO, PELA CIDADANIA PLENA SE TORNOU, EM AMBAS AS SITUAÇÕES, EXTREMAMENTE MARCANTE; COM O ESTABELECIMENTO DO DIA PRIMEIRO DE MAIO COMO DATA REPRESENTATIVA DA LEMBRANÇA DA LUTA PELA DIGNIDADE DO HOMEM E CONTRA A VIOLÊNCIA E O ARBÍTRIO.
NESSE 30 DE ABRIL E PRIMEIRO DE MAIO DE 2006, COMPLETAM-SE 25 ANOS DO RIOCENTRO, SEM VÍTIMAS, A NÃO SER ENTRE OS REPRESENTANTES DA DITADURA MILITAR, MAS PODERÍAMOS TER CENTENAS DE MÁRTIRES PARA CHORARMOS.
ALGUMAS COISAS SÃO DIGNAS DE NOTA, NESSA DATA REMEMORATIVA E DE REFLEXÃO:
1 – O DECLÍNIO, A NÍVEL MUNDIAL, E EM ESPECIAL NA AMÉRICA LATINA, DESSE MODELO DE CAPITALISMO NORTE AMERICANO, E O CRESCIMENTO DO MODELO SOCIALISTA, GERADOR DE RIQUEZAS COM A DEVIDA ATENÇÃO À CIDADANIA, APRESENTANDO A DIGNIFICAÇÃO DO HOMEM COMO SAÍDA E SOLUÇÃO, PRINCÍPIO E FIM DE UMA NOVA SOCIEDADE SEM TANTAS DESIGUALDADES.
2 – A REAÇÃO CONSERVADORA E NEO-LIBERAL, DEMONSTRADA DE VÁRIAS FORMAS, INCLUSIVE DENTRO DA IGREJA CATÓLICA..

COM A DERROCADA DO MODELO COMUNISTA SOVIÉTICO, FICOU-SE A IMPRESSÃO DE QUE A SAÍDA ERA O LIBERALISMO ECONÔMICO E CONSERVADORISMO APREGOADOS PELA DIREITA NORTE AMERICANA ENTRE OUTRAS FORMAS DE MODELO “LIBERALIZADOR!”, PASSANDO PELA DIREITA ECLESIÁSTICA COM A ASCENÇÃO DA OPUS DEI AO PODER, COM O ANTI-COMUNISTA JOÃO PAULO SEGUNDO.
COMO A SABEDORIA BUDISTA APREGOA, O MELHOR CAMINHO É O DO MEIO, NEM TANTO AO MAR NEM TANTO À TERRA; É PRECISO SE VALORIZAR E PERMITIR AS DIFERENÇAS ENTRE OS HOMENS, COMO FORMA DE ESTÍMULO PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E CONJUNTO DA SOCIEDADE.
PORÉM, A FORMA DE RELAÇÃO COM OS MAIS DESPROTEGIDOS NO MODELO LIBERAL É CRIMINOSA; EXTREMAMENTE CRUEL E ESCRAVAGISTA, LEVANDO À BARBÁRIE DA ÉPOCA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
NO BRASIL; O MODELO NEO-LIBERAL DO GOVERNO PASSADO, DEIXANDO O POVO DESPROTEGIDO, À MERCÊ DOS DESMANDOS E CHANTAGENS DO CAPITAL, TANTO NACIONAL QUANTO ESTRANGEIRO, JÁ QUE O CAPITAL NÃO TEM PÁTRIA, SÓ PATRÃO, NOS LEVOU A UMA SITUAÇÃO DE PETIÇÃO DE MISÉRIA.
A RECESSÃO COM ENDIVIDAMENTO E SUCATEAMENTO DO BEM PÚBLICO, CRIOU UMA LEGIÃO DE DESESPERANÇADOS, FILHOS DA MISÉRIA SEM ALENTO, INJUSTIÇADOS E AMORDAÇADOS, À BEIRA DO CAOS TOTAL, GERADO, PRINCIPALMENTE PELA GANÂNCIA DESSE CAPITAL.
A PERMISSÃO CRIMINOSA DA EVASÃO DE DIVISAS PELOS BANESTADOS DA VIDA, SANGRANDO O PAÍS EM DEZENAS DE BILHÕES DE DÓLARES, CAUSANDO UMA HIPERVALORIZAÇÃO DA MOEDA AMERICANA SEM PAR NA NOSSA HISTÓRIA, ASSOCIADA COM A INFLAÇÃO GALOPANTE DO FINAL DO MANDATO DE FHC, SE NÃO CONTIDA COM VEEMÊNCIA, GERARIA UMA CONVULSÃO SOCIAL ÍMPAR.
NÃO FOSSE LULA UM LÍDER DE CARACTERÍSTICAS ÚNICAS, COM UM CARISMA EXTRAORDINÁRIO, E PALOCCI UM HÁBIL E DIGNO MINISTRO DA FAZENDA, ESSE PAÍS MERGULHARIA NUMA CRISE DE CONSEQUÊNCIAS GRAVÍSSIMAS PARA SEU POVO E PARA TODO O CONTINENTE.
AS AÇÕES DO GOVERNO DE, EM PRIMEIRO LUGAR, RECONQUISTAR A CONFIANÇA DO PLANETA NA ECONOMIA BRASILEIRA, E PARA ISSO FOI IMPORTANTE PAGAR AS DÍVIDAS, AUMENTAR JUROS E SOLIDIFICAR A MOEDA, SEM AUMENTAR A CARGA SOBRE OS MAIS FRAGILIZADOS E, PARALELAMENTE, INICIAR O IMPORTANTÍSSIMO RESGATE DA CIDADANIA, ATRAVÉS DE PROJETOS SIMPLES, MAS DE VITAL IMPORTÂNCIA, REFORÇANDO O BOLSA FAMÍLIA; POR EXEMPLO, JÁ QUE ESSES PROGRAMAS, DE ESMOLARES, PASSARAM A SER COMPLEMENTADORES DE RENDA, PERMITINDO A SOBREVIVÊNCIA DE MILHÕES DE FAMINTOS; O ESTÍMULO ÀS CLASSES D E E PARA A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA, O ESTÍMULO À ECONOMIA FAMILIAR, COMO SAÍDA IMEDIATA PARA A CRISE; A DIGNIFICAÇÃO DA VELHICE, COM O ESTATUTO DO ANCIÃO, AS REFORMAS NECESSÁRIAS PARA O ANDAMENTO DA MÁQUINA ESTATAL, ENTRE OUTRAS COISAS...
NUM SEGUNDO MOMENTO, TEMOS A QUEDA DOS JUROS E A SOLIDIFICAÇÃO DOS PROGRAMAS SOCIAIS, TÃO NECESSÁRIOS E URGENTES.
ESSAS REFORMAS SÃO VITAIS E ESTÃO SENDO COMPREENDIDAS PELA POPULAÇÃO BRASILEIRA; ASSIM COMO O DESESPERO DOS NEO-LIBERAIS, VENDO QUE ESSA MUDANÇA É INEVITÁVEL, CONTÍNUA E SOLIDIFICANDO-SE MUDA O MODELO ECONÔMICO E AS RELAÇÕES POLÍTICAS DO PAÍS.
NÃO FOI POR ACASO, QUE AS DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO FORJADAS A PARTIR DE UM DELITO UNIVERSALMENTE USADO, O CAIXA 2; FOI FEITO POR UM PARLAMENTAR REPRESENTATIVO NA ULTRA DIREITA NACIONAL, LIGADO, POR ORIGEM AO QUE HÁ DE MAIS PODRE NO PODER.
A ESCOLHA DE GERALDO ALCKMIN, HOMEM LIGADO EM SUAS ORIGENS À OLIGARQUIA INTERIORANA PAULISTA E À DIREITA ECLESIÁSTICA, COM REFERÊNCIAS ATÉ A ADMIRAÇÃO PELO REGIME DE EXCEÇÃO DO GENERAL MÉDICI, EM DETRIMENTO DO EX-SOCIALISTA JOSÉ SERRA, APESAR DESSE TER MAIOR PENETRAÇÃO, DEMONSTRA BEM ESSA OPÇÃO.
OS DISCURSOS DO MESMO, EM PRIMEIRO LUGAR, TENTANDO ATRAIR O INTERESSE DE BUSH, A UM APOIO A SUA CANDIDATURA, COM O RETORNO À BAILA, DA FRACASSADA ALCA, ALÉM DO NOVO CANTO DAS PRIVATIZAÇÕES, NA TENTATIVA DE ATRAIR O CAPITAL SEM PÁTRIA PARA SUA CAMPANHA DEMONSTRA BEM DO QUE É CAPAZ PARA ATINGIR O PODER.
A LUTA NÃO É SÓ PELO CARGO DE PRESIDENTE E SIM, A LUTA CONTRA O SOCIALISMO, A LUTA DO FRACASSADO MODELO “LIBERAL” QUE TANTO VITIMIZOU O POVO, CONTRA O MODELO ECONÔMICO DA JUSTIÇA SOCIAL E DA DIGNIDADE DO SER HUMANO.
ESSE PRIMEIRO DE MAIO DE 2006, 25 ANOS DEPOIS DO RIOCENTRO E DE 120 ANOS DEPOIS DOS ASSASSINATOS EM CHICAGO, TALVEZ SEJA O MAIS IMPORTANTE DE NOSSA HISTÓRIA; O MARCO DA LIBERTAÇÃO DO BRASIL E DE TODA A AMÉRICA LATINA.
REMEMOREMOS POIS, E ABRAMOS OS NOSSOS OLHOS, A LUTA É DIÁRIA, MAS VALE MUITO A PENA...

Sunday, April 30, 2006

QUANDO EU MORRER, ENTERRE MEU CORAÇÃO NA CURVA DE UM RIO...

 Posted by Picasa

SONETO

FALAR DE TUA AUSÊNCIA, MINHA AMADA
NO TORPOR DESSAS TANTAS MADRUGADAS,
VOU CAMINHANDO, ÀS CEGAS, PELA ESTRADA
PROCURANDO ENCONTRAR TUAS PEGADAS...

SOLTO, EM VÃO, MINHA VOZ DESESPERADA,
PROCURO EM OUTRAS MÃOS, TUAS AMADAS
MAS NADA ENCONTRO, NÃO ENCONTRO NADA,
A NÃO SER TUAS SOMBRAS NAS CALÇADAS;

NESSA MINHA SAUDADE ; QUE TORTURA!
TE PROCURO POR TODOS OS CAMINHOS,
ME RESTA TÃO SOMENTE ESSA AMARGURA,

DAS TRILHAS DOS MEUS PASSOS; TÃO SOZINHOS,
MINHAS NOITES EM BUSCA DA CANDURA,
VOU PROCURANDO, EM VÃO POR TEUS CARINHOS...

ARTIGOS PUBLICADOS NA TRIBUNA PETISTA


Artigo
Por: Gilberto Freitas Tenho a certeza nos olhos, horizonte e amanhecer, tenho a força nas mãos, calejadas e na alma esperançosa.Tenho a vida na luta e a memória de meus mortos, num espaço de tempo que mais parece uma eternidade, tenho o porto e o barco, o campo e a cidade.Cidade de tantos guetos e favelas, de gritos e aflitos, nos morros e nas ruas.Tenho o sangue dos meus pais, avós e camaradas, correndo nas minhas veias, pelas artérias do meu corpo e continente.Tenho a angústia do que não vi, do que não vivi e, na verdade anseio.O seio da morena forte, os dentes cravados na carne macia, o amor louco e voraz das manhãs de preguiça.Tenho o gosto que atiça os ventos das mudanças, nas mãos o tempo que nunca veio, mas está se aproximando.Tanto tempo perdido, mas a vida se vinga e traz novo sabor, um cheiro de terra molhada, de fruta levemente apodrecida, derretendo na boca.Meu canto de amor à essa Terra, diversa e una, única e plural; do gado no curral, na infância sofrida entre enxada e ancinho.Tento meu canto insolente e insone, por meio de um resto de luz atravessando a porta. Inundando o quartoAcordando meus desejos e sensibilidade.Merguho no brilho da luminosidade calma e constante, recebo o beijo da manhã seducente e obscenamente lúdica.Me banho na cachoeira do final do arco-íris, na cútis da moça bonita, cabocla voraz, audaz e desnuda.Minhas palmeiras se foram, deixaram o eucalipto, mas o grito de libertas ainda ecoa, forte ressoa e invade a manhã.Meninos, eu vi; no canto dos passarinhos, o canto dos aflitos que, ecoava oco, mas hoje é respondido, de forma ainda tímida, mas tenaz;Nas senzalas restantes, nos quilombos e aldeias, nas mãos dos sofridos e discriminados.No berro dos sem-terra, sem-teto, mas com esperanças, ouço o grito dos açoitados, massacrados, prostituidos, exilados na própria terra, cultivada e cultuada, com suor e dignidade.Mas também ouço o alarde, o alarme soando, vem vindo um bando, tentando calar.A mordaça e o tronco renascem lá longe, na mão dos capitães do mato, dos senhores de engenho, nos donos da terra.De forma canalha, caluniam, vadios, tentam conter a turba dos desvalidos que, silenciosamente se soerguem e se aproximam.Maioria faminta das merendeiras, faxineiras, engraxates, domésticas, que invadem as escolas, os sonhos, a esperança.Mártires se foram, hoje não são mais tão necessários, por serem muitos;pelo furor dessa mudança na dança do poder, pela mulher que cresce e ocupa os espaços, pela sensibilidade do amor, da fragilidade da paz e da solidariedade dos pobres.Meu amor se banha no rio, vermelho, mar vermelho, atravessado; em busca do refúgio do futuroComo me orgulho do socialismo!Como estou aprendendo a amar esse país!A entender meu povo, minha gente, meus irmãos;Aos Dom Hélder Câmara, aos Pedros Tierra, aos homens de bem.A Frei Betto, a Betinho, a todos os que foram e estão e virão.Muito obrigado, o sonho se aproxima da realidade e nessa estaremos em corpo e alma, com a calma dos sábios, do povo sábio que se sabia sabiá; feito pra cantar livre, sem medo de ser feliz.
Postado Por Tribuna Petista @ 4/23/2006 0 Comente Envie a um amigo




O mais novo partido de aluguel
Ontem foi decretada a existência do mais jovem partido de aluguel do Brasil, o primeiro de origem socialista da história do país e, curiosamente alugado aos interesses da direita mais escrota da história desse país, ligada ao coronelismo e à exploração mais podre do nosso sofrido povo.Vil partido de origem nobre, filho da luta de tantos mártires da nossa história, terminou como abre alas do GRES Unidos da Ladroagem, tendo como porta bandeira o Bob Freire.Na comissão de frente ACM, Arthur Virgílio, FHC, José Serra, Agripino, Efrain, José Jorge.Destaques Cesar Maia, Rodriguinho, ACM neto, Álvaro Dias comandando o carro das privatizações, Alckmin vai no carro alegórico da ALCA, entre outros menos votados.O ENREDO É - VAMOS VENDER O QUE RESTA, O QUE AINDA PRESTA, ISSO ME ARREMATA - VIVA A MAMATA!O SAMBA ENREDO DIZ O SEGUINTE:Meu Brasil de tão ricovou deixar o penicomeu povo vai gostara gente pode alugar a amazoniapra ganhar um trocado a maisa gente é demaisVamos catar o que restou oooooooouuVamos negociarquem quiser pode chegarA ordem é privatizardesde que possa ganhar um trocado a maisa gente é demaisVamos catar o que restou ooooooouuDamos garantias quem duvidarao cacciola pode indagaro negócio é garantido pode acreditar.Esse pais se arrematanem tudo está perdidoviva a volta da mamata!um trocado a mais a gente é demaisvamos catar o que restou ooooooouuEssa escola tenta ganhar na marra o desfile de outubro !Só estão tentando comprar os juízes, de qualquer jeito, só se esqueceram do povo na arquibancada da vida.A vaia da torcida não vai deixar esse bloco passar!VAMOS À AVENIDA MOSTRAR COMO SE FAZ PRA PASSAR, O SAMBA POPULAR,ARREPIANDO CADA PARALELEPÍPEDO DA VELHA CIDADE!Gilberto Freitas





Artigo
Por: Gilberto FreitasLivre pensar é só pensar, já dizia Millor, e isso me permite uma hipótese nada impossível de se ocorrer. A vitória de Itamar nas prévias abriria um caminho inusitado - a derrocada tucana e pefelista na eleição presidencial desse ano. Vejamos porque- é conhecida de todos a ojeriza que Itamar tem por FHC e ACM , entre outros e a reciproca é mais que verdadeira; nem Itamar aceitaria e nem eles o apoiariam.Com a presença de Lula e Itamar, a possibilidade de Alckmin, cuja vida pregressa e o estreito carisma são notórios, de decolar se torna extremamente escassa, o que pode inviabilizar sua presença num segundo turno provável contra Lula.Isso me faz crer que, podem lançar Serra que, mesmo assim terá dificuldades de vencer Itamar, que contaria com o apoio dos PMDBs mineiro, gaúcho, paulista e de boa parte do país, isolando o Pmdb carioca e rompendo o sonho de Garotinho da aliança com o PSDB/PFL.A simples ausência dessa turma num segundo turno já seria uma grande vitória para todas as forças democráticas e um segunto turno entre Lula e Itamar seria extremamente gentil e sem o clima destrutivo que os tucanos preparam para a derrocada do país.Itamar é um nacionalista tal qual Lula e os pontos que os aproximam são extremamente maiores que os que os afastam.Poderemos ter, assim o velório dos tucanos e dos coronéis, o que seria uma grande vitória do socialismo, repito com a vitória de Lula ou mesmo com a de Itamar Franco.Esse fato, por si só torna de vital importância a eleição de outubro, com suas características próprias, o sepultamento definitivo do PPS e de Roberto Freire e o começo do fim da oligarquia PSDB/FL, de passado funesto e inglório.Esse sonho é muito bom pra ser verdade, mas plenamente realizável.Quem viver ver.
Postado Por Tribuna Petista @ 4/21/2006 0 Comente Envie a um amigo




Artigo
Por: Rita de Cássia TiradentesA ida do Ministro da Justiça a câmara dos deputados nesta quinta feira demonstra a clareza dos atos do governo, impassível pois correto, sem medo pois honesto, íntegro em sua história, coerente em seus atos.O melhor ministro da Justiça desses nossos tempos, ao contrário dos anteriores, simples instrumentos de conivência com os desgovernos passados.A TRESLOUCADA oposição tenta transformar um fato corriqueiro, a indicação de um profissional a um amigo em situação de urgência em erro de conduta. Ora bolas, quer dizer que se o Dr Alcamin, anestesista, parece ou o Dr ACM, médico?! indicar um colega a alguém em situação de urgência fere o que? Na verdade essa afirmativa fere o bom senso e a inteligência de qualquer cidadão, a falta de argumentos leva ao delírio, ridículo e imbecil.Outra coisa que chama a atenção é a ausência de importância no "BOMBÁSTICO" depoimento de Roberto Teixeira na CPI DO CIRCO, nada de nada. Apenas o adendo de que o Senador Suplicy, sempre ele, fez a pergunta mais imbecil de todas - porque emprestara a casa ao Lula; pombas tem gente que até empresta a mulher aos outros e ninguém se mete!Dólar a 2,12 Bolsa com pequena queda, mas mantendo-se nas alturas; Desemprego no primeiro trimestre é o menor desde 2002; Petróleo subindo, reflexo da política suicida do Bush, dono da ALCA, ídolo do ALCAMIN.Deflação de 0,5%...Genial Lula ao afirmar - "ex-comunistas, ex-fumantes e ex-mulheres estão ficando cada vez mais sectários" - Pancadinha sutil nos ex-petistas psolistas e no BOB FREIRE, num discurso em público, coisa extremamente proibitiva pro Bobinho, como diz o pessoal do Pânico na TV - O MAIOR ROBERT DA POLÍTICA NACIONAL.CONTINUAREMOS NA MESMA, com LULA INDO CADA VEZ MAIS PARA OS BRAÇOS DO POVO, RUMO À REELEIÇÃO E A OPOSIÇÃO RSRSRS
Postado Por Tribuna Petista @ 4/21/2006 0 Comente Envie a um amigo




Artigo
Por: Rita de Cássia TiradentesMe lembro, quando criança por ser da família Tiradentes, mentir, com muito orgulho, dizendo-me parente do herói, raro herói nesse país sem História, Joaquim José da Silva Xavier.Depois, cresci e analisando a história desse homem honrado, digno, percebi o quanto o proletariado brasileiro é digno.Enquanto seus companheiros da elite dominante na época; poetas, escritores, advogados, padres, etc... ou foram omissos ou simplesmente fugiram ou se, presos foram deportados.O único condenado à morte, e cruelmente assassinado foi Tiradentes, pobre e sem pertencer à nobreza ou às elites.A Inconfidência Mineira foi, para a elite, um sonho poético de liberdade, inspirado na revolução francesa; mas para Tiradentes não, era o sonho de liberdade do povo, num ato de amor a uma país que surgiria após essa rebelião.O proletariado sempre teve esse caráter de fidedignidade, porquanto ser ele vítima de um sistema cruel, eternamente cruel, desde os primórdios do feudalismo, passando pelo absolutismo e pela revolução industrial e burguesa.Todos os nossos heróis vieram da miséria ou da pobreza, vide Zumbi, Tiradentes, Antonio Conselheiro, entre outros.Mesmo hoje, em pleno seculo XXI, no terceiro milênio, temos o fato das oligarquias quererem de todas as formas calar o povo, negar-lhes o direito à luz no final do túnel.Observa-se que a juventude, ao observar essa luz, sonha com dias melhores, dias de DIGNIDADE, mas essa esperança que embriaga os nossos irmãos, incomoda e muito a oligarquia podre e viciada.A cada semana se tenta ROUBAR a luz, Prometeus às avessas, preferem a escuridão, para poderem escravizar com mais facilidade.LADRÕES da esperança, querem abortar essa bela criança que o BRASIL ESTÁ APRENDENDO A ALIMENTAR, COM SEU PRÓPRIO SANGUE, E QUE ESTÁ SENDO GERADA, PARA NASCER PLENA E FORTE, IGUALITÁRIA E, PORTANTO LIBERTÁRIA - CHAMADA SOCIALISMO!Que nossos heróis tenham tido, no nascimento desse menino, a recompensa pelo sangue derramado.VIVAS, MIL VIVAS À DEMOCRACIA E AO SOCIALISMO!QUE DEUS NOS ILUMINE - ESSE É O VERDADEIRO EVANGELHO DE CRISTO!
Postado Por Tribuna Petista @ 4/22/2006 0 Comente Envie a um amigo




Artigo
Por: Marcos V. ManarinnoHoje, 21 de abril de 2006, temos a lamentar a morte de Telê Santana, mineiro de Itabirito, um dos maiores técnicos de futebol desse país. Homem simples, honrado e, para quem acompanha o esporte, responsável pela libertação dos nossos jogadores presos a um sistema rígido e "europeinizado" desse que já foi chamado de o pio do povo.Telê, mineiro em sua maneira de agir, enquanto homem simples e seguro, sendo chamado por muitos de pão duro, iniciou um movimento de libertação dos sistemas táticos rígidos que reinavam no futebol brasileiro à época, sendo inclusive satirizado por um bordão que dizia - "bota ponta Telê!!", crítica a ausência de um ponta direita, coisa espantosa para os críticos da época; derrotado por falhas da defesa num fatídico jogo contra a inóspita Itália, ficou marginalizado por muitos e. em 1986, pela perda, coisa rara, de um pênalti por Zico, seu nome foi amaldiçoado.Se redimindo gloriosamente no São Paulo em 1992/93, com o bicampeonato da Libertadores e Mundial Interclubes.Morreu com a dignidade e a simplicidade com que levou a vida, aos 74 anos de idade, vítima de sepsemia.Em 21 de abril de 1985, falecia o presidente da república, primeiro civil desde o golpe militar de 1964, eleito pela oposição ao regime mililtar, símbolo da liberdade política, conseguida depois de anos e anos de sofrimento e tortura; o mineiro Tancredo Neves.Tancredo, político mineiro típico, natural de São João del Rey, velha São João, fora o único primeiro ministro brasileiro, num momento de grande turbulência, numa tentativa de salvar-se o sistema democrático; antes já tinha sido o companheiro fiel de Getúlio.Mineiramente libertário, seu nome entra para a história como um símbolo do final da ditadura e do reinício da democracia nesse país.Em 21 de abril de 1789, morre assassinado pelo Reino Português, após uma tentativa natimorta de independência e liberdade, o mineiro Tiradentes, natural da atual Tiradentes, cidade histórica de Minas.LIBERDADE AINDA QUE TARDIA, LIBERDADE.Após o assassinato de Tiradentes, o desejo de Liberdade se espalha pelo país, até desembocar na Independência em setembro de 1822.Três mineiros, três brasileiros libertários: Tiradentes, Tancredo e Telê.Três nomes, uma data - 21 de abril.Todos, coincidentemente iniciados com T, trazendo a mudança, a transformação.O QUE ISSO QUER DIZER, NÃO SEI, SÓ SEI QUE ESSA LUA ME DEIXA EMOCIONADO COMO O DIABO...
Postado Por Tribuna Petista @ 4/22/2006 0 Comente Envie a um amigo




Não é de se estranhar a atitude desesperada da oposição de tentar um golpe a qualquer preço, isso é facilmente compreensível se analisarmos que a origem deles é da antiga ARENA, os civis servis das décadas de 60 e 70, associadas com os vendilhões da pátria, as prostitutas do capital estrangeiro, com uma pitada de traíras como os Roberto Freire e Heloisas Helenas da vida que servem de sustentáculos na pseudo intelectualóide esquerda com crises de amnésia e/ou idiotia.Por incrível que pareça essa espécie é muito mais comum do que pensávamos, esses oligofrênicos imbecilizados que acreditam que qualquer literatura, mesmo que não compreendam é mais importante que tudo.O fato de ter lido Proust me cataloga como intelectual, mesmo que não compreenda nada ...Se analisarmos essa crise como um todo, teremos um afastamento gradual de Lula do PT, na medida em que, na sua autofagia, em desesperada mea culpa, imbecil mea culpa, colocou uma carapuça da qual até agora não se livrou, paralisado pelas denúncias, algumas com base outras de um delírio convulsivo, mas todas devidamente aceitas...Nesse isolamento, o operário Luiz Ignácio, gênio da comunicação, líder inato, o único lider nacional desse país, foi buscar, nos seus iguais, no seu povo, tão conhecido pelo mesmo, corintiano, churrasqueiro, tomador de pinga e com cheiro de perfume da Avon, sua base, seus pés, roubados por um partido ACOVARDADO, sem reação, inerte, autofágico, abismado com seus próprios erros.A base de sustentação de Lula é invencível, ela não meandros da política, nem sabe quem foi Sartre, Marx passa longe, é cristã, gosta de futebol, de cachaça e de churrasco, adora bater papo e odeia intriga.A gente, muitas vezes esbraveja e chama o outro lado pra porrada, mas não é isso que o povo quer, o povo quer música, dança, festa, escola, dignidade e salário. Quer alegria e esperança; coisa que a turma de lá e a de cá, muitas vezes, se esquecem.Cada vez que um Arthur Virgílio esbraveja, perde muitos votos, toda vez que FHC, o débil, ataca Lula, esse ganha milhares de votos, toda vez que chamam Lula de analfabeto, atacam todo o povo, se o chamam de cachaceiro, atacam nosso povo simples. A inteligência do nosso presidente, seu conhecimento sobre essa população sofrida é emocionante, conhecimento de causa de quem, filho do mesmo povo tem a cara desse, espelha nosso povo.A classe média demora a entender o recado que vem do proletariado e, históricamente se acha formadora de opinião mas, na verdade ela é como marido traído, o último a saber, conservadora e medrosa, sempre foi cauda de cometa, nunca teve brilho próprio, desde os pequenos burgueses ela sempre teve medo de andar com as próprias pernas, encurralada entre os ricos e os pobres. Último tentáculo da direita, a classe média gerou Lacerda e 64, e os tucanalhas e pefelistas representam essa classe média pseudo moralista a quem, num pincel expressionista, Nelson Rodrigues detalhou tão bem.A CLASSE MÉDIA É A DIREITA, MORALISTA E HIPÓCRITA!As grandes mudanças da humanidade passaram pela elite ou pelo proletariado, Lula, genialmente conseguiu agradar ao proletariado, sem desagradar a elite, gere emprego que você ganha. A nossa bandeira é o nosso povo, proletário e digno, legiões de desesperados que estão sendo tratados com DIGNIDADE!Nada mais representativo que essa tentativa alucinada de golpe da direita brasileira, da classe média tucana e pefelista, exploradora do pobre, sanguessuga!Nada mais genial do que a tranquilidade de Lula, ele sabe o que faz, sabe que está do lado do povo, e esse, somente esse foi seu companheiro, fiel companheiro, sem dúvidas, sem medo do brilho do sol, sem medo da felicidade, mesmo nós, fiéis a uma causa, não temos o poder desse povo que, ao contrário do que pensamos, elegeu Lula e o reelegeráNão precisamos temer o golpe, no pasarán. MAIS FORTES SÃO OS PODERES DO POVO.Por: Marcos Valério Manarinno
Postado Por Tribuna Petista @ 4/02/2006 0 Comente Envie a um amigo




O que essa crápula neolacerdista e neoudenista teme é que o nosso povo, historicamente vítima de um conservadorismo arcaico e podre, com paralelo somente no republicanismo norte americano de bush e de reagan, ao sentir o gosto do viver socialista, o que se inicia agora; e, se acostumando a ser tratado com a DIGNIDADE que merece, podendo se alimentar, estudar, sonhar enfim; aliado a sensação de ser ele; e não a elite podre, o dono do poder e do seu próprio destino, goste e se acostume com a idéia.a candidatura conservadora do aidimin, com sua opus dei e tfp, aliado aos jornalecos de direita, com seus enfoques neonazistas, e com a tática de usar sistematicamente a mentira como método de convencimento, mesmo que imoral e antiética, o poder a qualquer custo, passando por cima de todos e de tudo, é sintomática.imagina o nosso povo, passando na avenida, mostrando um samba deliciosamente alegre, com a espontaneidade da angela, bela angela, símbolo da alegria da vitória, sem medo de ser feliz, sem medo da verdade, comemorando a JUSTIÇA e não, como querem os lacerdistas de plantão, a impunidade. PUNIÇÃO PARA A MENTIRA, NUNCA PARA A VERDADE, erramos tanto quanto as virgens furadas da hipócrita direita que não só dançou como tb cagou e andou sobre a cabeça do povo durante 500 anos.agora vemos, a mesma direita querendo abortar o sonho desse povo, a dignidade conseguida na marra, a esperança de ser feliz, o poder viver irmamente, sem ter que abaixar a cabeça e dizer sempre - sim senhor!daí veio o pedido do impedimento de LULA, daí as solicitações explícitas de apoio das forças armadas para um Golpe.Essa idéia é a de aborto, morte, "vamos exterminar essa gente", como disse o nazistão, pilantra catarinense.QUEREM EXTERMINAR, ASSASSINAR A DIGNIDADE NEONATA DO NOSSO POVO!A turba CONSERVADORA, principalmente da classe média, com seus ascetas e TRADIÇÕES, têm muito medo, medo do pobre sonhar, pensar, conquistar os espaços. E com isso, ela que cada vez mais se torna menos numerosa, achatada pelos governos anteriores, elegeu como ídolos, os JUDAS, como esperança os VENDILHÕES, e ainda se crêem cristãos, e falam em nome desse CRISTO, que nasceu proletário, viveu proletário e morreu proletário, sendo simples, foi o REI DOS REIS, sem estudos foi O DOUTOR DOS DOUTORES, nasceu no curral e morreu na cruz, NUNCA FOI CONSERVADOR, sempre SOCIALISTA, é o medo dessa revolução cristã na sua essência, que faz essa TURBA DE CAIFÁS tanto ter medo. Não podemos lavar as mãos, qual Pilatos, temos que salvar o sonho socialista, antes que nos obriguem a engolir outro BARRABÁS!Por: Rita de Cássia Tiradentes
Postado Por Tribuna Petista @ 4/02/2006 0 Comente Envie a um amigo




04 Abril, 2006
A tentativa de golpe
A tentativa de golpe se aproxima, a cada dia tentam envolver mais um dos nossos e pior, têm tido êxito a cada investida. As nossas trincheiras são as do trabalho bem executado e, digo mais, honestamente executado.A cada dia as novidades práticas são melhores, o Brasil vai muito bem, obrigado.NUNCA ESTIVEMOS TÃO BEM, nosso povo tratado com dignidade, a economia forte, um país que surpreende todo e qualquer analista, com dados maravilhosos econômicos e sociais; vivemos na melhor fase de nossa história recente - CONTRASENSO ABSOLUTO.A crise é puramente política e isso interessa muito menos a população que a situação econômica. O povo dá show de sabedoria e sabe, mais que qualquer analista ou sociólogo discernir o bolso da fofoca. A televisão tem menos poder do que o caixa da quitanda ou do supermercado, a mídia influencia tão somente a classe média. Essa tem seus falsos pudores, tem sua tradição arraigada do medo do novo e isso é próprio dela, velha senhora de óculos, laquê e cabelos pintados de louro, não perde uma missa, onde se veste com o melhor que tem e torce todo dia para Deus não retirar as migalhas a mais que conquistou, por favores do destino, da aposentadoria como subgerente ou subchefe.Pequenos burgueses arraigados na esperança do prazer nunca tido, do orgasmo nunca alcançado, das varizes da alma, adquiridas com o passar do tempo, do tratar bem a empregada, mas sempre colocando-a no "seu devido lugar", do pé na cozinha, para se desculpar e dizer-se simples e humilde, na hipocrisia congênita e de tão antiga, já geneticamente incorporada.É muito difícil para os pequenos burgueses verem os filhos dos proletários cursando universiadade, competindo com seus filhos, pelos lugares cativos dos mesmos na subgerência ou na subchefia, deve doer muito, muito mais do que imaginamos.Sou filha de lavradores, num distrito paupérrimo de uma cidade conservadora e sei o quanto o fato de ter que calçar o mesmo calçado por um ano inteiro, chegar toda empoeirada da estrada, vestindo uma roupa de qualidade inferior provocava os olhos conservadores dos burguesinhos da época, sei o quanto isso incomoda. Filha de pobre estudando em faculdade é de amargar!!A caridade então, essa é muito engraçada. Um guarda roupa velho, todo quebrado, um sofá todo encaroçado, um colchão rasgado, umas roupas fora de moda ou remendadas, uns sapatos velhos, e os brinquedos quebrados das crianças, ou esquecidos num canto qualquer livravam os pecadores, salvavam suas almas... Quando a miséria bate na porta, uns restos de comida fria, aquela parte que o cão não quis comer, qualquer coisa mata a fome...E, de repente, esse povo tá estudando, comendo com mais dignidade, se vestindo, assistindo televisão, usando o mesmo tipo de roupa que os filhos da senhora de laquê, isso é sintomático.Essa burguesia torce a cada dia para que um novo escândalo mine o governo e, como a classe média leia, embora não analise, isso seria querer demais, pelo menos as manchetes do jornal que assina, para demonstrar uma cultura que nunca teve, para isso falta conhecimento e compreensão, tem uma mídia que quer vender e, por isso, faz tudo para satisfazer seus leitores.O pobre tem gostado tanto dessas fofocas que, pela primeira vez na história, o Jornal Nacional está perdendo em audiência para uma telenovela, da Record; o bispo Macedo, inteligentemente despediu o Casoy , com seu ar de prepotência e conservadorismo.CONSERVAR - MANTER, isso realmente é o que importa a classe média, com seus ares de mumificação intelectual e física.Engraçado como se deixam ludibriar todos - a oposição buscou em um candidato com ares de genro que mamãe pediu a Deus e marido que, depois de ter feito todas as coisas que queria, a mocinha burguesa sonha, com seus vestidos de marca e sonhos eróticos adormecidos...Me lembrando de O CORTIÇO de Aloísio Azevedo, vejo Rita Baiana escondida sob a pele alva da mocinha comportada; como é hilário isso tudo.A OAB, hoje dominada pela mesma burguesia conservadora, associada com parte da Igreja, Opus Dei, TFP essas coisas, são entidades pequeno burguesas, quem diria, e repetem essa mesma cantinela.Não sou imbecil a ponto de querer promover uma luta de classes, até porque isso já está ocorrendo. Esse desespero todo, dessa oposição "íntegra", nada mais é que o reflexo disso, o medo da burguesia do crescimento do proletariado, em sua dignidade e força. O medo de perder o cargo da subchefia ou da subgerência, já previamente estabelecido para seus filhos e netos.Tentam atingir não a Lula nem ao PT e sim ao proletariado. Triste é ver que os partidos da oposição, em sua maioria são em tese, socialistas - PSDB, PPS, PSOL, todos esses estão assustados com o resultado do que prometem em seus estatutos. Isso tudo é um terrível contrasenso.Creio que também uma parcela dos nossos está confusa, quando o ideal se torna realidade, a perspectiva da perda dos cargos para os pobres, nas repartições e nas "slopers" da alma, o buraco é mais embaixo.VIVA O SOCIALISMO!POR: Rita de Cássia
Postado Por Tribuna Petista @ 4/04/2006 0 Comente Envie a um amigo




Revoltante, asquerosa, nojenta, imunda a atitude de parte da OAB em homenagear o cara de pau do Nildo, o dedodurismo se institucionalizou e tem aplauso dessa cambada. Tenho saudades da OAB, no tempo em que ela era um reduto da justiça e da luta do nosso povo, hoje vejo como a podridão tomou conta dessa instituição - aplaudir um sujeito que aparece com uma grana inexplicável, faz denúncias sem comprovação alguma, dedo duro vagabundo e safado, mostra a cara desses fascistas imorais e indecentes. Os fins justificam os meios, na opinião desses pilantras, para eles Judas Iscariotes, o dedo duro mais famoso da história, que por dinheiro vendeu Cristo deveria ser homenageado, pulhas!Vão roçar nas ostras seus crápulas. O Brasil não precisa desse tipo de gente eu, se fosse advogado, escreveria uma carta a essas putanas viejas, exigindo uma explicação sobre que ética eles utilizam e, que moral eles têm pra julgar alguém ou representar essa categoria. Falta a ABI homenagear Roberto Jefferson, aliás Bob Jefferson e Bob Freire ou, quem sabe a Fernanda Carina.Essa turma ia fazer a alegria de Caifás, é por isso que, como cristã, me enojo cada vez mais com esse circo de horrores estabelecido em Brasília, no fim de tudo, o medo da elite salafrária e pilantra é que o povo, que tendo seu primeiro contato com o socialismo, goste tanto da idéia que não permita nunca mais a volta deles ao poder. A filosofia dessa putada é cortar o BEM pela raiz.HOJE ESTOU ENVERGONHADA DE TER COMO UMA ENTIDADE DE CLASSE, NO MEU PAÍS ESSA OAB, que foi motivo de tanto orgulho, no passado.MIGUEL REALE JR é o camarada que deixou o JOSÉ IGNÁCIO, do PSDB, sócio do traficante José Carlos Gratz ir até o final do mandato.AGORA HOMENAGEIA O X9, vão se catar pilantras.Minha ira contra esses vendilhões, contra os novos Judas e os novos Caifás me dá, a cada dia mais ganas de lutar contra essa indecência chamada elite - jornalecos vendidos, entidades amorais e indecentes, "comentaristas" vagabundos e blogueiros a la noblat, escória humana, tenho a esperança que a cloaca da história vai colocá-los nos seus devidos lugares, num esgoto inesgotável!Por: Rita de Cássia
Postado Por Tribuna Petista @ 4/05/2006




Temos que entender o desespero da oposição; Lula é o presidente mais carismático da história desse país, mesmo mais que Getúlio e Juscelino, toda as trapalhadas dos mais diversos setores do governo, sucesivas e inesgotáveis, se fosse outro que não Lula, já teriam levado o barco ao naufrágio.O impedimento nunca ocorrerá, esse vem do povo e o povo está com Lula, mesmo que todas as peças do xadrez caiam, esse rei não tomará xeque-mate. Collor caiu por vontade e pressão popular, essa nunca abandonou Luis Inácio, cuja vida política e expressão internacional nada têm a haver com o aventureiro Fernando Collor.O maior sonho das oposições é ter Lula do lado deles e, como isso nunca ocorrerá, por causa de sua ideologia socialista e sua história. a inveja toma conta dos mais diversos setores da oposição, que não tiveram a visão de José Sarney, Ciro Gomes, Itamar Franco, Renan Calheiros entre outros de se aliarem ao líder, o maior da América Latina, o único a quem um Hugo Chavez respeita, a quem um Stédile respeita e a quem um Leonardo Boff admira.A tentativa das oposições é, politicamente válida, o problema é que, embora tudo que fizeram e, pior, o que nossos aliados fizeram, não conseguiram derrubar o líder, esse continua liderando as pesquisas e, se não fossem as nossas trapalhadas, essa eleição teria um resultado histórico, não só no Brasil, como também na história da democracia mundial.A diferença entre Lula e o PT é inimaginável, a cada dia, o partido se mostra imaturo e primário; nesse ponto, os tucanos e pefelistas, acostumados com as falcatruas do poder, são mestres.Não nos cabe julgar o adversário a toda hora e colocar a culpa das lambanças neles, eles estão no papel que lhes cabe; nós é que não aprendemos a lidar com o poder, temos urgência em faze-lo.É óbvio que, se não fosse o Suplicy talvez não houvesse CPI e, muito menos o caseiro teria sido convocado e, numa última análise, a queda de Palocci se deve a Sir Eduardo, o ingênuo; se não houvesse a omissão no relatório parcial da CPMI dos correios, não teríamos que ficar sob a ameaça da oposição e, muito menos do "aliado" Serraglio.Lula não está sozinho, ele conta com o povo, nós é que somos os pés podres da mesa, sorte que o pé restante, ,o povo é muito mais sólido que a gente imagina.Até que ponto a gente ir até as ruas agora é bom ou ruim para Lula?Creio ser muito mais importante o trabalho de formiguinha, tentando cativar cada vez mais o povo, mostrando que nós estamos do lado dele, dando força para que ele continue cada vez mais ao lado do líder, mais dele que nosso; pobres intelectuais que compramos Veja, Folha, Estadão etc...O nosso povo lê seu próprio coração, e vê na cara do líder seu espelho. NÃO SOMOS NÓS O ESPELHO, PRA SORTE DO POVO!Todo dia, a imprensa tenta destruir o ídolo, mas seus pés não são de barro, o máximo que conseguem é arranhar o aço de que é feito; por culpa nossa,exclusivamente nossa. Quem mandou Suplicy convocar o caseiro, quem mandou Palocci mandar investigar o próprio, quem mandou um imbecil qualquer divulgar o resultado, como se fosse um troféu. UM TROFÉU À IMBECILIDADE E A INGENUIDADE CONGÊNITAS!Claro que um Fernando Henrique Cardoso, um Arthur Virgílio, um José Serra, um Alckimin, nos dão nojo e olha que eles têm a mesma origem nossa, classe média, imagina então para o nosso povo, que não tem identificação alguma com essa turma.Os dois maiores líderes antes de Lula, Juscelino e Getúlio, tinham a esperança num e a dignidade noutro, na voz. Lula tem os dois Dignidade para o trabalhador e esperança para o povo; essa mistura traduz a diferença estupenda entre Luis Ignácio e o resto; coisa que não pudemos perceber em toda sua magnitude e ainda estamos longe disso. A vitória nas eleições não foi nossa, ainda somos vistos com um olhar de desconfiança pelo povo, e pioramos nossa situação com a série de lambanças que fizemos.Tudo o que temos de fazer nessa hora é torcer com muita fé para nossos aliados não fazerem mais TANTA CAGADA quanto fizeram até agora.Deus ilumine nossos imbecis, por que Lula já ganhou uma Luz inesgotável.Discutimos as corrupções dos adversários, essas são infindáveis, são todas esperadas e conhecidas, as nossas burrices é que são novidades; tantas quantas forem possíveis, de deixar os idosos na fila da previdência até mandar quebrar sigilo bancário e, pior divulgar o crime com orgulho; Deus nos livre da gente mesmo, é muito complicado conviver com esse festival de besteiras que assola o PT, o PT sim senhor, nada podemos falar do PSB, do PCdoB, da base aliada dos PMDB, PTB, PP e PL; esses estão nos dando um show de política, AS LAMBANÇAS MAIORES SÃO NOSSAS.Confiar em Roberto Jefferson já é uma prova de falta de malícia, trazer uma cobra pra dentro de casa, depois não podemos reclamar da picada!Falando em picada, a atuação do Suplicy é o fim da picada, meu Deus, dê juízo a esse homem, o Supla tem mais qualidades intelectuais que o pai, suas letras e músicas soam melhor que as atitudes irresponsáveis de "papito".Por fim, Deus proteja Luís Inácio e o livre de todos os pecadores e, principalmente dos TANTOS PATETAS que, infelizmente jogam no nosso time!Por: Rita de Cássia
Postado Por Tribuna Petista @ 4/06/2006 0 Comente Envie a um amigo




Hoje, 07 de abril, se comemora o dia do jornalista, se comemora ou se lamenta?Belos tempos onde o jornalismo desse país, através de uma instituição digna como a ABI, representava um foco de resistência contra o totalitarismo, onde tínhamos Samuel Wainer, um Vlado entre outros tantos guerreiros, época onde o PASQUIM, com toda sua força imaginativa era um símbolo da nossa luta pela liberdade.O fato de ser jornalista representava o orgulho de ser um libertário, onde tinhamos verdadeiros baluartes da difícil arte de ser um sonhador, num país onde era proibido sonhar, onde o estado de direito estava enterrado nos porões mais sórdidos da nossa História.Claro que havíamos tido antes, um Carlos Lacerda conservador e tosco, mas mesmo assim com uma posição clara e honesta, coerente dentro de seus princípios, óbvios e francos. Melhor termos um inimigo claro do que termos um vazio, um oco de idéias e de coerência.Após a abertura democrática, a seleção natural entre os bons e maus foi substituída pelos compráveis e dignos, sendo que, com raras exceções, a grande imprensa, ligada a interesses de grupos financeiros, passou a eliminar de seus quadros aqueles que pensavam, aqueles formadores de opinião e, mesmo aqueles que têm opinião própria.Um bando de profissionais de baixo custo e subservientes inundou a imprensa, abandonando os princípios de liberdade de opinião e de ética humana e profissional. O vender a qualquer preço, o satisfazer os financiadores dessa imprensa de qualquer forma, em vergonhosas manobras inescrupulosas, abateu-se sobre a classe, excluindo os dignos da grande mídia.A guinada à direita dos jornais paulistas e das televisões paulistas, comprometidas com os políticos, principalmente os tucanos, donos do poder por 12 anos em Sampa, deixou o conservador sistema Globo para trás. Os grandes jornalistas, foram afastados dessa mídia, restando a eles os meios alternativos de comunicação, como revistas de menos comprometimento com o lucro, blogs, páginas da Internet, como a que pertencemos, com muito orgulho.As opiniões emitidas pelos meios de comunicação conservadores, em sua maioria, não resistem a qualquer argumento lúcido, de tão inconsistentes são.Há erros claros com desvios óbvios de pensamento, não há nexo, e a maioria das reportagens não são investigativas mas sim investigáveis.É triste ver jornalistas, claramente manuseados e servis de uma orquestrada "linha editorial". Se contradizem de acordo com a vontade dos patrões, são prostitutas de idéias e "convicções".O aluguel de consciências, me permite nesse dia solicitar a urgência da elaboração de um código de ética para esses profissionais, que causam direta e indiretamente mais mal à sociedade do que o mau médico, do que o mau advogado.A luta da liberdade real de expressão e valorização do jornalista enquanto credibilidade e honradez, passa por isso tudo.Um Carlos Lacerda é mil vezes melhor que todos os Ricardos, Josias entre tantos, que são igual ao sal, baratos e fáceis de achar.DIGNIDADE SEMPRE!Rita de Cássia T. Reis
Postado Por Tribuna Petista @ 4/08/2006 0 Comente Envie a um amigo




Vendo a atuação lastimável do senador Delcídio Amaral e do deputado Serraglio na CPMI dos correios me vem uma imagem drástica, isso pode ter sido causado pela contaminação da gripe aviária, em sua forma mais hedionda, a tucanus ladrus; uma forma que atinge milhares de pessoas ao mesmo tempo, esvaziando o bolso de várias, expoliando o bem comum e matando muitas de fome, destruindo a dignidade de toda uma sociedade.Acredito que os pobres parlamentares citados acima foram contaminados de forma irremediável pela epidemia. Essa é a única explicação plausível para se entender como uma tese tão abismalmente imbecil como a do mensalão tenha sido aceita e confirmada por uma série de ilações que não levam a conclusão alguma.Tal fato me deixa muito preocupado, pois essa pandemia pode levar uma sociedade inteira ao retrocesso e à miséria, devendo tal fato à intervenção no mínimo suspeita de tais pessoas.O duro é que um canalha como um Daniel Dantas escapar ileso de novo, afinal ele sabe a quem "financiar", né ACM Neto?!O fato inédito de uma denúncia feita e não apurada, com indícios claros de ter sido verdadeira, a lista de Furnas, ter, como indiciados não aqueles que não foram investigados , mas sim os que tiveram o dever cívico de denunciar.Engraçado que, o criador do valerioduto, Sr Clésio Andrade, escapou ileso, valeu a pena né Clésio?A investigação sobre o negócio da China feito pelos fundos de pensão na Bahia, que só causou um pequeno prejuízo, avalizado por ACM, de 800 milhões de reais, também foi esquecida, só restaram as "afirmações" , nunca provadas dos "bilhões e bilhões de reais " da "maior corrupção da América Latina".; FAZ-ME RIR!Voltando a epidemia temos, em outra forma mais branda, a IMBECILIS que contaminou o nosso Suplicy, atual vítima mais evidente dessa forma extremamente letal, porém menos contagiosa, tendo aspecto genético de imunidade baixa a esse tipo de vírus;REALMENTE NÓS NÃO APRENDEMOS A SERMOS CANALHAS!Temos nojo de traidores, de "ingênuos", e de vendidos.O que pode mover um cidadão, torcedor de um time de futebol ao jogar nesse time, fazer um gol contra numa final de campeonato? Não consigo encontrar resposta lícita, se alguém tiver, por favor me comunique.A GENTE NÃO ESTÁ PREPARADO PARA ENCARAR A SAFADEZA COMO NORMAL, TEMOS PRURIDOS DE DIGNIDADE E DE HONESTIDADE, ESSA É A NOSSA PRINCIPAL FALHA.Temos muito que aprender com essa corja, temos que aprender a fazer "política" nesse país, corrompido desde seu descobrimento; somos novatos nesse metiér. Nossas mães só tem dois seios e não meia dúzia em carreirinha...Não quero me prostituir, mas Deus me livre dessas prostitutas disfarçadas de freira, o rabo grande e o bico afiado não deixam-nos enganar, mas nem todos tem olhos pra ver nem ouvidos pra compreender o grasnido dessas aves agourentas que infernizam e destróem esse país há séculos.Seu Delcídio e Seu Serrraglio, muito obrigado pelo alerta colocado nas entrelinhas - VOCÊS SÃO HONESTOS DEMAIS PARA A POLÍTICA DESSE PAÍS.Porém, desde já digo a V Excelências - Nossa conta com o futuro está em superávit, nossa conta com a História nos dará orgulho, agora sobre vocês ... Os filhos da miséria vão lembrar muito de Vcs, durmam com a alma lavada em perfume francês e travesseiros de penas de ganso, eu prefiro dormir nos meus travesseiros de pedra!Marcos V. Manarinno
Postado Por Tribuna Petista @ 4/08/2006 0 Comente Envie a um amigo




07 Abril, 2006
Temos visto, ultimamente, uma das coisas mais hipócritas que se pode imaginar. O indiciamento e o julgamento POLÍTICO de pessoas que representam milhares de eleitores, em uma eleição limpa e correta.Primeiro se julga politicamente ou seja de acordo com a maioria dos parlamtentares, para depois se julgar o crime ou delito de que o mesmo foi acusado.Isso quer dizer que a maioria dos deputados, onde não há fidelidade partidária e são senhores de seus mandatos, mesmo que não representem mais o eleitorado que o elegeu, já que temos partidos políticos e o voto de legenda é válido, além do coeficiente eleitoral, têm o poder de cassar ou não inocentes. Isso dá poder aos grupos econômicos, aos lobistas, aos aproveitadores. Até que ponto um deputado eleito por um partido, ingressado em outro tem autoridade moral para condenar outro deputado do partido original desse já que, ao mudar de partido já cometeu um ato moralmente ilícito e estelionatário, pois "roubou" os votos daquele partido e, em causa própria traiu a vontade de seu eleitorado.Esse contrasenso por si só invalida moralmente qualquer tipo de apreciação de qualquer matéria política, quanto mais a avaliação da ética de outro parlamentar, pois o julgador, por si só já feriu a ética.Isso para não dizer de situações como a do deputado Ibsen Pinheiro, desmoralizado pela CPI dos anões por uma barriga da VEJA, sempre ela...Amanhã, caso os deputados enxovalhados pelas CPIs em curso, provem a sua inocência nos tribunais, a quem recorrerão para restabelecer a dignidade perdida perante a opinião pública?E, que moral tem um Chico Alencar eleito pelos votos petistas tem para atacar o PT? Quem será seu juiz? Se tivesse ele, hombridade, se demitiria imediatamente do conselho de ética, onde representava o PT, ao trocar de partido. Sua presença além de indigna é ANTIÉTICA e moralmente inadmissível.Como solução defendo por exemplo, a agilidade e não o congelamento das ações contra parlamentares e políticos em geral, no campo do judiciário, para depois, já condenado, ser julgado politicamente.Nessa forma atual, Cristo seria de novo crucificado no lugar de Barrabás, demonstrando que o condenável há 2000 anos é ainda a prática usual na "democracia" brasileira.Rita de Cássia T. Reis
Postado Por Tribuna Petista @ 4/10/2006 0 Comente Envie a um amigo




09 Abril, 2006
A cada dia que passa vemos que as medidas provisórias tão nefastas em sua essência vão se tornando indispensáveis.Face a um legislativo que não legisla na segunda e na sexta e, quando tem a oportunidade e digo mais a OBRIGAÇÃO de fazê-lo, se omite e passa o tempo todo entre fofocas, malidicências, discursos eleitoreiros e vazios, tornam a emissão de MPs a única forma possível de se governar o país.A vida sexual do ministro é mais importante que o FUNDEB, a compra e decoração do avião presidencial é mais vital que o ORÇAMENTO DA NAÇÃO.Isso é INADMISSÍVEL, esses cidadãos receberem do contribuinte salários enormes e vencimentos maiores com direito a cotas extras quando em recesso, fingirem que vão trabalhar e NÃO TRABALHAREM; se formassem quaiquer categorias profissionais outras, o caso seria de demissão por justa causa.OBSERVEM NAS TEVES SENADO E CÂMARA QUEM REALMENTE APRESENTA ALGUM PROJETO DE LEI E, QUANDO HÁ RELAMENTE VOTAÇÃO.A tribuna é disputada sempre pelos mesmos Mãos Santas, ACMs, Helóisas, VIrgilinhos, Alvaros, et caterva; e, sempre com a mesma cantilena - FALAR MAL DE QUEM TRABALHA.Caros eleitores, vejam em quem vocês votarão em 2006;em quem na verdade quer trabalhar pelo país, ou em quem quer transformar o congresso ou em palanque ou em filial dos velhos mexericos da candinha.Marcos V. Manarinno
Postado Por Tribuna Petista @ 4/09/2006 0 Comente Envie a um amigo




Pensando bem e fazendo uma análise de causa e efeito, temos uma situação ímpar pós eleição. O PSOL, personificado em Heloísa Helena, sua líder e, mais que isso, única representatnte de alguma liderança, sobreviverá após as eleições?Já que a mosca azul picou a senadora alagoana e a mesma se lançou candidata à presidência da república, sem a menor chance de se eleger, nem de ter a sonhada votação, pois que a mesma não é aceita nem pela direita que a utilizou somente como base de palanque eleitoreiro e demagógico como se ela, de repente, passasse a ser uma "avalista da moralidade", conjuntamente com Bob Freire, e antes disso era uma extremista inconsequente; nem pela esquerda que a vê como uma traidora das causas socialistas.O seu destino será incerto, já que sem a tribuna do senado, não poderá vociferar a esmo, pois não tem o respaldo da direita conservadora e, provavelmente não terá de novo o espaço da militância socialista e, sem a imunidade parlamentar não resiste a nenhum processo por calúnia e difamação, armas repetidas vezes usadas pela senadora.Quanto a seus companheiros de partido, ratos de navio que, para grande decepção dos mesmos vêm a cada dia o PT se reerguer, mais forte e unido, com sua militância aumentando e novamente se orgulhando da estrela vermelha, para onde irão?Será que um Chico Alencar terá guarida no seio de seus ex-companheiros a quem ele, irresponsavelmente tachou de corruptos?Será que Babá tem força para se eleger vereador de Quiprocó do Norte sem o apoio do PT?Alguém acredita em Luciana sem Tarso?Não creio que o infecto ninho tucano dará guarida a essa turma, muito menos o PEFELE coronelista.Só restam três opções - PDT, PPS ou PMDB, ala Temer.Me ajudem a elucidar essa dúvida: Qual o destino dos ratos?Rita de Cásia T. Reis
Postado Por Tribuna Petista @ 4/09/2006 0 Comente Envie a um amigo




Deputado Roberto Freire, fez uma afirmativa no JN, que demonstra sua total ignorância política, ao dizer estranhar porque as pesquisas apontam para uma "aparente" discrepância entre a avaliação popular de que há um alto índice dos que acreditam em corrupção e dos que votarão em LULA.A diferença entre a corrupção do PODER e da ESTADO e mais, a que envolveria o EXECUTIVO em seu maior mandatário é evidente. O PODER NO BRASIL APRESENTA UM QUADRO DE CORRUPÇÃO SISTÊMICA E, HISTORICAMENTE, ENDÊMICA E NÃO EPIDÊMICA COMO QUEREM FAZER CRER ALGUNS.A liberdade de investigação permitida e necessária feita por esse governo, e que só poderia ter sido feita por um governo de base popular, já que os governos de elite, ou seja todos os anteriores, não tinham a menor vontade de deixar isso acontecer, pois ningém admitiria um expurgo, por interesse próprio ou interesse de classe. FHC, quando nomeou o ENGAVETADOR GERAL DA REPÚBLICA, satisfez o desejo de quem o elegeu, e Lula ao permitir a devassa, até no próprio governo, também o fez, em nome do POVO que o elegeu.As denúncias pululam e não PRO LULA, isso deve ficar bem claro, já que tentam a cada dia, envolvê-lo em situações indiretamente ligadas a ele e, muitas vezes ligadas ao GOVERNO, mas sempre ligadas AO PODER.SEMPRE DENUNCIAMOS AQUI E AS OPOSIÇÕES DENUNCIAM POSSÍVEIS, PROVÁVEIS E ALGUMAS VEZES COMPROVADOS ATOS DE CORRUPÇÃO DO PODER. Na nossa nascente democracia que, em verdade recém nata, se abre aos olhos de todos, devemos ter a noção de que A CORRUPÇÃO É INERENTE AO SER HUMANO E DEVE SER PUNIDA COM RIGOR EXEMPLAR. O PODER REVELA, diz Frei Betto, revela as pequenas e grandes corrupções de todos nós. Imperfeitos, por isso maravilhosos.70% ACREDITAREM QUE HÁ CORRUPÇÃO PARECE-ME ABSURDAMENTE POUCO, HÁ DEFINITIVAMENTE, COMO SEMPRE HOUVE E SEMPRE HAVERÁ EM QUALQUER SISTEMA DE GOVERNO A CORRUPÇÃO DO PODER E, MUITAS VEZES DO ESTADO.Ao pedir o impedimento de Lula, Roberto Freire pede o impedimento da democracia, solicita que se impeçam as investigações, quer nos vender um paraíso perfeito, inexistente em toda a HISTÓRIA DA HUMANIDADE.Ao invés de louvar a abertura para as investigações sobre a CORRUPÇÃO DO PODER, prefere o retorno AO OBSCURANTISMO ANTERIOR.Não sei até que ponto o ex-comunista ao agir assim, o faz de boa ou má fé, isso o futuro dirá... OS 40 E TANTOS POR CENTO QUE VOTAM EM LULA PERCEBERAM ESSA DIFERENÇA, NESSE PONTO O DEPUTADO MOSTRA-SE, POLITICAMENTE UM IGNARO.Espero que, um dia acordando e se iluminando intelecto e politicamente, possa não pedir o impedimento mas, sim ajudar para que a CORRUPÇÃO DO PODER SEJA MINIMIZADA AO MÁXIMO E, POR CONSEQUÊNCIA, A DO ESTADO. DE TODOS OS ESTADOS, PREFEITURAS E GOVERNO FEDERAL, DE TODOS OS PARTIDOS E TENDÊNCIAS.LULA, está acima disso, como comprovam todas as investigações.POR ISSO E MAIS QUE TUDO, CADA VEZ MAIS LULA 2006.Marcos V. Manarinno
Postado Por Tribuna Petista @ 4/10/2006 0 Comente Envie a um amigo




Cada dia parece mais clara a intenção do PSDB/PFL utilizar-se de Geraldo Alckinmin como boi de piranha para desviar nossas atenções e munição, poupando José Serra para lançá-lo depois como alternativa "moral" entre Lula e AlckminISSO SE TORNA CLARO NO BLOG DO JOSIAS NA CHARGE DE HOJE.TEMOS QUE NOS ATENTAR MUITO PARA ISSO, A MAIOR PARTE DAS DENÚNICAS CONTRA O PICOLÉ VÊM DA PRÓPRIA IMPRENSA TUCANA."SUPER SERRA, O SALVADOR DA MORALIDADE VEM AÍ, PARA RESTABELECER A DIGNIDADE NO PAÍS"~NÃO PODEMOS DEIXAR ISSO ACONTECER, a eleição de São Paulo se tornou fundamental. TEMOS QUE CORTAR O MAL PELA RAIZ.SENTAR O PAU NESSES CARAS, A CONDENAÇÃO NA JUSTIÇA DO JOSÉ SERRA, DEVE SER EXPLORADA E CONCLUÍDA URGENTEMENTE, DEVEMOS DAR O MESMO TRATAMENTO AOS DOIS TUCANALHAS, POIS SÃO FILHOS DO MESMO PULHATO. GERADOR DE FHC, ARTHUR PEDOFÍLIO, ÁLVARO DIAS E SÚCIA.PORRADA NELES!NO PASARÁN!Rita de Cassia T. Reis
Postado Por Tribuna Petista @ 4/10/2006 0 Comente Envie a um amigo




11 Abril, 2006
A atitude canalha do não menos "elogiável" José Serra em abandonar a prefeitura nas mãos de Kassab, da turma do Pitta, mostra bem a que nível as coisas estão.Se havia um temor generalizado na possibilidade disso ocorrer, e conhecendo a temeridade que já é o José Serra, imagino a catástrofe que representa Sampa dois anos nas mão do Kassab- Pitta.O risco não é somente pela traição ao eleitorado, tão em pânico que exigiu do ex-ministro "Biotônico Fontoura" uma promessa de manter-se até o final do mandato na prefeitura. Nem a postulação desse à presidência justifica a atitude traiçoeira para com o povo da cidade de São Paulo, verdadeiro estelionato eleitoral.Pobre paulista, pobre paulistano; vocês estão de novo a mercê dos Pitta et caterva. Quanto retrocesso! Tudo por nada!A vergonha que representou a admnistração Celso Pitta de novo se abate sobre Sampa, trazida pelo PSDB e endossada pelo estelionatário José Serra. Esse tipo de atitude é característico dos sem caráter tucanos, desde a traição dentro do próprio partido ao descumprimento da palavra.O que se esperar desse tipo de gente que vende a própria mãe em qualquer esquina para chegar ao poder?COMPANHEIROS DE SÃO PAULO, NÃO SE DEIXEM ENGANAR NOVAMENTE, EM HIPÓTESE ALGUMA, VOTEM NESSE PESSOAL.É melhor o assumido do que o enrustido E JOSÉ SERRA MOSTROU SER ENRUSTIDO.AGORA, COMO ANTES, POR FAVOR DO ENRUSTIDO, EM SÃO PAULO ABUNDA PITTA.Rita de Cássia T. Reis




Sobre Lula
Lula, a cada instante me faz lembrar um velho ditado árabe; vemos, o desespero de quem não conseguiu ter a profundidade do saber quem é e o que representa Luis Ignacio.Num congresso espúrio, onde temos a infidelidade partidária, a imunidade pra lamentar e agredir, caluniar, difamar e, impunemente não trabalhar; onde temos uma vendeta de mandato por interesses vários, na maioria das vezes espúrios, que perde a representatividade por isso.Onde o amoral e o imoral se sobrepõe à justiça; capaz de criar um Severino Cavalcante e, depois quando não mais servia, descartá-lo;Congresso já, reiteradas vezes rejeitado pela população e, desmoralizador da classe política, agonizante em meio à múltiplas siglas, sem coerência entre programa e atos.A imunidade moral de Lula se torna clara para a população, pois, por mais que tentem incriminá-lo, nada encontraram...Dão, a cada semana e a cada "escândalo", novo aval de lisura e integridade administrativas a ele.Analisar Lula é muito difícil para quem não conviveu com a fome e a miséria, para quem tem a visão pequeno burguesa da vida, subchefe, filho de subchefe, pai de subchefe, ameaçado esse, pelo filho da cozinheira, pelos filhos do brejo da cruz, que, hoje não se alimentam mais só da luz real, mas sim da luz virtual, a luz da esperança - Luz de Luiz.Por isso mesmo, enquanto os cães ladram, a caravana da esperança, com o brilho fantástico de um desfile de Joãozinho Trinta, inesquecível, passa rumo à DIGNIDADE.E renasce em cada Severino cabraliano, matando os Severinos congressuais.Rita de Cássia T. Reis
O que dizer de um país aonde a vontade popular é, teimosamente colocada à prova todos os dias, onde temos que conviver com uma guerrilha diária, produzida pela mídia e por setores conservadores da sociedade.tenta-ses atingir de qualquer forma o presidente da república, com insinuações e com artimanhas propositadamente colocadas para tentar desmoralizar o presidente.A quem interessa esse tipo de atitude? Porque temos associados a essa manobra alas da "esquerda" brasileira?Aonde quer e por que quer chegar esse pessoal?O desespero chegou ao máximo !? Não, ainda teremos muito que aguentar até as eleições. O PSDB/PFL/ala Temer do PMDB/PDT/PSOL/PPS/Fernando Gabeira fizeram uma aliança espúria e esperta - não tem outra coisa a fazer senão atacar o governo e A GOVERNABILIDADE. Isso é crime de lesa-pátria, o ódio desse pessoal passou dos limites - como disse um fascista - querem exterminar "essa raça"!A queda do Império Norte Americano, e a guindada do mundo para o socialismo, vide AL, EUROPA, CHINA etc..., parecem associadas a isso, a ALCA, abortada por líderes, entre eles Lula, da América Latina, representou uma perda sensível para o império yankee. Isso parece muito claro, e essa nossa imprensa sempre foi servil aos interesses norte-americanos no Brasil, a escravização latino americana sempre foi colocada como ponto fundamental para a sobrevivência do Império do Tio Sam.Todos os governos populares e democráticos da AL, foram sepultados, historicamente por golpes de estado, patrocinados pela CIA, e isso é sabido de todos. Com a perda do controle sobre o Iraque, com uma guerra sem fim, gerada em última análise pelos próprios EUA, os olhos se voltam para a AL.Temos um patrimônio gigantesco, a AMAZONIA, e isso é de interesse dos americanos, sempre foi. A INTERNACIONALIZAÇÃO DA AMAZÔNIA é moeda forte de troca entre os OPOSICIONISTAS e os seus patrões setentrionais.Essa orquestração se faz a cada dia, a cada denúncia, a cada página de jornal, e isso tem uma gravidade sem tamanho, partindo do pressuposto que o povo brasileiro já fez sua opção pela sua sobrevivência, e percebeu as diferenças entre o governo atual e o anterior.Teremos que lutar muito se quisermos continuar a realização de nossos ideais; eles são tenazes e têm a seu favor mídia e um congresso de baixíssimo nível moral e intelectual; esse congresso que elegeu Severino Cavalcante e o destituiu, quando não servia mais aos interesses dele.As lições de ontem devem servir agora, ou tudo o que fizemos vai se transformar em nada.O porrete americano está sobre nossas cabeças, e bate com irresponsabilidade e agressividade nunca vistos.A folha de sp, hoje - 12/04/06 - faz uma "advertência" de que o Ministério Público teria encontrado uma "brecha" para indiciar Lula. Repare bem - não encontrando provas, procura uma falha na lei para poder agir. Isso é o cúmulo; "brecha" na lei demonstra o interesse de, não serem justos, mas sim, de procurarem uma armadilha para poder atingir o presidente.Cada vez mais me enojo disso tudo, tenho vergonha de ser obrigada a conviver com isso, meu senso de justiça é , a cada dia violado, e isso me faz cada vez mais me orgulhar do nosso povo simples e honesto; mais uma vez vítima dos coronéis e dessa elite vendida e podre.REZO PELA ALMA DE ANTONIO CONSELHEIRO E DE ZUMBI DOS PALMARES, VERDADEIROS HERÓIS, ÍDOLOS DESSA TIRADENTES QUE ASSINA.Rita de Cássia T. Reis
Postado Por Tribuna Petista @ 4/12/2006 0 Comente Envie a um amigo




Nos primórdios da humanidade, antes de haver-se o hábito de se enterrar em caixões as pessoas, essas eram sepultadas nos cemitérios sem maior proteção. Disso surgia, pela degradação desses, o fogo fátuo, que ao se elevar dos cemitérios, sugeria que a alma estava se afastando do corpo e se elevando aos céus.Vivemos num momento de glória desse país, de igual beleza e de magnitude ainda não compreendida totalmente.Do lixo dos corpos insepultos, mas natimortos pela injustiça social, pelo capitalismo selvagem e cruel, pela discriminação sócio econômica a que por centenas de anos, esse povo, zé-povinho, pau-de-arara, jeca tatu, borra-boras, faminto em si, de pai, mãe, de filhos e em momentos, como em Canudos, sedento de justiça.Desse povo, tantas vezes, massa de manobra, prostituido no voto, prostituido pela fome, prostituido pelos coronéis e empresários, no lixo das castas, teimosamente existentes e mantidas pela injustiça social, surge a luz.Uma chama vermelha, forte, ofuscante. Essa chama se espalha pelo continente, tragando quem a negue, devorando quem tenta apagá-la;esse fogo, Deus queira não fátuo, feito do carbono, das carnes antes em decomposição, será o diamante do futuro, duro, inexorável, de real valor, inquebrantável.ESSA LUZ, O SOCIALISMO INERENTE E INEVITAVELMENTE VENCEDORA, TOMARÁ UM DIA TODOS OS CONTINENTES, e dará, num ato cristão, budista , maometano, judeu enfim, de todas as religiões, e HUMANISTA, mudará o destino da humanidade. DAÍ SURGIRÁ O VERDADEIRO HOMO SAPIENS.E ESSA CHAMA ESPALHARAR-SE-A PELO MUNDO, E PODEREMOS DIZER - PARAFRASEANDO MAIAKOVSKY - ME DISSERAM QUE NUM PAÍS, ACHO QUE O BRASIL ENCONTRAMOS, UM HOMEM FELIZ, E EL NOMBRE DEL HOMBRE ES PUEBLO.Rita de Cássia T. Reis




Artigo - Por: Rita de Cássia Tiradentes
Alguns tópicos merecem análise, como o fato da oposição querer deixar o país sem orçamento. Isso não é fazer oposição e sim guerrilha e guerrilha burra, não contra o governo, mas sim contra a massa da população que depende basicamente de gastos governamentais. Esse tipo de atitude sim, deveria ser punido com rigor pelo ministério público, e isso ultrapassa a falta de decoro, é crime de lesa-pátria.O absurdo disso é que os imbecis ainda não perceberam que essa tática fortalece mais o governo, vitimizando-o. Burrice pouca é besteira. Quando um Arthur Virgílio condiciona a aprovação a um projeto sabidamente deficitário, como o do gasoduto amazônico, me faz pensar se ele é débil mental ou pilantra, escolham a opção que quiserem, mas ele retrata bem, como líder do PSDB, a oposição.Com a emissão da MEDIDA PROVISÓRIA, ameaçam um clima de guerra contra o governo, interessante essa figura - NÃO É CONTRA O GOVERNO, IDIOTAS, E SIM CONTRA O POVO. VOCÊS ESTÃO DANDO MUNIÇÃO PARA A GENTE, DEPOIS NÃO RECLAMEM!A sorte desses incapazes é que Lula é extremamente democrático, vide o episódio de Alckmin, mas não adianta ser cortês com essa fauna esdrúxula e canalha. A presença de Itamar Franco na sucessão vai apavorar essa corja, já que, em episódio bem mais ameno, convocou a PM de Minas a ficar de prontidão para enfrentar o Exército Tucano; se ele estivesse no poder, esse congresso já teria sido extinto, por total incapacidade de legislar e, quando legisla, somente em causa própria.Outro episódio onde se mostra a cara dessa sucia é o caso do caseiro onde o mais importante virou detalhe, e a atitude golpista não encontra eco na sociedade, pois essa história do pai biológico soou muito pior aos ouvidos do povo mais humilde, como revelam as pesquisas.LULA ESTÁ SENDO VÍTIMA E NÃO ALGOZ, e isso se transforma a cada dia em uma verdade mais nítida e clara. NÃO APRESENTARAM NENHUM PROJETO ALTERNATIVO DE PODER. POIS BEM, a memória do povo não é tão curta como pensam esses IDIOTAS, o povo brasileiro vai dar a resposta nas urnas, isso se deixarem.Pois ao criarem um clima de golpe, o povo vai estar à toda nas ruas e as consequências serão as mais imprevisíveis. SE VIEREM COM AMEAÇA DE GOLPE, TERÃO UM CONTRAGOLPE QUE NUNCA IMAGINARIAM.Outra coisa que faz sentido, pelo menos para mim, é o fato da denúncia do Procurador da república ter sido rápida.Essa rapidez viabiliza o julgamento pelo STF, o mais rápido possível e, aí sim, vale o que está escrito. Tudo leva à absolvição de Lula e a configuração do Caixa 2. A bem da verdade quem está desmoralizado é o CONGRESSO NACIONAL e não o Presidente da República e, garanto que o Congresso Nacional não quer experimentar a Venezuelização do Brasil. Isso seria péssimo, e o Governo sabe disso, mas paciência tem limites.Lula talvez seja um dos maiores democratas desse país; lição aprendida no dia a dia das negociações e com as derrotas eleitorais.O fato do envolvimento de familiares nas questões, para quem vem de origem humilde e dignifica a família, como o nosso presidente, enoja-o profundamente, vide episódio na campanha contra Collor, e isso é claro. Mesmo sem orçamento, o Brasil está caminhando, as notícias da economia são as mais benfazejas possíveis, a distribuição de renda melhora a cada dia e o povo sabe disso.As oposições em seu desespero, em atitudes suicidas, tentam derrubar o governo de qualquer maneira, mas seus pés são de barro e tudo vai se contruindo em cima de mentiras ou meias verdades, e a figura das donzelas furadas que tanto mal fizeram a esse país não sai da memória do nosso povo.Quando que, uma pessoa desmoralizada como ACM acha que o que fala tem algum respaldo, a não ser nos rincões baianos?Quando um FCH, o pior presidente da história do Brasil, pode achar que tem o direito de falar mal de alguém?Esses caras não percebem que, como inimigos históricos do povo, quando falam de alguém, criam o efeito contrário. Se elogiam, destróem, se falam mal, elevam.O Lula deveria é temer se esses caras o elogiassem. Diga-me com quem anda que dir-te-ei quem és.Francamente, como democrata, temo mais a reaçao do povo a um golpe do que o golpe propriamente dito, golpe não se faz sem apoio popular, mas, no íntimo, como Lulista ...E as oposições escolheram o pior candidato possível para enfrentar Lula, e perceberam isso tarde; qualquer mudança agora pode e deve ser muito bem explorada. O Garotinho foi engessado por Itamar Franco, somente a referência ao nome do ex-presidente faz as bases do PFL e do PSDB tremerem.Aécio sabe muito bem o que é o poder de Itamar, esse sim temerário, com a graça de Deus. Ameaçam criar mais uma CPI, pois que criem, qualquer que seja o fato que tentem envolver o candidato Lula e seus familiares devem, primeiro passar pelo clivo da legalidade.Até que ponto o filho de um pobre não pode ser sócio de uma empresa líder no mercado de games?A TELEMAR não foi vendida por FHC, ou eles se esqueceram das próprias canalhices?ATÉ QUE PONTO ESSES "GUARDIÃES DA ÉTICA E DA MORALIDADE" SABEM SOBRE MERCADO DE GAMES?Se quiserem saber é bom perguntarem aos seus filhos e netos que assistem ao programa G4, líder de audiência no ramo, em todo o país.Mas isso também é de somenos importância, o GRAVE é a remessa de bilhões de dólares via conta C5 patrocinada ou pelo menos admitida no governo passado. O presente que FHC deu a Cacciola daria para investir 300 vezes mais do que a telemar investiu, legalmente na Gamecop. E isso ficou esquecido pelos neo - éticos?A Vale sendo vendida pelo seu lucro trimestral, dá dimensão dos crimes de lesa-pátria.O presente dado pelos fundos de pensão aos proprietários do Resort da Barra do Sauípe é 160 vezes maior.Onde está ACM et caterva?Fora os escândalos do SIVAM que assustou até Bill Clinton, presidente da maior potÊncia econômica do mundo.O povo brasileiro sabe disso tudo? Muitos sabem, mas a maioria percebe quando vai até a feira, ao mercado.E isso, somente os "formadores de opinião" e jornalistas lacaios dessa corja é que não percebem...Por isso se assustam a cada dia, e é bom que isso aconteça, para poderem reavaliar o que pensam, o que representam e o "quanto" custam.
Postado Por Tribuna Petista @ 4/14/2006 0 Comente Envie a um amigo




Artigo - Por: Marcos V. Manarinno
Genial a jogada do Itamar Franco, a sua pré candidatura à presidência, ainda mais na hora e da forma que foi colocada demonstra toda inteligência de articulação do ex-presidente. Amigo de Lula e de José Dirceu, seu postulado inviabliza a candidatura de Garotinho, restando ao PMDB, somente uma alternativa, não ter candidatura própria ou, caso Lula não possa vir como candidato, Itamar fecha com os sonhos petistas e mantém os socialistas no poder. A hipótese da não vinda de Lula é extremamente remota, pois a própria oposição percebe o terreno minado onde está entrando, não se consegue derrubar um presidente que tem maioria do povo ao seu lado. Isso é impensável e extremamente arriscado, já ponderam alguns mais inteligentes do ninho tucano. Sabe-se que Itamar "adora" figuras como FHC e ACM. No lugar da prostituição do PMDB como sugere Baby, surge um PMDB mais independente, porém bem mais próximo de Lula..Alckmin, abortado desde o começo, irá despencar ladeira abaixo, perdendo até do Enéas, se bobear. Com a inviabilização de Baby, os sonhos do triunviurato -PSDB, PMDB E PFL, vão por água abaixo.GENIAL ESSA ATITUDE - ENGESSA TOTALMENTE ESSA OPOSIÇÃO ESPÚRIA
Postado Por Tribuna Petista @ 4/14/2006 0 Comente Envie a um amigo




Artigo - Por: Marcos V. Manarinno
Temos observado, com atenção a escalada aventureira de Anthony Garotinho, radialista de Campos dos Goitacazes, RJ; que nos tempos do brizolismo no estado do rio, associou-se ao poder estadual, com finalidades óbvias de, personalista que é, atingir o poder.Num primeiro momento, já que a força de Leonel Brizola se resumia ao Grande Rio, foi visto como um braço importante desse no interior do estado, sabidamente ligado a Amaral Peixoto e a Chagas Freitas.Brizola encantou-se com a possibilidade de se expandir para o Norte Fluminense e dando total apoio ao prefeito de Campos, fez dele como se fosse um herdeiro natural do brizolismo. Numa aliança que envolveu Lula e Brizola, Garotinho e o PT fluminense venceram as eleições para o Governo do Estado do RIO.De olho nas eleições presidenciais, Garotinho tentou passar por cima de Brizola que, num átimo de lucidez, expulsou-o do partido.O passo seguinte de Anthony foi o PSB, partido pelo qual se lançou candidato à Presidência da República, derrotado a nível nacional mas vitorioso no estado do Rio, acabou sendo expulso do PSB que, ao perceber as manobras do mesmo, para seu projeto pessoal de poder, custe o que custar e, percebendo-se escada para tal projeto; expulsou-o também.Numa outra tentativa, com o poder do Rio na mão, Garotinho ingressou no PMDB, onde tenta se lançar candidato à presidência da república.A vitória de Garotinho nas prévias do partido, tornou-se uma ameaça à honrabilidade desse que é o representante mais antigo das oposições.Figuras históricas desse partido não suportam ver essa sigla de tantas histórias de luta, de passado honrado e digno, nas mãos de um aventureiro.A tentativa de "venda" da sigla como moeda de troca com o PSDB e o PFL, por parte desse cidadão, fazem ruborizar a todos que são pemedebistas de longa data.O ingresso de Itamar Franco de forma gloriosa e inesperada, deu a todos a dimensão do que representa Garotinho como candidato a presidência; isso é um pesadelo para todos aqueles que criaram e mantêm esse partido, um partido de lutas e de glórias, com um passado heróico não pode servir de partidinho de aluguel para um aventureiro inescrupuloso.A militância do PMDB, das maiores do Brasil, e das mais respeitadas não pode servir de escada a um projeto pessoal que independe de idéias e de programas partidários.O admirável Ulysses Guimarães não merece na história de seu partido essa mancha indelével, chamada Garotinho.Pela dignidade do partido, a atitude de Itamar Franco deve ser aplaudida por todos os democratas desse país. Colocar um basta nas pretensões desse aventureiro que pretendia "vender" e caro uma instituição tão importante e democrata como o MDB, de todos nós é inadmissível. Senhor Garotinho, crie um partido para que possas negociá-lo à vontade; negociar sobre os cadáveres que ergueram nossa democracia, sobre um Tancredo Neves, sobre um Ulysses é vergonhoso.Parabéns PMDB, pai da democracia brasileira.A LIBERDADE AGRADECE.
Postado Por Tribuna Petista @ 4/15/2006 0 Comente Envie a um amigo



Artigo - Por: Rita de Cássia Tiradentes
FHCUma análise sobre esse velho decrépito, devidamente legado ao plano mais inferior da história do país, colocado como o maior sucateador da história desse país, passa pelo professor que, por exilado pela ditadura militar numa época em que isso dava um certo status de socialista e de intelectual, foi ao Chile em companhia de César Maia, entre outros. Lá acompanhou, provavelmente muito assustado ao final do Governo Allende e o início da ditadura de Pinochet, essa muito mais clara e evidente, tanto em métodos como em resultados que no Brasil. A volta dos exilados trouxe-nos, entre outros mais festejados, o retorno de FHC, que se filia ao MDB e depois cria o PSDB na carona de Franco Montoro e Mário Covas.Candidato a prefeito de São Paulo, demonstra já uma característica marcante da sua personalidade, a prepotência e, ao posar como prefeito virtualmente eleito, perde para o semimorto Janio Quadros. Eleito senador, é nomeado ministro de Itamar Franco, e forjada sua candidatura pelo mesmo, que deu-lhe de presente essa eleição, logo de cara assume como seu o plano real que, bem lembrado por Palocci, foi criado por Itamar e sua equipe econômica, ou vocês acham que FHC entende de economia?Logo depois, o sociólogo, encantado com a grana fácil e se prostituindo para ser reeleito, como projeto de governo, cria o sucateamento do estado brasileiro, aplaudido pelo coronelato pefelista e pelas multis, mas definitivamente jogado ao esgoto da história do Brasil. Num último ato, abre as fronteiras econômicas do país para a fuga de capital, via contas C5, no maior escândalo econômico da história da América Latina. aumentando a inflação, desaparecendo com moeda corrente no país e hipervalorizando o dólar, deixado a 4 reais, num salário mínimo de 50 dólares.Esse FHC é o que se demonstra claro para a população - o estelionatário do plano real, o sucateador do estado e a prostituta das pernas abertas para a evasão de divisas; fora o fato de ser preconceituoso e adotar uma face de "pseudo - intelectual" que enoja a quem sabe pelo menos o be a bá.




Artigo - Por: Marcos V. Manarinno
A OAB, instituição historicamente ligada à justiça e à honradez nesse país, num ato de sensibilidade e modernismo, em uma de suas mais disputadas e solenes sessões, apresentou ao Brasil, a sua versão do Evangelho De Judas, recém divulgado.Hoje, no sábado de Aleluia vemos o quanto somos politicamente incorretos ao malharmos o novo "amigo" de Cristo.Mas a OAB, em sua legitimidade, deu aspectos de santidade a um dos maiores seguidores do Iscariotes no Brasil.Porém, a divulgação do Evangelho Judásico, nos deixa em um dilema difícil de resolver.Pelo que parece, o Iscariotes afirma que traiu Cristo a pedido desse, num fato de extrema candura, demonstrando uma espécie de Eutanásia; fato que a OAB peremptoriamente não concorda, já que, por maioria resolveu estabelecer que o Judas dos outros Evangelhos deveria ser conservado em sua forma original; traidor espontâneo, movido não só pelo dinheiro , mas também por uma espécie de vocação, mal compreendida, porém inata.Quando a OAB homenageou Francenildo, judasista neófito e tão fabulosamente contemporâneo, deixou marcada a opção desta pelo conservadorismo e tradição.A homologação deste novo, superenovo Herói Nacional, nos mostra o quanto essa instituição não quer que o Brasil, tantas vezes colocado na retaguarda da humanidade não perca o trem da história e seja mais uma vez ultrapassado por outros países menos cotados.Modernismo é isso, contrapor o nosso Judasismo tradicional ao Judasismo eutanásico do Evangelho deste.Dizem que Gerald Thomas e Caetano Veloso estão morrendo de inveja...
Postado Por Tribuna Petista @ 4/18/2006 0 Comente Envie a um amigo




Enviado pelo leitor Gilberto Freitas
Ao ler a notícia de que o caseiro Francenildo, irá entrar na justiça pedindo uma idenização de 22 milhões de reais, penso na semana que passou.Realmente, o valor pedido equivale a 30 moedas no ano de 33dc, na Judéia,O valor equivale e moralmente também se aproximam; um aplaudido por Caifás e outro pela OAB, patrocinadora oficial da campanha de Nildo à prefeitura de sua cidade natal no Piauí.A cada dia que passa, vejo com maior clareza o espetáculo anunciado pela oposição; cria-se o fato, se modifica o enredo e se encerra com a fantasia que bem se entender.Será cômico no futuro, surreal e absurdo, verdadeiro absurdo. Porém, hoje essa estória já tá dando nos nervos e torrando a paciência.Penso que seria uma boa idéia criar um concurso de ética -1 - primeiro candidato - BOB JEFFERSON - o homem que criou o mensalão, prato cheio da mídia e da oposição - o TENOR, o FOFOQUEIRO - né Valdemar? - O pilantra cuja obesidade da alma continua mórbida.2- Fernandinha Plaboi Karina - a secretária chantagista, modelo abortado da playboy, quem quiser ter uma secretária dessas - me conte depois...3- Francenildo - já apresentado.4- todos acimaEsse concurso será patrocinado por - Pai do Nildo - doando 40 mil reais, OAB doadora do troféu e NÓS CAMBADA DE BABACAS QUE CORREMOS O RISCO DE DAR 22 MILHÕES DE REAIS...Gilberto Freitas
Postado Por Tribuna Petista @ 4/18/2006 0 Comente Envie a um amigo



16 Abril, 2006
Artigo - Rita de Cássia Tiradentes
Até que enfim, numa atitude que deveria ter sido tomada por vários de nossos companheiros, alguém deu uma resposta sensata a uma pergunta absurda e sem fundamento.José Dirceu, sendo taxativo com relação à indiscrição de quem perguntou-lhe quem tinha pago o aluguel do jatinho onde viajara respondeu que isso era problema seu e é. O patrulhamento de direita chega às raias do absurdo. Se Palocci, ao ser indagado se tinha ido à mansão das surubas, respondesse com esse tom, já que o mesmo está sendo indiciado sem corpo, somente pela denúncia de criminosos e sem crime real cometido por impobridade admnistrativa, responde pelo cadáver criado pela tentativa de se justificar não perante à CPI bisbilhoteira, mas perante a sociedade e sua família, já que a casa era frequentada por prostitutas. O Parlamento italiano conviveu com a Cicciolina e nem por isso os parlamentares foram taxados de devassos. Se Palocci não tivesse tentado justifar-se NADA DISSO TERIA ACONTECIDO. Os limites da bisbilhotice e da invasão da privacidade das pessoas devem ser respeitados.Pedir bom senso a uma oposição que teve em um de seus maiores expoentes, atos como o de ACM, que teve que renunciar para não perder o mandato por causa desse tipo de atitude, é querer demais.A RESPOSTA DE JOSÉ DIRCEU É EXEMPLAR - PROBLEMA MEU. NINGUÉM TEM O DIREITO DE EXTRAPOLAR, NINGUÉM PERGUNTA QUEM COMPROU A GRAVATA DE TAL SENADOR OU A CALCINHA DE TAL DEPUTADA.VÃO SE CATAR!Ótimo artigo da companheira Rita de Cássia. Vão trabalhar cambada de desocupados da oposição!Guina



As oposições preparam o palanque eleitoral de Lula
A cada dia que passa, vejo com muita alegria os desenlaces dessa "crise" política desencadeada pelas oposições; a cada denúncia apurada com toda a liberdade Lula ganha um atestado de idoneidade como nunca nenhum político teve nesse país!Observem que as feitas até agora contra Alckmin, por exemplo e contra Baby Anthony envolvem DIRETAMENTE o DENUNCIADO.As que tentam envolver, indiretamente, já que diretamente NENHUMA ACUSAÇÃO FOI FEITA CONTRA ELE, A não ser as ilações - SABIA, NÃO SABIA, e outras abobrinhas...AS OPOSIÇÕES PREPARAM O PALANQUE ELEITORAL DE LULA. Agora essa posição da OAB, trará a tona o debate, e tornará LULA, vitimizado dessa tentativa de golpe branco.É SÓ SABER USAR QUE NÃO VAI FALTAR.Deus, em nome do povo, continue iluminando as oposições para, sobre seus desesperados atos, se erga cada vez mais forteO NOSSO PALANQUE!LULA É O ÚNICO POLÍTICO BRASILEIRO COM ATESTADO DE GARANTIA - DADO PELOS SEUS ADVERSÁRIOS POLÍTICOS!Rita de Cássia Tiradentes
Postado Por Tribuna Petista @ 4/19/2006 0 Comente Envie a um amigo



Sindicato dos Bancários solicita instalação da CPI da Nossa Caixa
Numa medida de real demonstração de interesse pelo bem público, o sindicato dos bancários de sp, solicitou a instalação da CPI da Nossa Caixa, após denúncias de parlamentares de distribuição de verba pelo governo do estado de sp, na gestão Geraldo Alckmin.Segundo deputados da base aliada do ex-governador isso ocorreu por ingerência direta do mesmo.Esse é um caso típico de corrupção do ESTADO, patrocinada, segundo informações da própria base pelo PRÓPRIO GOVERNADOR.Dessa ética, o Brasil está cheio de exemplos; o pior de tudo, é que o governo de são paulo impediu a instalação de quase 70 CPIs, no período Alckmin.Porque o histérico Arthur Virgílio se omite com relação a isso? Dois pesos e duas medidas caem muito mal, senador.O mesmo podemos dizer do Álvaro Dias e da tropa de choque tucana; perdida entre um lamaçal inesgotável de suspeitas e denúncias, agora e na época em que estava no poder.Essa 'MORALIDADE" de duas caras pega muito mal, e o povo percebe isso...A continuar assim, o PSDB não emplaca nem o terceiro lugar nas eleições, correndo o risco de ficar atrás do PRONA.Medida por medida, estamos de saco cheio dessa hipocrisia da tucanalha, podre e omissa. A cortina de fumaça montada nas CPIs do CIRCO e na dos Correios é uma tentativa desesperada de quem foi pego com o bico na botija.Marcos V. Manarinno
Postado Por Tribuna Petista @ 4/19/2006 0 Comente Envie a um amigo



Alckimin sonha ressucitar a ALCA
Leio, com pavor a notícia de que Geraldo Alckmin, se eleito, irá rediscutir e ressucitar a escravagista ALCA. Isso me deixa totalmente em pânico, pois representa, nada mais nada menos do que o realinhamento subserviente ao Bush, e nada pior para o Brasil do que isso.Após termos um presidente que assumiu um caráter de liderança mundial de extremo relevo, sendo homenageado e aplaudido no mundo inteiro, se tornando a maior liderança socialista do momento, com possibilidades de colocar o Brasil na liderança do Grupo dos Países Emergentes, ressurge o fantasma do imperialismo yankee.E, pior, sob a liderança de um débil mental belicoso e ignaro como o Bush.Essa é uma das notícias mais GRAVES que tivemos, a simples possibilidade de que isso ocorra, aumenta a nossa responsabilidade na luta pela reeleição de LULA, não é só uma questão partidária e sim de SALVAR A PÁTRIA.Contra essa turma entreguista e rampeira de BICO GRANDE E RABO COMPRIDO, a gente tem que partir para a briga; eles estão dispostos a vender o que resta do país para ganhar a eleição, e estão com o rabinho abanando para os EUA, a gente te dá o país e vocês nos dão o poder.SUJEITINHO MAIS VAGABUNDO ESSE TAL DE CHUCHU,DÁ MAIS QUE CHUCHU NA SERRA...Rita de Cássia Tiradentes
Postado Por Tribuna Petista @ 4/19/2006 0 Comente Envie a um amigo


Vergonhosa a censura sobre jornal da CUT
VERGONHOSA A CENSURA SOBRE O JORNAL DA CUT DE SÃO PAULO, ESSES CARAS PERDERAM O SENTIDO, SE DEIXAM CIRCULAR COISAS COMO A FOLHA DE SÃO PAULO, ESTADÃO E OUTRAS MERDAS FASCISTAS E MENTIROSAS. SE UMA REVISTA CANALHA COMO A VEJA PODE CIRCULAR, PORQUE AS VERDADES ESTAMPADAS NO JORNAL DE UMA CENTRAL SINDICAL DE CIRCULAÇÃO REGIONAL NÃO PODE?Eles vão ter que rever essa decisão e, numa atitude bumerangue, isso vai se voltar contra eles já que, agora, o jornal vai ter repercussão nacional;ESSA TUCANALHADA O QUE TEM DE FALTA DE CARÁTER TEM DE BURRICE. Ao ler o abjeto Ricardo Pústula Noblat, se percebe que criar um clima de golpe agora e mesmo depois da surra que vamos dar nesses larapios, com apoio das neo-quengas do PPS, partideco de auto-ajuda do senhor Freire o ex-comunista, ex-socialista, atual pulha.É difícil manter a calma com essa situação, a vontade é de ir para as ruas e gritar, mas no dia a dia tenho tentado acordar os meus amigos para essa tentativa de golpe contra a vontade popular e contra a verdade mas, no fim disso tudo, ela prevalecerá, pois somente ela liberta.NISSO TUDO FICO MUITO CONTENTE COM A ATITUDE DA CUT-SP DE TOMAR PARTIDO CONTRA A INDECÊNCIA QUE FOI O GOVERNO DO SR CHUCHU E DA DONA DASLU, A MAIS BEM VESTIDA DE SAMPA.VERGONHA!!!!!Perante essas atitudes neo-fascistas é que percebo o risco que corremos, e por isso desde pequeno ensino meu filho a abrir o olho com a direita - ELA COME CRIANCINHAS, MAS PRIMEIRO MATA DE FOME!Gilberto Freitas
Postado Por Tribuna Petista @ 4/19/2006 0 Comente Envie a um amigo



Roberto Freire : Não faça comícios
Se conselho fosse bom, ninguém daria; mas o bom senso apela ao sr Bob Freire; se tiver um pingo de juízo, não faça comícios em sua campanha eleitoral.Não será fácil conter o grito de revolta do povo contra o erro histórico cometido por você contra a população mais humilde desse país.Ao ler seu blog e ver o grau de irritação causado pela sua insensata e canalha atitude ao, sem motivos de ordem jurídica, social, política e moral, tentar cometer um ato arbitrário contra o povo brasileiro; imagino que a resposta desse povo poderá ser de reação igual à cometida contra ele.A sua morte política foi decretada ontem, sua e de seu partido; você não terá condições de tentar sequer sair às ruas para pedir votos, não há como garantir a sua integridade física, já que a moral, você mesmo, com sua biografia, jogou ralo afora.Agredi-lo com palavras não me interessa mais, você não só é a maior decepção política da história recente desse país, como é também o maior caso de estupidez jamais visto nesse país. Primeiro se apresenta como comunista, é aceito com muito carinho pela esquerda brasileira e se aninha com os ideais libertários, em seguida tenta extinguir o glorioso PCB, de histórias de luta e glória.No final da história serve de boi de piranha da direita que, sem peito para encarar o povo se utiliza de um boçal como você.Será que esse animal ainda não percebeu o que criou?Cabe-me perguntar qual foi a moeda de troca que justifique o suicídio político e moral de um homem?Até que ponto um cidadão pode se deixar prostituir e deixar para seus descendentes a marca da vergonha indelével e nunca mais apagada.Tenho vergonha pelos seus descendentes, ninguém gosta de trazer na sua árvore geneológica um Calabar, um Joaquim Silvério dos Reis e muito menos ter um Roberto Freire.Se tiver juízo, NUNCA MAIS FAÇA UM COMÍCIO NA SUA VIDA.Marcos V. Manarinno
Postado Por Tribuna Petista @ 4/20/2006 0 Comente Envie a um amigo



Artigo - Por: Rita de Cássia Tiradentes
No dia do Índio temos as seguintes notícias:O PMDB entrou num mato sem cachorro, as três opções são extremamente conflitantes e demonstram que a falta de rumo do partido transformou-o, no que o deputado Geddel Lima, do PMDB baiano em uma "casa de loucos".Obviamente isso tem tudo a ver com a aceitação, nos seus quadros de um aventureiro político, como Anthony Garotinho, que tenta usar o partido como escada para suas aspirações pessoais, acima de qualquer ideal.A entrada de Itamar Franco na disputa traz aos pemedebistas históricos a solução mais clara para impedir o tresloucado suicídio partidário de se tornar um PRN da vida.As opções entre a candidatura de Itamar ou a não candidatura à presidência se tornam as mais evidentes, sendo que temos que analisar que Itamar tem chances de ir ao segundo turno contra Lula, o que seria uma situação bem mais pacífica do que uma eleição contra PSDB/PFL, raposas velhas e desesperadas, atirando de qualquer maneira em todos.Outra coisa interessante é a posição de Alckmin que se colocou contra o impedimento de Lula, posição óbvia de quem tem, pelo menos o bom senso de saber que isso seria o estopim de uma grave crise institucional, com a qual ninguém sairia ganhando.Com relação a Alckmin, a defesa desse em relação a ALCA é gravíssima; ressucitar a maldita ALCA é crime contra os interesses do país. Isso representaria a venda da soberania nacional; mas isso é apenas mais um detalhe na lógica tucana.Os fins justificam os meios, é essa a forma mais corriqueira da oposição, desesperada e perdida entre a surpresa da resistência popular e o carisma de Lula.A CPI do Armagedon, que está prestes a sair, se torna outra tentativa natimorta de golpe, natimorta porque, não tem foco é apenas uma CPI do crioulo doido, totalmente desprovida de sentido e se desmoraliza por esse fato. Condenada a nada, a não ser palanque eleitoral, demonstra a falta de objetividade da oposição.Notícias alvissareiras vêm da economia, e isso é o que interessa ao povo, com os juros atingindo o menor patamar desde 2001, antes da crise que hipervalorizou o dólar; isso significa maior geração de empregos e mais investimentos do empresariado nacional.A absolvição de José Mentor, corrobora com a impressão de que o mensalão não passou de imagem de retórica criada pelo crápula Jeferson.Demonstra-se claramente que a intenção era cassar José Dirceu, que volta a atuação mineiramente "clandestina" e extremamente competente, vide episódio Itamar.O dólar caiu a 2,11 e a Bolsa bateu mais um recorde histórico, isso demonstra a serenidade com que o mercado ve a pseudocrise política gerada pela oposição - muita tempestade em um copo d'água.De tudo isso sobra a atitude ridícula de Roberto Freire, desmoralizado por si só, numa atitude que nem a temerária Heloisa Helena teve coragem de tomar.O VELÓRIO DO PPS SE ANUNCIA EM OUTUBRO.Convites antecipados no horário político e nas tentativas de comícios do partido...Aberta a temporada de saída de filiados ontem, esse partidinho acaba em pouco tempo.
Postado Por Tribuna Petista @ 4/20/2006 0 Comente Envie a um amigo



24 Março, 2006
Enviado pela leitora: Rita de Cássia Tiradentes...ISSO FOI ESCRITO NO PAÍS DOS CORONÉIS, ONDE A ELITE SE ASSOCIAVA A ELES PARA MANTER NOSSO POVO NA MAIOR IGNORÂNCIA, COM FOME E SEM PERSPECTIVA ALGUMA, ONDE A RELIGIÃO ERA O PIO DO POVO, COM SEUS BEATOS E PADINS CIÇOS, ONDE A IGREJA ERA UM REFÚGIO DESSA POPULAÇÃO MAIS HUMILDE E SOFREDORA, A LEGIÃO DOS SEVERINOS, FILHOS DE TANTAS MARIAS E DE FINADOS ZACARIAS. ONDE SE MORRIA DE FOME, UM POUCO A CADA DIA.A JAGUNÇAGEM MATAVA AOS VINTE, TAL QUAL O TRÁFICO HOJEO TRISTE É VERMOS A COINCIDÊNCIA DOS FATOS DO INÍCIO DO SÉCULO 20 NO SÉCULO 21.OS MESMOS CORONÉIS, A MESMA ELITE, A DIREITA DE HOJE E A FOME DE SEMPRE, CUJO ABRANDAR É CRITICADO PELA MESMA IGREJA, PORÉM SEM OS BEATOS E PADIMS. QUEM VIVEU ISSO, QUEM VEIO DO POVO PODE SER A REDENÇÃO DESSE MESMO POVO.E A CADA DIA, VEMOS MELHORIAS PARA ESSE MESMO POVO, A MAIS RECENTE FOI A FARMÁCIA POPULAR EXPANDIDA PARA TODOS.OS MESMOS QUE TRANSFORMARAM ESSE PAIS NUM PUTEIRO, COM A CARA MAIS DESLAVADA, TENTAM DE NOVO DESTRUÍ-LO. SE UTILIZAM ATÉ DOS FILHOS DA MISÉRIA COMO ESSE CASEIRO PIAUIENSE FILHO DE MÃE SOLTEIRA, COMPRADO PELA ELITE PARA MENTIR, DIGNO DE PENA SIM, DIGO DE PENA!. PROSTITUÍDO EM SUA CONSCIÊNCIA NÃO TERÁ CURA E SERÁ ABANDONADO PELOS MESMOS QUE COMPRARAM A MÃE DA LURIAN, POBRE INFELIZ JOGADA AO ESGOTO DA HISTÓRIA.A CARA DE UM NOVO BRASIL ESTÁ SENDO ESTAMPADA DIARIAMENTE EM CADA CANTO. UM PAÍS DIGNO, COM FILHOS HONRADOS E RESPEITADOS.UM PAÍS, ONDE A CADA MANHÃ O SOL BRILHARÁ, MESMO QUE OS URUBUS PASSEIEM A TARDE TODA ENTRE OS GIRASSÓIS.O BRASIL SERÁ O FAROL DESSE NOSSO MILÊNIO, ONDE TODA A AMERICA LATINA E, QUIÇÁ A AFRICA, NOSSAS IRMÃS DE SANGUE E LÁGRIMAS, POSSAM TER, FINALMENTE, A RAÇA HUMANA, O HOMO SAPIENS COMO SEUS FILHOS.Rita de Cássia Tiradentes
posted by GUINA @ 3/24/2006 0 comments links to this post



Enviado pelo leitor: Marcos valério Mannarino HOJE, DIA 23 DE MARÇO, PRESENCIEI UM DOS MOMENTOS MAIS EMOCIONANTES QUE VIVI, EM TERMOS DE VIDA E DE PERCEPÇÃO POLÍTICA. ESTAVA TRABALHANDO EM IBITIRANA -ES, CIDADE PEQUENA E CONSERVADORA, AO ATENDER UM JOVEM COM PARALISIA CEREBRAL, HEMIPLEGIA A DIREITA, OU SEJA, DIMINUIÇÃO DOS MOVIMENTOS DOS MEMBROS SUPERIOR E INFERIOR !A DIREITA, 13 ANOS DE IDADE, CURSANDO A QUINTA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, ACOMPANHADO DO PAI, UM SENHOR LAVRADOR DE 77 ANOS DE IDADE; QUANDO CONVERSAMOS SOBRE POLÍTICA, SOBRE A POSSIBILIDADE DESSE MENINO, CUJO FUTURO COMO LAVRADOR, A VIDA INVIABILIZOU MAS, COM SUA CAPACIDADE INTELECTUAL PRESERVADA, CONTINUA A ESTUDAR E BATALHAR POR UM FUTURO DIGNO; O VELHO PAI, ME DISSE UMA COISA QUE ME TOCOU PROFUNDAMENTE, DEMONSTRANDO SEU VOTO NO LULA, ALEGANDO QUE O FILHO PODERIA ESTUDAR, QUE NA SUA VIDA, SOFRIDA, DE AGRICULTOR, NUNCA TINHA FVISTO ALGUM PRESIDENTE TRATAR O POBRE COM TANTA DIGNIDADE. QUE SEU FILHO, POBRE E DEFICIENTE, PODERIA, TALVEZ UM DIA, SER ATÉ PRESIDENTE DA REPÚBLICA. BELO SONHO, QUE CADA VEZ MAIS SE APROXIMA DA REALIDADE PARA ESSA CAMADA SOFRIDA DA NOSSA POPULAÇÃO.SEU FILHO, COM O SORRISO NOS LÁBIOS, E O ORGULHO NO PEITO, ME DISSE DAVONTADE DE ESTUDAR, DE FAZER UM CURSO SUPERIOR, NÃO COMO UM SONHO IMPOSSÍVEL, MAS COMO UMA REALIDADE CADA VEZ MAIS PRÓXIMA.ANTES, TINHA CONVERSADO COM UM MÉDICO, COLEGA MEU, CINQUENTÃO, QUE TERMINOU A FACULDADE DE MEDICINA HÁ 1 ANO, TRABALHANDO POR VÁRIOS ANOS COMO AUXILIAR E TÉCNICO DE ENFERMAGEM, TENDO ESTUDADO DE DIA E TRABALHADO ARDUAMENTE DE NOITE PRA PAGAR A FACULDADE, FEITA EM ITAPERUNA -RJ, E ELE ME DISSE A MESMA COISA, QUE SEU VOTO SERÁ NO LULA, POR QUE, SOMENTE AS PESSOAS QUE PASSARAM PELAS DIFICULDADES COMO ELE, SABERIAM VALORIZAR A OPORTUNIDADE DADA A NOSSA GENTE HUMILDE, GENTE QUE, COM A HONRA REESTABELECIDA PELO TRABALHO E PELO ESTUDO, NUNCA MAIS DARÁ VONTADE DE CHORAR...SEUS FILHOS SEGUNDO MEU QUERIDO ALCEMAR, TERÃO COM CERTEZA UM MUNDO MELHOR, E É ESSA NOSSA BANDEIRA.O PROUNE É A REDENÇÃO DESSA GENTE TRABALHADORA, HONRADA E, QUE POR UM CRIME COMETIDO CONTRA ELA PELOS GOVERNOS ELITISTAS QUE, AO MANTE-LOS FORA DO ACESSO AO CONHECIMENTO, SEMPRE USUFRUÍRAM DESCARADAMENTE DO TRABALHO DIGNO DESSE NOSSO POVO.POR QUE NÃO FOI FEITO ANTES? SIMPLESMENTE PELA TÁTICA CANALHA DESSA TURBA DE MANTER O POVO ANALFABETO COMO SERVIÇAIS NOS BREJOS DA CRUZ...É CLARO QUE O BOLSA FAMÍLIA É, ATÉ CERTO PONTO, ASSISTENCIALISTA; MAS, PARA O FAMINTO QUE MAL SE ARRASTA PELA VIDA, O PÃO É ESSENCIAL PARA QUE ELE POSSA ATRAVESSAR AS TREVAS, DAR O PEIXE NÃO RESOLVE, SE ISOLADAMENTE, PORÉM NÃO É ISSO QUE TEM SIDO FEITO, SENHORES CARDEAIS DA IGREJA.A SOBRINHA DE MINHA MULHER, FILHA DE EMPREGADA DOMÉSTICA E DE DESEMPREGADO, MORADORA DA BAIXADA FLUMINENSE, CURSA FISIOTERAPIA, GRAÇAS AO CRÉDITO EDUCATIVO, QUE OS GOVERNOS ANTERIORES DO SENHOR FHC, TRANSFORMOU EM ARTIGO RARO NESSE PAÍS. ESSAS INSTITUIÇÕES DO CRÉDITO EDUCATIVO E DO PROUNE SÃO NA VERDADE, O ENSINO DA ARTE DA PESCA, COISA QUE ESTÁ DIGNIFICANDO NOSSA GENTE.SOU CONTRÁRIO ÀS COTAS RACIAIS, CREIO QUE ISSO É RACISMO, MAS A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E TÉCNICO PÚBLICO, O FUNDEB E OS MECANISMOS EDUCACIONAIS SUPRACITADOS, VÃO, A MÉDIO PRAZO, REALIZAR UMA JUSTIÇA SOCIAL E UMA DISTRIBUIÇÃO DE RENDA NUNCA VISTOS NESSE PAÍS. ESSE É O DIA-A-DIA DO NOSSO POVO, E É POR ISSO QUE DEVEMOS LUTAR PELA MANUTENÇÃO DESSES PROGRAMAS, E SOMENTE LULA PODERÁ FAZE-LO, É SOBRE ISSO, PRINCIPALMENTE, E NÃO SÓ SOBRE A POLÍTICA ECONÔMICA QUE DEVEMOS ESCLARECER AOS NOSSOS IRMÃOS INDECISOS OU INFLUENCIADOS POR ESSA MÍDIA VENDIDA.É EM HOMENAGEM AO VELHO AGRICULTOR E SEU FILHO DEFICIENTE, ENTRE TANTOS, QUE DEVEMOS LUTAR PARA QUE ESSE PAÍS NÃO PERCA SEU RUMO.LULA AGORA E SEMPRE. COM O BRILHO DA ESPERANÇA DOS OLHOS DOS NOSSOS MENINOS E VELHOS. DO POVO TRABALHADOR E EXPOLIADO DESSE PAÍS.NÃO PODEMOS DEIXAR QUE OS ABUTRES DO CORONELISMO NORDESTINO E A ELITE ECONÔMICA PAULISTA, TÃO ACOSTUMADA A EXPLORAR ESSE POVO, RETORNEM AO PODER, ISSO SERIA UMA CATÁSTROFE COMPARADA AO GOLPE MILITAR DE 1964 OU, QUEM SABE, ATÉ PIOR PARA NOSSO POVO MAIS CARENTE.Marcos Valerio Mannarino
posted by GUINA @ 3/24/2006 0 comments links to this post



25 Março, 2006
Enviado pelo leitor Marco Aurélio
Interessante para quem acompanha o desenrolar dessa trama à mexicana armada em Brasília, é o papel representado por dois protagonistas da mesma; uma dupla que, num momento selaram, com um "selinho" uma das cenas mais inusitadas e inesperadas de tudo isso.A Senadora Heloísa Helena que, a cada intervenção da canalha oposicionista, é citada por pessoas de um "gabarito" de Árthur Virgílio, Álvaro Dias, ACM, Agripino Maia, Mão Santa, Heráclito, entre outros, vocifera a esmo, atingindo, tal qual fosse uma metralhadora sem rumo, tudo que possa representar o Governo Lula, segundo ela, o traidor.Isso tem me feito pensar até que ponto, ela crê que seus novos aliados, têm por ela alguma simpatia ou respeito; até que ponto nutrem por ela qualquer admiração. A "ingenuidade" da mesma me traz, de memória, fatos que podem explicar isso...Exite aquela máxima - o escravo adora o escravizador e o chicote e, parece que isso é o que está ocorrendo, já que o caráter da mesma, me parece ilibado; no que, francamente, quero crer. A outra hipótese seria, medicamente falando, um quadro de idiotia que, diferentemente do vulgo, quer dizer, oligofrenia.A senadora, oriunda da terra dos coronéis, subconscientemente, deve sentir orgulho, quando citada por esses, os escravizadores do seu povo. O chicote pode ter deixado marcas indeléveis na formação da personalidade da cara senadora que, repito, creio íntegra.Nada, além disso, me faz crer que a faria endossar o coro de tão nefastas personagens de nossa história. O outro personagem dessa opereta de quinta, é o Senador Eduardo Suplicy; cuja dificuldade de concatenar idéias e ser objetivo já era citada por Paulo Francis que o chamava de Eduardo 'Mogandon' Suplicy, algo como se fosse Eduardo 'Diazepam' Suplicy. O caso desse querido senador é tocante. Um homem de origem nas elites paulistas, vindo de uma das famílias mais ricas e tradicionais de Sampa, com seus sonhos de um país justo mas, talvez, com a inerente marca da elite intelectual uspiana em sua formação, de excelência teórica, mas primáriedade na prática, ao ser bajulado pela mesma oposição, que o mesmo por "ingenuidade" crê ser formada por cidadãos da mesma firmeza de caráter do querido senador, é, via de regra, envolvido pela mesma canalha supracitada.Não creio em desvio de caráter das duas eminentes personagens citadas acima, nem quero crer nisso.A idiotia tb passa longe, já que ambos são professores universitários, se bem que alguém já citou antes "quem sabe faz, quem não sabe, ensina"; esse ditado estúpido, pelo menos nesse caso parece se confirmar.O famoso beijo trocado entre ambos, há algum tempo atrás, era a premonição dessa aliança que, acredito ser baseada na falta de malícia de ambos, extremos tocados por atos e concepções idênticas sobre a vida, curiosamente irmanados pelos mesmos motivos. A utilização direta e indireta de ambos pelas raposas velhas, coronéis de sempre e neocrápulas do antigo desgoverno anterior.Espero, francamente, que ambos acordem e, em pleno acordo com seus mais remotos e longínquos ideais, passem para a História, cruel Juíza, da qual nada escapa, com uma imagem melhor do que a de dois servos, mesmo inconscientes, dessa oligarquia imunda, que há tempos, devora esse país. Autor: Marco Aurélio Manarinno
posted by GUINA @ 3/25/2006 0 comments links to this post



26 Março, 2006
É duro para um democrata criado num meio libertário e humanista ter que admitir algumas coisas que, com o tempo se mostraram verdadeiras, lamentáveis, mas verdadeiras.A ditadura militar, os tempos negros desse país foi uma das piores coisas que poderiam ter acontecido, deixando algumas gerações órfãs de líderes, perdida e sem sentido, os desaparecidos, várias famílias marcadas ad eternumn pela perda de seus entes queridos; massacrados por uma vergonhosa página da nossa história, talvez a mais triste e suja dela.Porém, o desenrolar dos fatos, da história pós arbítrio me demonstrou que, em alguns casos os militares tinham razão.Vemos p.ex os senhores Fernando Henrique Cardoso, César Maia, Arthur Virgílio, entre outros que, como vendilhões da pátria, desfazendo-se do patrimônio de um povo sofrido, conseguido através de muita luta, em qualquer país sério poderiam ser acusados de crime de lesa pátria; nesses casos, não digo o exílio, mas a cadeia poderia ter resolvido e nos poupado de transtornos como o de termos que ver a Vale do Rio Doce vendida pelo seu lucro trimestral, subfaturada e vendida com moeda podre, títulos de dívida sem nenhum valor comercial.O caráter entreguista e "liberal" desses cidadãos que, na máxima de que os fins justificam os meios, se aliaram aos algozes deles próprios, num sinal de falta de firmeza de caráter, algo como se Tiradentes se aliasse a Joaquim Silvério para vender a pátria a Portugal, num samba inacreditável do crioulo doido, muito mais cretino que qualquer dança da Angela.Infelizmente nós, idealistas e sonhadores, não tínhamos como acessar os DOPS da vida e, sem bola de cristal, comemoramos a volta dessa corja e, paradoxalmente, os recebemos de corações e braços abertos, mal imaginando que esses Calabares destruiriam o país.Me dá arrepios na espinha e vontade de me auto-exilar, simplesmente a perspectiva da vitória dessa cambada nas eleições de outubro, qualquer país da nossa América Latina será mais digno de se viver do que a nossa terra na mão desses fundamentalistas bushianos; republicanos e arcaicos no novo mundo que, eles teimam em não ver, ou melhor, parece-me que escusos motivos os moveram e os moverão, a perspectiva de malufarem o país.Graças a Deus, sou revolucionário, filho de revolucionário, neto de revolucionário e tenho meus olhos abertos para o futuro, onde quer que seja, onde puder haver esperança. Quero a dignidade nos olhos do meu filho, quero poder ter o brilho dos olhos dos mujiques dessa terra, numa doce e pacífica revolução, a da escola, a do trabalho, a do compartilhamento, do crescimento com justiça e resgate da cidadania.O triste é vermos como a verdade, e só ela liberta, é desfeita a cada manchete de jornal e, os vendilhões são o pior tipo de gente, pois até Jesus Cristo em sua Ira Santa perdeu sua paciência com esse tipo de gente, logo ele, que pregando o perdão foi manso e sereno com todos, menos com esses crápulas.Cometemos erros, alguns graves, mas nada se compara à venda da pátria, isso é inadmissível, essa forma de erro é a pior delas, pois expõe o povo aos interesses dos mais fortes, deixa o cordeiro dentro da boca do lobo, sem chances de defesa e refém dos interesses dos mais fortes, simple e frágil povo que, infelizmente, ainda precisa da tutela do Estado para não morrer de fome, para poder ter dignidadeDIGNIDADE.Nosso Navio Negreiro, nosso canto de liberdade mal começa a ser ecoado e está ameaçado pelos velhos decrépitos e prostituídos e, pior, se reproduzindo na nova geração dos pulhas, como Rodriguinho e Netinho metrossexual.Resta-nos não a resistência, mas o contra-ataque, não estamos acuados, estamos sendo simplesmente atacados sem nenhum escrúpulo e nos resta o contra-ataque. Isso é diário, na forma de atuação dos deputados e senadores, na forma de denúncia e pressão sobre a mídia, como p.ex a suspensão do patrocínio das empresas de comunicação, ou a obrigatoriedade da divulgação gratuita de propagandas. Pagamos caro para que os jornais da TV, patrocinados por nós e agindo contra os interesses nossos, descaradamente mintam ou omitam.E, lembrem-se a concessão das televisões é pública, portanto nossa.Outras medidas, como uma uma convocação da CUT, da UNE, das pastorais residuais das Igrejas, para, em sintonia com sindicatos e escolas esclarecerem nosso povo, nossa gente e alertá-los para o risco da volta dos vendilhões ao templo.A luta se renova e isso é alimento para nossas almas, acostumadas com a guerrilha de idéias, para o debate franco e honesto. ARRIBA!Erguer os olhos e levantar a cabeça. NO PASSARÁN!!!!!Por: Marcos Valério Manarinno
posted by GUINA @ 3/26/2006 0 comments links to this post



29 Março, 2006
A verdade dessa história toda é que, se pararmos para pensar, a oposição fez um grande favor à administração federal. De há muito debatíamos a política econômica do companheiro Palocci, tendo isso causado muitas discursões e debates, entre aqueles que lutavam por uma baixa de juros e recomeço do desenvolvimento à plena e os mais conservadores, monetaristas que viam com receeio uma possibilidade de, uma mudança mais radical e menos paulatina nessa política econômica.A credibilidade do governo Lula no mundo hoje é muito superior ao dos desgovernos anteriores e, o remédio foi genialmnete aplicado, em doses cavalares para o paciente que se encontrava no CTI, salvando-o da morte eminente causada pelo envenenamento da incompetência do governo tucano, num choque de recessão associada com liquidação do patrimônio público, afora uma vergonhosa política interna de envergonhar qualquer ditadorzinho amoral das republiquetas centroamericanas e africanas do século passado.A oposição, em seu desvairio alucinado, com seus ataques inconsequentes e indecentes, tentando bombardear, sem nenhum escrúpulo moral e legal o governo federal, se baseando em qualquer canalha que espelhasse, tal qual Dorian Gray, o rosto dela própria, carcomida pela incapacidade e pela falta de ética, numa coisa nos ajudou a resolver o velho dilema. A opção é pelo crescimento e desenvolvimento, sem abrir mão da distribuição de renda e justiça social.Equipe maravilhosa essa que, na saída de um José DIrceu, conta com uma Dilma e, na saída de um Palocci conta com um Guido; o nosso horizonte se apresenta maior e mais claro.Porém não se pode dar asa a cobra. A nossa hora chegou, o contraataque, com bases sólidas deve ser agora, e rápido e vigoroso.Vamos cortar a cabeça da cobra agora!!!!Cada senador e deputado da base deve atacar veêmentemente, até minar absolutamente o Picolé, não podemos deixar pedra sobre pedra.Não podemos deixá-los respirar, as armas estão aí. Convocar o Jazardli para a CPI do fim do MUNDO, a do circo. é uma idéia.Partir para, a cada discurso, cobrar a abertura das várias CPIS no estado de São Paulo, não dar descanso, convocar a sociedade organizada pra fazer pressão sobre a assembléia legislativa de São Paulo, exigir discursos inflamados de nossos representantes, estraçalhar essa corja.Vamos á luta, companheiros, a hora é essa, a hora do povo.Por: Marcos Valério Mannarino
posted by GUINA @ 3/29/2006 0 comments links to this post
Vamos Nessa Companheiros



A LUTA DE NOVO, RECOMEÇA NO GOLE DE CACHAÇA, NO CANTO DO POVO HUMILDE, NAS PRAÇAS, NOS BOTEQUINS NAS VIELAS, FAVELAS, FÁBRICAS NAS ESCOLAS, NOS PORTÕES DE NAMORADAS.NESSA GUERRA, SEM TRÉGUAS PERTO, OU LÉGUAS DAQUI,VAMOS À TRINCEHIRA NOVAMENTE,NA MENTE O SONHO REDIVIVO, ALTIVO PEITO MESMO CONTRAFEITO, NUM CANTO DE AMOR ETERNO NO TERNO, NO JALECO, NO GIZ, NO UNIFORME, NO TRABALHO, ENFIM A CADA DIA, NOVO BRILHO, SEM ESQUECER O PASSADO,TRAZENDO AO LADO, A BANDEIRA A VIDA INTEIRA, BATALHAS...NÃO DEIXEMOS ROUBAREM A ESPERANÇA DA CRIANÇA INDEFESA, DO VELHO CANSADO,DO POVO APRESSADO, QUEM NEM PERCEBE A CILADA. VAMOS TODA MADRUGADA, A CADA DIA QUE NASCE FAZER COM QUE RENASÇA A GLÓRIA DA HISTÓRIA NA MÃO IRMÃO, DÊ TUA MÃO E PALAVRA ACORDE QUEM ADORMECE,NOSSO OURO, NOSSA LAVRA, NOSSO MUNDO INUNDADO DE TERNURA, NA BRANDURA SERENA MAS, CONVICTA, VENCENDO A CORRUPTA CANALHA QUE NÃO FALHA, SEMPRE VOLTA, TENTA E, NÃO SATISFEITA DESFEITA A TRAMA DA LAMA, NEGA A PRÓPRIA FACE,NÃO PODEMOS NOS CALAR, OMITIR JAMAIS PELA VIDA, PELA PAZ, PELOS OLHOS DOS NOSSOS FILHOS,PELOS TRILHOS DA HISTÓRIA, ONDE SOMOS ATORES E SENHORES,NUNCA IREMOS DESISTIR, RESISTIR É A ORDEM CONTRA ATACAR TODO DIA, NUMA SINFONIA, CUJA SINTONIA É O FUTURO DO POVO, CANTAR DE NOVO, RENOVO MEU CANTO E, NO ENCANTO DESSA LUTA, SENSATA LUTA, BRUTA,BRUSCA, NA BUSCA DA LUZ QUE OFUSCA, QUE TRADUZ NOVOS TEMPOS, SEM CONTRA TEMPOS, SEM INJUSTIÇAS.VAMOS, SÃO MORTIÇAS AS NOTÍCIAS DAS MAIS DIVERSAS MILÍCIAS, DAS PROSTITUTAS DA PENA, QUE APENAS FAZEM O JOGO HIPÓCRITA DA CANALHA SEM ÉTICA, SEM MORAL, DESAVERGONHADA NAS CILADAS DOS JORNAIS, NA PODRIDÃO DA IMPRENSA ONDE O CRIME COMPENSA, O PRECONCEITO É MAIS FORTE;VAMOS LUTAR, ATÉ A MORTE, SE PRECISO, NUNCA RETORNAR SEM O GOSTO DA BATALHA, CONTRA A CANALHA QUE SE ESPALHA PELOS MAIS VARIADOS CANTOS.MAS, NÃO RESISTEM AOS CANTOS DO POVO UNIDO, SOFRIDO,MARTIRIZADO PELA VIDA,BANDIDA VIDA, CRUEL, PERDIDA MUITAS VEZES.MAS AOS REVESES DA SORTE, DE REPENTE A LUZ SE ACENDE NO UNIFORME DA MENINA, NA ENXADA DO RAPAZ, UM NOVO CANTO DE PAZ, PODE DE NOVO SE OUVIR,MAIS FORTE QUE OS BERROS INSANOS DOS CANALHAS TUCANOS, DOS PILANTRAS DE ALUGUEL.E, CRISTO, SORRINDO, NO CÉU, VÊ SEUS FILHOS EM OUTROS TRILHOS, NA BEM AVENTURANÇA NA ESPERANÇA DOS HUMILDES.A NOSSA TAREFA É GLORIOSA, E SERÁ VITORIOSA,NUNCA SERÁ VÃ, TAREFA CRISTÃ, DE SEMEAR NESSE CHÃO,O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO.POR ISSO, TE PEÇO AMIGO, NÃO TEMAS O PERIGO, NÃO RECHACES A LUTA ISSO É CONTIGO, COMIGO, CONOSCO.EM CADA EMBOSCADA, LEVANTE TEUS OLHOS, E SEMEIE NOSSO CANTO EM CADA CANTO, DESSE AMADO PAÍS.SEM MEDO DE SER FELIZ!!! Rita de Cássia Tiradentes
posted by GUINA @ 3/29/2006 0 comments links to this post



27 Março, 2006
Muito interessante e sintomático o artigo do Estado de São Paulo sobre Palocci, colocando-o como última defesa de Lula. Este artigo me faz, pela forma desesperada da colocação dos fatos pensar no óbvio; Palocci é uma das últimas armas da oposição.Em momento algum essa canalha pensou em poupar Palocci e, sim guardou o ataque deles para desestabilizar a economia para o final; não esperavam ter que usar essa cartada tão cedo.O crescimento de Lula nas pesquisas, apesar de todos os ataques e calúnias feitos contra o presidente nesse período todo, não deixou para eles, senão uma última perspectiva - a quebra da economia brasileira!A ausência de qualquer escrúpulo dessa súcia já é conhecida há tempos.Os excelentes índices da economia, e o banho de competência que o Governo Lula apresenta sobre os governos passados, possibilitaram a recuperação da imagem de Lula, o que refletiu no reerguimento da sua candidatura; isso fez com que a oposição, desesperada, tente atingir não a Palocci, mas sim ao povo mais pobre, mais necessitado, mais faminto.Atitude covarde e canalha, típica do caráter de tal gente, parasitas históricos do capital, sanguessugas do labor alheio, ascaris do povo brasileiro.A fome do povo é a melhor bandeira dessa pútrida corja; e é, apostando nessa hipótese que tentaram e tentam desestabilizar não Palocci, mas sim a economia como um todo.A reação do mercado financeiro e da economia não apresentou, graças a Deus, os resultados esperados por eles, e Palocci fica.Mesmo que não ficasse, isso não significaria mudança alguma para a candidatura Lula, por que sua última defesa é o próprio povo brasileiro.O povo que, como unidade, é incorruptível, mesmo que, isoladamente, possamos ter alguns Nildos da vida, baratos e bem treinados. O POVO É INCORRUPTÍVEL e, como, a única linguagem que a oposição entende é a da compra e venda de consciências, o desespero vai tomando conta deles.A tentativa de atingir Fábio e Okamoto é a derradeira faceta desse jogo. Nada consiguirão, nosso povo sabe o que quer, principalmente, o mais humilde.O povo não é burro e é dele que nascem as grandes revoluções da humanidade, tanto políticas quanto religiosas ou Cristo era da elite?Não se pode comprar o incosciente coletivo, tapar os olhos de toda uma nação, embora o golpe esteja muito bem arquitetado, a dívida dos governos anteriores é até maior que o gigantesco crédito desse governo.Temos que ter cuidado para não entrarmos no jogo deles, se bem que, de tantas falcatruas passadas, temos armas para equilibrar no baixo nível, coisa que só interessa a eles.Não podemos partir para o jogo sujo, nada ganharemos senão ficarmos enlameados também. A melhor tática de ataque é fazer como o toureiro, deixar o touro cansar de tantos ataques a esmo, sem rumo e, no final de tudo, serenidade.O desespero é deles, não nosso, a vileza de atos e baixeza de idéias e formas de ataque, tb é deles; cabe-nos somente trabalhar, cada vez mais, com ou sem Palocci, mas com a certeza do dever cumprido a cada dia. Com a brilho do futuro nos olhos, e o trabalho do dia a dia com afinco e hombriedade.Afinal nunca fomos e, graças a Deus, nunca seremos elite nesse país.SOMOS TRABALHADORES E, COMO TAL, SOCIALISTAS,NO PASARÁN Por: Rita de Cássia Tiradentes Reis
posted by GUINA @ 3/27/2006 0 comments links to this post



Onde anda a ética nesse país?
Estava pensando por onde anda a ética nesse país? Até que ponto uma secretária tem o direito de denunciar, sem nenhuma pressão, seu chefe; até que ponto um caseiro ou qualquer empregado doméstico, que convive no dia a dia com qualquer cidadão tem o direito, sem ter sido pressionado ou sequer citado, de vir a público expor coisas da vida íntima de seu patrão?Pelo que me consta, ambas as categorias profissionais tem sindicato, e os mesmos, ao se omitirem sobre o assunto, criam um clima de terror entre os patrões e seus funcionários já que, entre eles, permeia um código de ética, mesmo que implícito, que é a ética entre relacionamentos humanos. Da mesma forma que o médico não pode expor, sob hipótese alguma, o que ocorre entre ele e o paciente, já que o segredo profissional é pilar da profissão, o advogado com seu clieten e o padre/pastor com seus fiéis, essas categorias profissionais que privam do nosso dia a dia, têm, obviamente, uma ética a ser respeitada.Não estou entrando no âmago dos problemas supracitados, mesmo porque o estrago sobre a moral das pessoas já foi feito e, muitas vezes,isso é irreparável, mas sobre a ética dos nossos dias, onde o dedodurismo o X-9, institucionalizou-se como uma coisa benéfica.Um dos mais desprezíveis caráteres de personalidade, se tornou nesses tetempos negros, uma virtude enaltecida por muitos.A bem da verdade, essa sociedade policialesca, neofascista tem, por incrível que pareça a omissão ou até o elogio das entidades mais representativas da preservação dos direitos humanos, como a OAB, a CNBB, a ABI e por aí afora...Até que ponto, pessoas como esse Nildo, essa Fernanda, ou o próprio "HERÓI" Roberto Jefferson, podem ser enaltecidos, como foram pela sociedade, inclusive por parlamentares de passado ilibado, como um Pedro Simon, entre outros...Temo pela quebra da ética, pilar da democracia, temo pela banalização e, pior, pela glorificação dos dedos-duros. Aonde vamos parar, até que ponto posso contratar uma secretária, um caseiro, uma empregada doméstica, um motorista particular?Exijo uma resposta rápida dos sindicatos e das centrais trabalhadoras, pois se não houver isso, me sinto com o direito de achar que não posso ir ao médico, não posso me confessar com meu padre, nem posso contratar um advogado, muito menos uma secretária ou motorista, nem um empregado doméstico, isso hoje é extremamente perigoso, a denúncia de qualquer um deles, mesmo sem provas, mesmo se chantageadora, tem mais importância que a minha palavra, e até provar que rabo de porco não é saca-rolha, estou frito.Minha indignação é que, a cada dia vejo que os valores de caráter estão se modificando muito perigosamente; não sei que mundo deixarei para meus filhos, não sei até onde posso e em quem devo confiar.Me sinto refém, e acuado, mesmo que nada tenha feito, não poderei me defender de qualquer acusação, por mais absurda que seja.Depois vemos uma Fernanda avisar que a Playboy oferecera 2 milhões de reais, coisa desmentida pela própria revista, o que revela a qualidade de caráter dessa moça, que até pra se despir usa chantagem. Um pulha como Bob Jefferson apresenta-se com áurea de herói nacional;um caseiro de surpreendente argumentação e conta corrente tão surpreendente quanto, se torna "vítima".As coisas estão descambando sim, e a OAB, a CNBB, a ABI aplaudem ou se omitem. Vou ter que recorrer a quem?CHAME O LADRÃO, CHAME O LADRAO!!!!Pelo menos pra esses, assim como para os traficantes, a ética tem maior importância que prá nós, cidadãos "civilizados"!!!Por: Marcos Valério Manarinno
posted by GUINA @ 3/30/2006 1 comments links to this post



Cada dia parece mais óbvio que José Serra será o candidato do PSDB,esses panfletos tucanóides: a folha, o estadão, a veja; representam a idéia e a tática dos maucaratistas e marronzistas do pulhato ou tucanalhato, como queiram. Pobre picolé, foi entrar de gaiato e se ferrou, aliás, se observarmos a biografia de Zezinho e Fernandinho, saberemos como e porquê.Para quem não sabe, a história desses dois começou quando, ambos crianças, crianças normais, que roubavam frutas no quintal dos outros vizinhos mais pobrezinhos e vendiam na feira do outro bairro, a preço de banana, com a promessa de ajudarem a pagar a escola e os remédios dos vizinhos, pegavam dinheiro emprestado com outros meninos e deixavam a conta pros outros pagarem, faziam mil estrepulias próprias da idade, coisa de criança...Meninos saudáveis, filhos de famílias honestas e honradas, criados soltos, como toda criança deve ser, tinham, entre outras características, o gostar de fazer fofoca, nisso só perdiam pro Virgilinho, outro menino sapeca lá das amazonas, ou ama zonas, sei lá...Adoravam essas histórias de quem comeu quem, com quem aonde, qual foi o troca-troca, a barganha, a negociata, essas coisas de adolescente...Fernandinho era mestre em falar no seu próprio linguajar, falava de uma maneira que ninguém entendia nada e, num dia, belo dia, surpreendeu a todos dizendo que ia fazer vestibular para sociologia; logo ele, que falava que todo desempregado era vagabundo, que lugar de preto é na cozinha, essas coisas de menino de classe média da época...Já Serrinha era muito lido, lia muito o Almanaque do Biotônico Fontoura, de onde veio todo o seu conhecimento usado na pasta da saúde, tanto que quando dizia da cólera e do diabetes, solicitava pra ferver a água a 60 graus, num lapso pois ele bem sabia que quem ferve a 60 graus é o ângulo reto.Tudo armado pro Serrinha ser presidente e vem esse caipira do interior, tentando roubar o lugar dele, logo ele, a quem Fernandinho tinha prometido que ele o iria suceder; Que audácia desse caipira!Já bastava aquele do topete, aquele lá de Minas, que nem mineiro é, ficar chateado só por que ele, Fernandinho tinha assumido o filho real do mineirim; filho bonito tem pai sim, o pai sou eu, sou pai de todo mundo bonito, é por isso que o Nildo tem outro pai, que nem assume ele, se ele fosse bunitim, o Fernandinho assumia...Geraldinho, vai embora...esse lugar não te pertence, e não adianta chorar...Vem aí o SUPERSERRA, novo herói da direita brasileira. O salvador da pátria, o homem que vai garantir a venda da Petrobrás, de Furnas, da Caixa Econômica, do Banco do Brasil e, vocês aí que têm mãe bonita, botem as barbas de molho...Por: Marcos Valéro Manarinno
posted by GUINA @ 3/30/2006 0 comments links to this post



Depois de tanta balela hipócritas e vadias esse relatório sela o medo e a covardia dos nosso representantes omissos ou cooptados tenho saudade, bem antes desse povo acorvadado Aceitar o mensalão aceitar tal resultado aceitar corrupção isso é muito engraçado Compramos os aliados? isso é muita estupidez no mundo, primeita vez compramos homi errado até gente do partido precisamos dar dinheiro?isso sim, deve ter sido muito, muito verdadeiro!se fomos denunciados somos todos criminosos mesmo com nada provado eles são tão "bondosos"...porém se o caso for outro denunciados com penas somos de novo, que cena!,acusados, réus de novo! O caso é que, em que se basearam para confirmar um delírio de imagem de um canalha como esse Roberto Jefferson, ele próprio, beneficiário do caixa 2 da base aliada; criminoso sim, mas nunca corrupção ativa ou passiva; corromper a própria base aliada seria inédito na história da humanidade, assim como esse relatório esdrúxulo, sem nexo, apresentado pela CPI, se os parlamentares da base aceitarem isso, passarão, para a eternidade um atestado de imbecilidade sem tamanho.Corromper companheiros de partido é o cúmulo! Isso é tão verdadeiro quanto a afirmação do picolé que no governo do estado de são paulo não tem ladrão!Não digo que seja nem por uma questão ética ou de moral, ou purista, mas simplesmente por uma questão de inteligência, mínima que seja, aceitar que houve compra de consciências dentro da base, principalmente dentro de um partido ideológico é ABSURDO!!Esquemazinho merda de caixa 2 que o Virgílio Guimarães nos arranjou hein! Também copiado do Azeredo e do PSDB mineiro, vocês queriam o quê?Podem mudar os termos no dicionário - caixa 2 agora se chama corrupção ativa e, se lembrarmos o que disse o Pedro Simon and Garfunkel no começo dessa história, de que tal prática era usual e, ele mesmo utilizou=a, podem processar o cara!Mensaleiro velho de guerra com pose de bom moço.Agora, extremamente absurdo o indiciamento de Carceroni que, em última análise cometeu uma barriga jornalística, coisa useira e vezeira na "emprensa" paulista, vamos indiciar todos, digo todos os jornais que noticiaram que Toninho da Barcelona tinha provas do envolvimento de todo mundo com lavagem de dinheiro!A fonte, muitas vezes nem citada, pode até ser, se não comprovados os fatos, indiciada, mas cadê o indiciamento do Toninho da Barcelona?Será que, o fato de aliados do governo estarem incluídos na listá, como o pessoal do PMDB mineiro está inibindo a nossa turma?Prefiro crer que não, mas tudo anda possível...Afinal, Suplicy é "aliado" ou não? Tião Viana que o diga...Cada vez mais acredito na genialidade de Lula, o admiro e me curvo à sua capacidade admnistrativa!Para quem admnistra o PT e a base aliada, admnistrar o Brasil é fichinha.O Suplicy dá mais trabalho que a dívida externa, que a injustiça social até; o Delcídio não fica muito atrás.Para não dizer que não falei do Delúbio, do Silvinho e de outros menos cotados.Parabéns presidente; o senhor é de rara capacidade intelectual e de paciência equivalente à de Jó - Perdoem, eles não sabem o que fazem...Querido Carceroni, muito te admiro e, unidos iremos até o final pela liberdade de expressão, pela JUSTIÇA, essa é nossa meta principal e o motivo de estarmos nessa luta juntos.O sentido de democracia passa por isso, e somos democratas, socialistas e democratas; ao contrário desse relatório feito pra agradar a opinião pública sem desgastar por demais, a imagem do governo; ELE É TODO MENTIROSO, NÃO HOUVE MENSALÃO NEM CORRUPÇÃO COMO AFIRMADO, CAIXA DOIS É TERRÍVEL, MAS NÃO É CORRUPÇÃO!Se o PT deixar isso passar, estou imaginando como vai ser o relatório final da CPI do circo.Atentai-vos!!Depois não vamos reclamar se arrebentarem com a gente, deixou passar a mão, cuide-se o resto vem sem vaselina!Por: Rita de Cássia Tiradentes
posted by GUINA @ 3/31/2006 1 comments links to this post



28 Abril, 2006
Gabeira e Bob Freire: Massa de manobra da oposição
Por: Rita de Cássia Tiradentes
Num interessante caso de mimetismo, dois dos antigos companheiros de luta se transformaram em massa de manobra da oposição xexelenta.Interessante a mudança cromática dos deputados Gabeira e Bob Freire, porque, como e quando esses dois cidadãos, cuja origem vermelha trasformou misteriosamente em algo estranho.A mistura verde e rosa somente deu certo na Mangueira, grande escola de samba de origem popular, e por ironia do destino, na contramão da história, hoje tenta azedar os interesses das camadas mais humildes da população. Numa atitude, no mínimo incoerente e ouso dizer inconsequente, esses cidadãos se mimetizaram em elitistas, posso já ver a cara de coronel por trás da máscara de Bob e a face de capitalista selvagem e indecente sob os óculos ou sob a tanguinha de crochê de Gabeira.O Vermelho do PCB, traído por BOB, se tornou, no máximo no lilás do PPS, e Gabeira, anteriormente vermelho, se torna verde, não de esperança, mas de imaturidade intelecto-sócio-política.ESSES DOIS NEO TUCANALHAS DE ALMA, ESTÃO ASSOCIADOS A QUEM NÃO RESPEITA A VONTADE POPULAR E QUER ROUBAR O POVO NA MARRA.O MUSO DA ANISTIA HOJE SE MOSTRA O MUSO DA BURGUESIA, ONDE FOSTE PARAR HEIN FERNANDINHO? É O TERCEIRO DA TURMA - DE FERNANDO EM FERNANDO O BRASIL VAI SE FERRANDO... ME DESCULPEM OS FERNANDOS, MAS MEU MARIDO SE CHAMA MARCOS VALÉRIO, O QUE FAZER!?



Meu velho companheiro, de tantas lutas conjuntas, de ideais parecidos, de libertário sonho.Te admirei e admiro, que aos mortos não se deve incomodar, mas mando a ti essa mensagem, crente que estás aí em cima em boa companhia.Com certeza, Luis Carlos Prestes, Miguel Arraes entre outros devem estar tentando te acalentar; porém, o Brizola, com toda certeza, mesmo sob os pedidos de clemência do Tancredo deve estar te atazanando as idéias, esse Leonel não teve e nem nunca terá jeito.Me lembro de ti, quando vivo, num comício na Candelária, para 1 milhão de pessoas dizias que, apesar das diferenças que havia, apoiavas a Lula no segundo turno contra Collor.Me lembro do teu apoio incondicional à Marta contra Maluf, velho amigo, sempre podíamos contar contigo e tu podias contar conosco, te lembras quando foste eleito governador?Votei em ti no primeiro turno nas primeiras eleições presidenciais livres deste país, acreditava que eras o único que conseguirias unir as esquerdas, e eras de esquerda sim senhor.Tanto que fundaste, o PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA.Algo dalém do PMDB, SOCIAL DEMOCRATA, na essência, como o PSOE, o PS porfuguês, o francês de teu amigo Mitterand.Sabias que o PT deveria ser respeitado e como aliado, nunca como frontal adversário.Respeitavas e eras respeitados pela maioria dos socialistas desse país.Me lembro, no Pasquim, brizolista de um lado e petista do outro, tinhas o respeito de todos.Meu amigo, tenho pena de ti.Aí em cima a barra deve estar pesada, eu sei que muita gente está sofrendo contigo, o Franco Montoro deve estar sofrendo tal e qual.Falar nisso, manda os meus respeitos para o Teotônio, nunca me esqueço o que ele fez pelo companheiro Lula, nos tempos da perseguição política, e te garanto que ele também não esqueceu.Com relação à Igreja, o Dom Helder está precisando mexer com os seus pauzinhos para dar um pouco mais de juízo a uma turma da CNBB, que está dando tiro no pé.Com relação ao Prestes, esse deve estar muito p... com o que o ex-camaradinha fez com o Partidão, mas esse não morreu não, ficou um pessoal que, heroicamente vai mantendo o partido dele.Eu imagino o que, lá do outro lado, o Médici, o Geisel entre outros devem estar te infernizando, mas essa sempre foi a função deles, INFERNIZAR. é por isso que eles estão lá, não é mesmo?Eu sei que eles estão esperando a hora do FHC, do ACM, do Arturzinho,do Cesar Maia, entre outros, desencarnarem para fazerem uma festa, literalmente vai ser uma festa dos DIABOS!Aqui na terra continuam jogando futebol, tem muito samba, muito choro e roquenrol, mas a novidade é que a meninada tá tendo mais esperança, tá comendo melhor, se vestindo melhor; eu sei que você está feliz por isso, mas não esquenta não. O fato de você ter sido tão desrespeitado depois de ter ido embora, não me tira as boas lembranças que tenho de você.Com relação ao seu filho, o PSDB, espero que um dia justifique a parábola do filho pródigo, embora vai ser preciso essa turma que se apossou dele morrer primeiro.Agora estou indo, não posso me alongar mais...Ah, com relação ao Brizola, não esquenta muito não, ele sempre será assim, até depois dele morto, o partido dele continua como a Neuzinha, o importante é polemizar, mas o pessoal não leva muito a sério não;Um grande abraço dessa teu admirador; Marcos Valério Mannarino Loures;Alegre-ES