Search This Blog

Saturday, May 13, 2006

INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO - AS DIFERENÇAS BÁSICAS ENTRE GOVERNOS

- Eu não estou nominando ninguém, eu não vou nominar. É uma cultura brasileira de confundir investimento em educação com gasto. De investir em política social com gasto. De vez em quando, se cria a seguinte coisa: precisamos ter um choque de gestão, choque de gestão significa cortar gasto, significa mandar gente embora e eu prefiro utilizar um choque de inclusão.”.

Essa afirmativa de Lula demonstra bem a clareza e a visão de um administrador sedimentado sobre bases sociais e sobre uma luta de décadas por um ideal, demonstra com clareza a diferença entre Lula e os pseudo-intelectuais de plantão.
A definição sobre o que é gasto e investimento passa longe da capacidade de compreensão da maioria dos nossos políticos, assim como a diferença entre crescimento e desenvolvimento.
O Brasil, à época do “milagre econômico” tinha um aspecto propandístico de um “crescimento” feito com base no endividamento gigantesco e impagável mesmo, que criou uma queda no nível de desenvolvimento humano ímpar.
O aprofundamento das diferenças sociais originado desse “crescimento” econômico, atado à velha máxima “crescer para dividir o bolo”, foi de trágico efeito sobre as gerações vindouras, inclusive a atual.
Associa-se a isso, o desgoverno de FHC, baseado nas mesmas primícias errôneas, temos um endividamento interno e externo gigantescos, que somente foram minimizados agora, com o Governo Lula.
Interessante ver que, apesar de termos um crescimento econômico nem tão significativo, temos um desenvolvimento ímpar nas décadas pós getulianas.
A precisão de Lula sobre o famigerado “choque de gestão” alcamista, paralelo aos “caçadores de marajás” do passado, nos traz uma idéia fúnebre que remete-nos, involuntariamente aos desmandos de FHC, com suas privatizações justificadas pela balela de “enxugar a máquina”!
Essa visão neo-liberal é extremamente danosa e perigosa, criando os “monstrengos” pais da miséria e das mazelas co-irmãs da injustiça social.
De política neo-liberal o Brasil já está esgotado, precisamos de uma nova sociedade INCLUSIVA em todos os parâmetros, inclusive cultural e social. Não podemos, em hipótese alguma, sob o risco de ficarmos na rabeira da humanidade, reativarmos tal discurso, mesmo que maquiado sob outra denominação.
O funcionalismo público não é o culpado pelos desgovernos e pela corrupção endêmica desse nosso país; ele, simplesmente reflete o que é feito pelos superiores hierárquicos.
A geração de empregos e de oportunidades para os mais capazes, através de concursos não viciados, como os que irão ser feitos nesse governo, é que faz UM CHOQUE DE QUALIDADE DE GESTÃO, fator primordial para a melhoria e não pelo sucateamento do sistema público.
A inclusão social passa também por isso. Pela valorização da qualidade de mão de obra, estimulada por salários e liberdade de ação, além da independência desses com relação ao governante de plantão, esse sim funcionário TEMPORÁRIO.
Essa história de “moralização”, normalmente é discurso dos que mais contribuem para a desmoralização – vide Collor, Alcamin, Garotinho, etc...
O discurso desses políticos é por demais conhecido e, todos sabemos, conflitantes com a prática política dessa turma.
Acordemos, pois sobre o afirmado por Lula para que possamos lutar para que essa INCLUSÃO se torne efetiva no nosso país.
Outro aspecto importantíssimo é a diferenciação, de GASTO com INVESTIMENTO, esse fator é primordial para que possamos separar, conscientemente, o joio do trigo.
Investimento implica em colheita, gasto denota perda.
No plantio diário de políticas sociais, colheremos um NOVO MUNDO, uma nova realidade social, e uma nova esperança.
Os “gastos” são, normalmente, aspectos puramente eleitoreiros, sem resultado prático, a não ser os votos numa nova eleição, e esse desperdício de dinheiro público é inadmissível, principalmente num país pobre como o nosso.
Quando se computam gastos, se gera miséria e submissão, bem ao contrário da independência criada pelos investimentos.
A diferença desses termos não é somente semântica, na verdade diferenciam qualidade de aplicação de dinheiro, os investimentos deparam-se com variáveis relacionadas ao benefício social, os gastos, pelo contrário, denotam lucros eleitoreiros em contrapartida ou dinheiro desperdiçado.
Agora, me perguntem sobre o dinheiro aplicado nos programas sociais aparentemente demagógicos como o fome-zero, o que seria?
Ora bolas! Esses programas são de fundo não assistencialista na avaliação pejorativa da palavra, mas assistencialista no sentido real da palavra – ASSISTIR, AJUDAR a quem está em situação de abandono total não é só política social e SIM EVANGELHO DE CRISTO na prática e na essência.
Culparmos algum governo por agir CRISTAMENTE, é ser hipócrita.
O matar a fome do desvalido é, no mínimo, obrigação de uma sociedade que, pelo longo de sua História, foi a GERADORA dessa miséria.
Essa dívida do país com ele mesmo, com a maioria dos escravos e esquecidos, dos (homenageando o cinqüentenário da obra) severinos desse Brasil, em todas as regiões e cidades, tem que ser paga e URGE SER PAGA, é preciso tratar esse assunto com um OLHAR CRISTÃO e não puramente econômico.
Lula, ao diferenciar esses termos, demonstra a capacidade de compreensão que é a célula mater para esse novo mundo que se aproxima, onde todos nós teremos reinstalado em nossos corações O ORGULHO DE SERMOS BRASILEIROS.
E é tão bom estar vivo nesse momento de transformação, de transição de uma sociedade escravagista para um mundo libertário, CRISTÃO.

ESCRAVIDÃO E CIDADANIA

A escravidão não poderia deixar de ser lembrada neste 13 de maio, que representa não mais uma data importante para os movimentos de valorização do negro no Brasil, substituída, com justiça pelo dia de Zumbi de Palmares, legítimo representante da luta contra a escravidão.
Porém, essa data aliada ao que representa, ou seja, a ação “paternalista” de um governo imperial acuado pelo Império Britânico, que queria tão somente a abertura de novos mercados com o aumento de consumidores para seus produtos, tem um caráter próprio e de real significância.
Demonstra que, de fato, não só naquela época, como ainda agora, a escravidão persiste embutida como um fator determinante nas relações sociais e trabalhistas no Brasil.
O fato do PODER conservador e burguês, no sentido pejorativo da palavra, não obrigatoriamente no literal, ter resistido até o último instante à perda de mão de obra gratuita e extremamente submissa, de cama e mesa mesmo, demonstrou o caráter dessa minoria que, à época, detinha os meios de produção e as finanças do Império brasileiro.
Pois bem, hoje temos uma resistência idêntica aos movimentos de cunho social e de libertação de um povo, na prática, escravizado.
Dá-me nojo saber que ainda há resistências a efetivação das empregadas domésticas como trabalhadoras, sendo necessária a utilização do desconto do Imposto de Renda como moeda de troca para que essas sejam efetivamente colocadas como trabalhadoras numa sociedade vil e cruel.
Com relação aos agricultores, a minha visão é idêntica; sendo que a criação de contratos de parceria foi o “drible” usado para que esses tivessem seus direitos garantidos.
No Brasil, a cada dia nos deparamos com a luta dos desvalidos e dos sem cidadania pelos seus direitos e, na maioria das vezes, a mídia burguesa coloca essas lutas sob um aspecto conservador e de “baderneiros” e até de criminosos quando, na verdade, o que vemos é uma luta contra a escravidão, talvez não literal, mas de fato dessas pessoas.
É vergonhoso termos que acompanhar os destaques dados nas notícias contrárias aos movimentos sociais e a pouca importância dada a violência contra a cidadania, exposta a cada dia em atos de verdadeira canalhice como no trabalho escravo, na infância abandonada e na velhice esquecida pelos quatro cantos do Brasil.
A colocação de pessoas sobre caminhões e caminhonetas sem proteção na época das colheitas pelo interior do país demonstra um aspecto criminoso dessa neo-escravidão.
“Vida de gado, povo marcado...”
Pior que a de gado, se analisarmos a melhora do rebanho nos últimos tempos.
E, para piorar, temos o abandono das sociedades marginalizadas nos guetos urbanos deixados à mercê do crime, numa reação natural à barbárie feita contra os cidadãos de menor poder aquisitivo.
Paralelo a isso, temos a omissão dos Governos, principalmente municipais com relação às políticas de cunho social.
Isso, sem contar a ação desastrosa desses mesmos governos quando, por motivos eleitoreiros negam aos seus adversários e privilegiam seus aliados na distribuição de empregos, verbas e vagas escolares.
Quando temos, a nível federal, uma programação de distribuição de renda, garantindo a renda mínima, percebemos a má utilização dessas verbas, apadrinhando uns em detrimento de outros pelo poder municipal.
Essa escravidão está evoluindo, a passos largos, para seu extermínio; já que, dentro de alguns anos, a melhoria das perspectivas do proletariado irá dar a esse a tão sonhada cidadania.
Escravidão se combate com CIDADANIA, sua antítese e seu antagonismo; por isso devemos lutar, a cada dia, contra os órgãos formadores de opinião que, em benefício próprio, muitas vezes escuso, faz com que se tente renascer o preconceito, a estupidez e, em última análise, a ESCRAVIDÃO, entre nós.
Quando vemos órgãos de imprensa como a VEJA colocar as suas mentiras como se fossem verdades absolutas, temos que desconfiar do porque dessas ações imorais e indecorosas.
O patrocínio desse tipo de ação reflete não uma idéia antagônica, o que sempre será permitido e elogiável, mas sim uma AÇÃO DESTRUTIVA E MENTIROSA, o que é INADMISSÍVEL.
Lutemos, portanto, a cada dia pela CIDADANIA e iremos exterminar, pelo menos entre nós a ESCRAVIDÃO horrenda e pútrida que, ainda hoje, assola nossa pátria.

DA VIOLÊNCIA EM SÃO PAULO E RIO.

A violência que explode em São Paulo é o resultado de uma ausência crônica de uma política séria segurança pública, a exemplo do que temos no Rio de Janeiro.
Os problemas crônicos desses estados estão associados à falta absoluta de uma política de recuperação de criminosos, além de um total e absurdo descaso com as comunidades mais carentes, reflexo de uma situação de desgoverno que se abateram sobre esses estados nos últimos anos.
Em São Paulo, a formação de grupos organizados, sob a total inépcia e incompetência de um Governo sem compromissos com o desenvolvimento e salvaguardas sociais, totalmente ausentes nas duas últimas décadas, ou seja, durante uma geração inteira, totalmente perdida, sem futuro e sem esperanças.
A proliferação de programas de televisão tipo mundo cão, que trazem as primícias de que “bandido bom é bandido morto”, criando personalidades totalmente psicóticas, a ponto de se enaltecer a violência reacional à violência em si, ignorando as causas sociais ou delegando-as a um segundo plano irracional, estimula toda essa generalização e banalização da violência e, como temos visto ultimamente, a partir da falta de projetos e de investimento nessa área gerando “monstros” onde, na verdade, o que ocorre é a criação de fantasmas absurdos e sem nexo.
O sistema correcional paulista é absurdo, sendo colocado em xeque a cada rebelião de menores, sendo a exploração midiática desses uma forma de estimulá-los.
Nada me impede pensar que essa orquestração feita entre os meios de comunicação sobre uma monotemática teoria criadora do pânico generalizado como forma de angariar audiência a qualquer preço, seja um estímulo para a criação de “heróis” entre essa “brincadeira” de mocinho e bandido.
Desde que o massacre do Carandiru ocorreu, e a impunidade decorrida deste, inclusive entre os principais executores, a impressão vendida pela imprensa é de que a luta pelo direito à cidadania é colocada como uma defesa da marginalidade, gerando uma reação extremamente conservadora e retrógrada, dos consciente ou inconscientemente seguidores do fascismo ditatorial que assolou esse país nos tempos nebulosos.
A incompetência do Governo Estadual, principalmente nos últimos anos permitiu tanto o crescimento quanto a organização desses grupos organizados que aterrorizam há algum tempo os paulistas.
A falta de políticas para a geração de empregos, e a propaganda emitida subconscientemente sobre São Paulo como o “paraíso” brasileiro, hiperinflacionou tanto o desemprego e subemprego quanto a população em si.
O inferno paulista cada vez mais se torna visível.
Outra coisa é o salário da Polícia Paulista, um dos menores do país, principalmente em relação ao caríssimo custo de vida desse Estado.
A cultura paulista da “direitização” como solução para os problemas gerados pela mesma direitização econômica que cria verdadeiras castas, além do estímulo à rentabilidade e ao lucro a qualquer preço, é paradoxal, mas é o que se vende em São Paulo como a solução.
Programas sociais, como os de Martha Suplicy foram abandonados em troca de umas obras faraônicas superfaturadas e “obras” sociais como a colocação de rampas, para expulsar os moradores de rua, sem dar outra alternativa para os mesmos.
Quanto ao Rio de Janeiro, o que ocorre é mais grave ainda. Aliado à total falta de planejamento para o apoio social, temos o endeusamento do tráfico como o ideal para os meninos carentes e como proteção para as comunidades carentes.
O poder paralelo no Rio de Janeiro está intimamente ligado à política, como vemos a poucos dias na associação entre ONGs, Poder e bandidos.
Essa associação tem aspectos únicos, como o “pedir a bênção” aos bandidos para o simples fato de subir um morro.
O poder dentro de poder; cujo braço expandido no Espírito Santo está sendo abortado e destruído, numa demonstração de que se houver vontade política isso é possível, hoje é mais importante que o poder de fato.
Os governantes do Rio, em todas as suas esferas estão à mercê política e administrativa desse poder asfarquiano.
A derrota franca e absoluta dos poderes constituídos nesses dois estados me trazem uma reflexão:
A curiosidade de termos, entre os postulantes à Presidência da República, os dois administradores desses dois estados, nos últimos tempos!
Geraldo Alckmin e Garotinho representam, portanto a ineficiência absoluta para o controle e a repressão ao crime organizado, em TODAS AS INSTÂNCIAS, desde a prevenção até o combate a esse.
Deixa-me muito assustado o fato de que essa incompetência e inércia possam, um dia, administrar um país tão complexo como o Brasil.
Quem não teve competência de arrumar o próprio quintal não tem a menor qualificação para resolver os graves problemas que afligem uma sociedade tão complexa quanto a nossa, onde a INJUSTIÇA SOCIAL é um cancro a ser derrotado.
Ao se perceber pelos discursos utilizados pelos dois governantes “BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO”, mote usado no Espírito Santo pelo grupo de José Carlos Gratz e que, graças a um governo mais lúcido, está sendo colocado longe do poder, a nível federal teremos o quê?
A ultra direita reacionária e estúpida; fascista mesmo, representada pelos programas de “cunho popular”, ou seja, olho por olho, dente por dente; enaltecedores dos abusos de autoridades, que conclamam a tortura, ao linchamento, à pena de morte, em resumo, a ausência do estado de direito, transgredindo todas as possíveis e pensáveis variantes que possam ser pensadas pela real democracia, assumiria o poder com esses candidatos!?
A simples possibilidade de isso ocorrer é temerária e deve ter a repulsa de todos os democratas desse país!!
Acordem para essa possibilidade e verão o quanto é drástico e pernicioso para o país essa hipótese!

Friday, May 12, 2006

DURMA COM ESSA

Rice elogia Lula e afirma que poderia ter nascido brasileira DE WASHINGTON A disputa entre Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez pelo posto de líder latino-americano ganhou uma jogadora de peso. No esforço mais evidente até agora de mostrar sua opção pelo brasileiro sobre o venezuelano na queda-de-braço que se seguiu às nacionalizações na Bolívia, Condoleezza Rice elogiou o programa educacional do Brasil e chegou a dizer que seus ancestrais poderiam ter sido brasileiros. "Eu sei que o presidente Lula, do Brasil, tem dado grande ênfase à educação", afirmou a chanceler norte-americana em discurso na sexta-feira, cujo íntegra só foi tornada pública anteontem à noite. Ela participava do encerramento do ciclo "Espaço EUA -Vanguarda Latina 2006", no Banco Interamericano de Desenvolvimento, em Washington."Quando estive no Brasil, recentemente", continuou, "tive uma conversa muito interessante sobre afro-brasileiros porque, é claro, meus ancestrais poderiam muito bem ter acabado no Brasil, em vez de no Alabama. Fazia parte do comércio transatlântico de escravos. E, ao olhar como essas diferentes populações estão começando a afetar seus ambientes domésticos, enxergamos o que é melhor sobre a democracia, mas, mais importante, sobre a democracia multirracial".A secretaria de Estado, que vem sendo questionada por ter sido surpreendida pelas decisões recentes do presidente boliviano, Evo Morales, e por fazer parte de uma administração que deixou a América Latina em segundo plano por conta da chamada Guerra ao Terror, fez um mea culpa: "Eu quero estar mais presente no continente, porque essa é a nossa vizinhança", disse, "um lugar com o qual dividimos fronteira".Segundo Rice, o principal problema da região hoje em dia "é que os governos democráticos estão tendo dificuldade em cumprir o que prometeram à população, e a população está ficando impaciente". "Quando os cidadãos perguntam "o que a democracia está fazendo por meus filhos e por minha família e por meus anseios", nós temos de ter uma resposta para isso", declarou.Como prova de sua preocupação, disse a secretária de Estado, a administração de George W. Bush teria "dobrado" a ajuda oficial para a América Latina, e essa ajuda, mais a expansão da zona de livre comércio e de oportunidades na região, "não levam em conta a posição dos governos no espectro político".No domingo, analistas haviam criticado na Folha o órgão do governo norte-americano por sua falta de política para o continente.

A análise dessa notícia postada acima deve ser feita com muito cuidado, porém parece clara se analisarmos do ponto de vista norte americano sobre a América Latina nos dias de hoje.
Em primeiro lugar, temos em Lula a figura conciliatória e verdadeiro contraponto lúcido à Chavez, com uma capacidade de diálogo maior e de, prestem atenção, SEM SER SUBALTERNO, ter uma contrapartida mais lúcida com relação ao Governo Bush.
Rice, como todos sabemos é o cérebro que a natureza negou a Bush, portanto traduz fielmente o que pensa os Estados Unidos, verdadeira Rasputin de saias, eminência parda do Governo Bush.
Lula representa o socialismo inteligente, sem radicalismos desnecessários, mesmo assim firme nas atitudes como na ruptura pacífica com o FMI, nas posições claras com relação a OMC e o protecionismo dos subsídios na Europa e EUA, além de sua política social de resultados invejáveis, além do sepultamento sutil da A L C A.
Isto demonstra claramente que não haverá intervenção americana pró ALCAmin, como temíamos e suspeitávamos, mesmo que esse se ofereça qual “donzela” da Praça Mauá, como no caso da oferta de reiniciar a A L C A; além do canto da sereia das privatizações, mesmo que sejam da PETROBRAS e até, não duvidem da internacionalização da Amazônia.
Muito interessante este aspecto da eleição que se aproxima, eu nunca iria imaginar postar isso um dia:
O operário que tirava o sono da Regina Duarte e de dezenas de “assustados” brasileiros que, fraudando o país, sob os auspícios de FHC, detonaram a economia do Brasil, com a gigantesca evasão de divisas; hoje é muito mais aceitável aos olhos dos EUA, SENDO MAIS DESEJÁVEL QUE A PRÓPRIA DIREITA, pois essa, o que poderia fazer se ganhasse as eleições no Brasil, seria aumentar a liderança radical de Chavez.
Hugo é um grande companheiro, mas sua visão de socialismo ainda remete aos tempos onde o radicalismo era a única opção, com sutis, mas importantes diferenças do socialismo de Lula de bases mais sólidas e menos conflitantes.
Não se é necessário destruir para reconstruir, sendo mais fácil e inteligente a reformulação, mesmo que se utilizem medicamentos diversos para se atingir a cura, o importante é a cura.
A política, aparentemente neoliberal de Lula, é no fundo uma genial adaptação de um medicamento esdrúxulo com resultados efetivos na distribuição de renda e diminuição da miséria.
Outra coisa que me espanta é essa capacidade de Lula de contemporizar diversidades, creio que treinada na dura oficina diária com o PT e suas várias vertentes, muitas vezes aparentemente antagônicas.
Quem diria que o WASP norte americano iria “torcer” para uma vitória do nosso operário, independente, mas sensato.
Eu creiam-me, me espanto cada vez mais com LULA, esse gênio que, na sua simplicidade tem o poder de agregar as mais diversas tendências desse mundo globalizado.
Já Alcamin, fragilizado por si só, não contava com essa, acostumado à subserviência aos yankees, mesmo “ofertando” os bens do povo, a submissão e o que fosse necessário, não conseguiu sensibilizar os americanos.
Durma com essa PSDB/PFL, por essa nem o eterno “slave” FHC esperava!

DA CAPACIDADE DE CONCILIAÇÃO

Uma coisa me chama a atenção: o caráter conciliatório de Lula, surpreendente para quem não conhecia o velho companheiro.
A imagem criada pela mídia de um combatente, de um guerrilheiro, a do homem de barbas e com cabelos desfeitos, das décadas de 70 e 80, dá lugar a de um contemporizador, de um pacifista de lucidez impar.
Interessante esse aspecto desconhecido pela grande parte da população brasileira, a de um homem amadurecido pelas dores e intempéries da vida.
Acostumado ao diálogo e à discriminação absurda, sem curvar a cabeça, mas tendo a paciência de esperar, sem discriminar ninguém. Respeitador e respeitado pelos homens de bem e, capaz de ser um ponto intermediário entre Bush e Chavez, aplaudido em todos os países onde anda, por sua maneira simples sem ser simplória de se expressar.
Lembro-me que desde o começo de seu governo, para espanto da classe média conservadora e da imprensa especular dessa mesma classe média, o líder operário se viu no centro das atenções nos fóruns que participava.
Poderias ser pelo exótico, diziam alguns, poderia ser pelo ineditismo de um operário no poder do Brasil, mas a verdade era bem outra.
Nós, socialistas acostumados à imagem guerrilheira de um Che Guevara, de um Fidel, olhamos, meio que desconfiados para esse homem de sorriso fácil, de bom humor e de empatia contagiante, sendo que muitos pensaram que o homem tinha voltado “americanizado”.
No seu encontro com Bush, alguns imaginaram que Lula iria partir para a “agressão” contra o imperialista americano, mas, ao se perceber que Luis Inácio tratou-o com a simpatia costumeira e surpreendente e com o carinho de um velho camarada, isso passou a ser visto com desconfiança por muitos de nós.
Sua linguagem popular, sem frescuras e de comunicação direta, transformou-o num líder popular de rara estirpe.
Isso foi, pouco a pouco, gerando a inveja em alguns e a admiração em muitos. O lançamento do programa Fome Zero e a capacidade de conquistar corações mais puros, levou o Brasil a se tornar um ponto obrigatório de referência, quando tratávamos de grupo dos 20, dos países emergentes, sendo destacada a liderança assumida por Lula, capaz de conquistar a todos, desde o Governo Francês até lideranças de países árabes, onde foi recebido com todo o respeito e admiração.
A passagem de Lula na Sorbonne, ao responder sobre a corrupção recém denunciada no Brasil, se essa era compatível com a democracia, ao dizer que no Haiti, realmente era incompatível, foi exemplar na forma elegante de responder à deselegância.
Pois bem, a partir daí comecei a entender por que Lula é respeitado por diversos setores, normalmente intransigentes, que vão de Stédile a Chavez.
Esse homem, que teve a sabedoria de não reagir intempestivamente às provocações diárias da oposição durante um ano e meio, percebendo que, como presidente do Brasil, sua função era a de dar a dimensão correta às denúncias e afastando, sabiamente todos aqueles que foram afetados direta ou indiretamente pelas denúncias, sem nunca se esquecer de que o direito à defesa é sagrado e ninguém é culpado até a prova ao contrário.
Poucos de nós teriam a paciência e a serenidade de não responder agressivamente às agressões sofridas de todos os lados, inclusive do nosso próprio lado.
Ao decorrer dessa crise, Lula amadureceu mais, tendo que se desfazer de companheiros de primeira ordem em nome da governabilidade que se fazia absolutamente imperativa naqueles momentos.
Passadas estas tempestades, eis que surge o problema com a Bolívia, Evo Morales, sem perceber está sendo o pivô de uma “disputa” até certo ponto fabricada pela mídia brasileira para tentar fragilizá-lo.
Percebe-se que a tentativa de antepor Lula a Chavez é uma forma de atuação conhecida e manjada, o divisionismo costumeiramente usado pela direita para enfraquecer os dois lados; o problema disso tudo é que, pelo que parece, o Presidente Boliviano não se apercebeu disso, poderá ser muito tarde quando esse acordar.
Não é difícil entender e se solidarizar com o povo boliviano, porém Morales tem sido muito infeliz em algumas declarações, muitas vezes parecendo que não identifica com clareza quem é realmente o inimigo do povo boliviano.
Aliás, essa história toda faz parte da herança maldita do Governo FHC, que criou todo esse problema, tornando a exploração imperialista da Petrobrás sobre o gás boliviano peça fundamental para a indústria paulista.
Esse problema é de fácil resolução, principalmente se tivermos em conta que a capacidade de auto-suficiência de gás natural brasileiro é evidente.
Lula, na sua sabedoria e paciência, sabe disso tudo e tem agido com a serenidade de sempre, inclusive resistindo às provocações mais canalhas, como as feitas pela capa de O GLOBO.
O desenrolar dessa história é claro, a Bolívia necessita essencialmente da Petrobrás e tem todo o direito de buscar em outros países a diversificação extremamente necessária para sua independência, isso é ponto pacífico, porém a forma atabalhoada que tem sido feitas algumas coisas pode, e muito, debilitar o governo popular de Morales.
A coragem, muitas vezes necessária tem que ser aliada à inteligência, pois senão se torna ou bravata ou temeridade, e ambas são deletérias.
Mais uma vez, Lula tem tido a sabedoria de saber negociar sem pressa, sem atropelos, sempre respeitando a soberania do país irmão aliada, é claro à nossa soberania.
O mercado financeiro, mais inteligente, pois acostumado às intempéries, já se apercebeu disso e reage com mais tensão com relação à situação norte americana que, propriamente com relação à Bolívia.
No dia 12 de maio, já tivemos uma reação mais serena de Morales, ao descartar a expulsão da Petrobrás, baixando a fervura desse caldeirão, onde todos poderão se prejudicar.
O caráter de Lula, seu amadurecimento como homem e como líder, mais uma vez se demonstra soberano sobre esse tipo de situação.
Não é a toa que, a cada dia fica mais claro que Lula será o líder natural da América Latina, inclusive sob os aplausos dos EUA, o que é de se admirar, mas parece ser o desenrolar natural dessa página importantíssima para o amadurecimento do socialismo no nosso continente.
Quem viver verá!

Thursday, May 11, 2006

ORGULHO BRASILEIRO

Seu moço, meu companheiro,

Me esclareça, por favor,

Fiquei esse dia inteiro

Matutando sim senhor

Por que foi que eles fizeram

Tanta maldade disse

Dum homem trabalhador,

Que elegemos presidente

Cabra de muito valor

Representante da gente

No governo federal.

Em Brasília; capital.

Esse moço nordestino

Veio do povo operário

É moço de muito tino

Não é cabra salafrário,

Com aqueles tais safados,

Esses moços deputados.

Pelo que sei é cristão

Me disseram que é católico,

Mas tem bispo, que bobão,

Chamando ele de caótico.

Essa rima não é perfeita,

Pois é coisa dum capeta.

Inventaram umas bobagem,

Pra poder incriminar

Esse moço de coragem

Coisa feia de lascar,

Olha por rabo tucano

Com você eu não mais me engano!

Por causa dumas história

Desse tal de mensalão,

Mentirada mais inglória,

Que eu não sou mais bestalhão

Não se vê que está errado

Ter que comprar aliado?!

Mesmo assim, o povo inteiro

Mais pobrim desse Brasil,

Sabe bem meu companheiro,

Esse povo varonil

Da diferença dos fatos,

Povo de muitos maus tratos,

Sofredor a vida inteira,

Agora tá satisfeito,

Pois todas as ladroeira

Feitas pelos prefeito,

Por outros da mesma laia

Desses tal politicaia,

Polícia tá procurando,

Por esse nosso país,

E muita coisa encontrando,

Isso me deixa feliz.

Só assim a gente vê

Chance do Brasil crescer.

Minha menina falou

Que na sua faculdade,

Tentando formar doutor

Tem gente de toda idade.

Tem velho, moça e rapaz,

De estudar sou bem capaz...

Vou terminar o primário

Depois o ginasial,

Pode crer não sou otário

Tem nada errado ou de mal.

Tem homem na minha idade

Freqüentando faculdade!

Agora, num acredito,

Nessa história que contaram

Eu conto, falo e repito,

Esses cabras inventaram

Pra poder limpar o rabo

Tentando fazer estrago

Tentando roubar a gente

Voltando a tranqüilidade

De roubar gente doente

Dos campos e da cidade,

Fazer projeto safado

Para afanar os coitado...

Essa roubalheira tanta

Eu sei, te falo e confesso

É dessa gente tão “santa”

Que vive lá no Congresso,

Dificultando os trabalho

Cavucando por atalho,

Só pra receber propina

Ou agrado de empresário

Essa turma da latrina

Quer pegar o operário

Sei bem a causa, o porquê

Não se deixou se vender.

Nem por cargo nem dinheiro

Conheço bem esse moço

É um cabra brasileiro,

Eu falo, sem alvoroço.

Tenho orgulho, Presidente

Sei que ocê pensa na gente.

Sei que sonha com futuro

Que o passado te negou,

Pois vamos passar o muro

Que o passado nos legou

Transformar nosso lugar,

Pra gente poder contar,

Pros nossos filhos e netos:

Nós plantamos a semente

Desses sonhos mais completos

Que pode sonhar a mente,

Que nos veja, a terra inteira.

No SOCIALISMO, a bandeira!

Que o vento da liberdade

Que o orgulho da nossa gente

Atravesse a humanidade

Cheio de gente contente

Com o futuro na mão

E com paz no coração.

Com a verdade por meta

Com a alegria por mote

Terra de gente correta

Cada dia bem mais forte.

Que espalhe no mundo inteiro

ESSE ORGULHO, O BRASILEIRO!

NOSSA BATALHA

Por: Marcos Loures No amor divino e difícil do homem pelo homem, do perdão às ofensas e injúrias, da mansidão ao enfrentar as feras incontidas.Nesse clamor diário pela justiça, embaçada e ofuscada pelos poderosos, tratantes e facínoras.Nossa luta nunca deve descansar, nem pode, pois é nosso ar, nosso rumo e prumo, nossa atitude perante a vida, nunca pode ser contida ,nem pode esperar; ela é coerentemente combativa e ativa; hiperativa mesmo, pois traduzirá por onde irá o amanhecer.Nos nossos ídolos e heróis imolados e estrangulados pelas bestas feras do passado, do presente e que virão; pelo intransigente amor ao homem, devemos nos preparar para a batalha.Para meus filhos, em cujos trilhos haverá mais brilho, mais atino, melhor destino...Meninos que crescem com a espera do dia seguinte, nada mais que o perdão pelos nossos erros e pelas mazelas que tentamos mitigar.Dói a luz da dor aos olhos que teimam em não enxergar, mas logo passa, a vida recomeça e a mão volta a maltratar os que não tem pés, nem pernas livres; atados que são na corrente eterna da escravizadora injustiça.O sacrifício de milhares de crianças nos guetos e favelas, somente passam e não alcançam; a dor dos homens é o mote das "caridades" aos domingos, nas preces fingidas de quem não conhece e, pior, teme o cheiro pútrido das vielas infestadas dos cadáveres insepultos dos números das estatísticas, da dor física e da malidição dos flagelados.Não digo que sejam abutres, nem isso são, somente representam o acaso, o sem querer, o nada ver e, se ver, nada fazer, passar de viés, através da ponte que criam sobre os mortos-vivos.O mar de mártires diários, nos campos famintos nordestinos e mineiros, nos vales dos vários Jequitinhonhas, nos agrestes e sertões, nada representam senão um olhar de banda, por cima de tudo, inatingível.É cabível outra sina? É possível outro tema? Quando a saga dos sem sangue, anêmicos, devorados por dentro e por fora pelos parasitas inconsequentes e vorazes, percorre as ruas, as janelas se fecham, o corpo estremece e o coração teme, tremem os velhos e meninos bem vestidos, os cães ladram e mordem, arrancam e devoram aquela carne em decomposição em plena vida.Devemos lutar pelos inválidos e desvalidos, apáticos e agônicos, na sinfonia do planeta terra, da terra brasilis, do umbigo humano, eterno cordão que nos ata à Terra, mãe genereosa, filhos ingratos e agressivos, filhos ambiciosos, mesmo que cientes, inconsequentes na volúpia devoradora, devastadora, destruidora de tudo.Mudo não fico, me inundo de brios, meus fios acendo, ascendo a Marte, a São Jorge, a Ogum, na luta diária, com a mansidão de um Betinho, com o carinho de Irmã Dulce, mas também com a fúria de um Guevara, varas e carícias à mercê de minha batalha.Vamos, irmãos, não deixemos cair no olvido, o telhado de zinco, o barraco de sapé, o bicho de pé e as lombrigas das almas.Vamos em rumo ao SOCIALISMO, nosso canto e rito, nosso sonho bendito, nosso porvir e visão.Nosso alento e alimento, nosso rumo e cimento, nossa consagração.Sangrando as mãos, se preciso, num ato conciso e fortemente cristão.Nosso chão e teto, escada e cometa, nossa promessa de dádiva, de vida , na profecia bendita, desse mar de agora, mar de podres injustiças, com o nosso começo, sem tropeço, sem medos, virar um sertão; e o sertão da miséria, da fome que impera, com a nossa luta, nossa batalha, num momento de glória, virar um maravilhoso mar de amor, de louvor à vida, na multiplicação dos pães, no sangue revivido, compartilhado, numa cadência maviosa, de piedade e justiça, de caridade sem cobiça, do homem irão do homem.Não vamos perder esse momento, onde o início de tudo isso se torna nossa luz.Obrigado Jesus, por ter me dado esses dias, onde vislumbro alegrias ao povo sofrido, onde o grito contido, possa se transformar numa canção de amor e fé.Teu Evangelho, pro velho, pro menino, pros pobres miseráveis, pros sem esperança, pros que não tinham teto, comida ou afeto; para quem, de concreto, a vida só deu os pés cansados e descalços, as mãos calejadas e vazias; os olhos opacos e sem rumo, esse teu Evangelho começa a ser transformado, devagar, mas constantemente, no vagar das olas , nos cadernos e livros, no renascer dos brilhos dos filhos e nos fios da energeziante e contagiante glória dos nossos rebentos; arrebatando e arrebentando as correntes.No cheiro gostoso da boca que come, dos antes dementes, que agora pressentem o final dessa estrada que, se um dia não em deu em nada, cada vez mais traduz alegria.Tenho comigo, os gritos da morte, as crianças esquálidas e invalidadas pelas cordilheiras desabadas, flores rasteiras, condenadas ao nada.Nos hospitais e necrotérios, tenho ainda vívido esse grito, o aflito desespero da fome.Se houver entre nós, alguma dignidade, e creio que esse é o nosso maior legado, NÃO PODEMOS DESCANSAR NUNCA DESSA BATALHA. ELA É O OXIGÊNIO QUE CIRCULA PELOS NOSSOS VASOS SANGUÍNEOS.É O QUE NOS PERMITE DIZERMOS QUE SOMOS CAPAZES DE NOS CONSIDERARMOS, REALMENTE HOMENS.Por fim, sem delongas, ponho meus olhos na primavera, e nela espelho o reflexo dos sonhos, amanhã, os frutos benditos do SOCIALISMO.Que Deus nos ilumine e nos dê forças para a LUTA.

QUEM IRÁ INVESTIGAR O PRÓPRIO RABO?

O Congresso já tenta articular uma CPI para investigar a ação das sanguessugas da saúde, no caso da compra de equipamentos hospitalares superfaturadas.
Deve ser feita não só uma CPI como também uma investigação séria e profunda sobre essa que é com certeza o mais abrangente e maior escândalo da história recente desse país.
O envolvimento de até 180 parlamentares me deixa somente uma grande dúvida: como se fazer uma CPI com um terço, repito um terço da câmara dos deputados envolvida?
Temos o nome de parlamentares envolvidos em todos os partidos da oposição e alguns da base aliada do governo, então como seria feita essa investigação?
O nome de 16 bodes expiatórios somente pode ser justificado numa ação onde, a princípio pelo menos 30 por cento dos que vão julgar podem ser réus?
Até que ponto uma CPI isoladamente pode dar algum resultado confiável?
O caso é de polícia e cadeia mesmo!
Não é escândalo de caixa 2, financiamento de campanha, ilações politiqueiras e eleitoreiras não. É um caso de ROUBO MESMO, NO VELHO ESTILO MALUFISTA!
DOS GROSSOS!
Uma CPI somente do Senado ainda vá lá, porém esse congresso é fisiologista por essência e isso se demonstra a toda hora, desde as longas férias duplamente remuneradas até o próprio combustível que, como sabemos também foi superfaturado.
Outra coisa é urgente a divulgação dos suspeitos, inclusive PROIBIR a participação numa CPI de todos, digo todos os parlamentares que tiveram emendas orçamentárias com inclusão de material médico nos últimos 5 anos, ou seja, QUASE TODOS.
Muito mais do que na CPI dos correios, onde todos os que tiveram seus nomes relacionados ao Valerioduto foram suspeitos, nesse caso, por coerência, todos os deputados e até senadores são suspeitos, até prova em contrário.
Se alguém tiver paciência, procure nas emendas parlamentares e verá que, usando a primícias utilizadas nas outras CPIs vai ficar complicado arranjar alguém que não possa ser enquadrado no bando.
E, interessantemente, aquele parlamentar que não trabalhou pelas suas bases, ou seja, aquele que não tentou, muitas vezes com lisura e honestidade melhorara o sistema de saúde de seus municípios, pode ser considerado isento. Vagabundo, mas isento.
O caso é de POLÍCIA e, de novo coerentemente, solicito a todos os envolvidos que coloquem seus cargos a disposição e renunciem a seus cargos!
Mais uma vez, venho com veemência criticar o julgamento político a priori; quem tem que cuidar de BANDIDO é a JUSTIÇA; e a quantidade de parlamentares justa ou injustamente envolvidos em crimes comuns é assustadora!
A máfia das ambulâncias tem, com certeza todos os nomes de “clientes” e “fornecedores”; restando a CADEIA A AMBOS.
A limpeza moral desse CONGRESSO é urgente e cabe, Deus me livre, mas cabe uma intervenção federal do judiciário nessa Casa podre e espúria.
Bastou ao corajoso Governo Lula, e só poderia ser feito por um governo popular, sem rabo preso, liberto em essência, digno por princípio, começar a investigar com liberdade que, a todo dia surgem novas sujeiras e crimes cometidos e, na imensa maioria das vezes, de antiga data.
A impressão que se sobrepõe é de que essa turba, useira e vezeira nas falcatruas de sempre, acostumadas com o acobertamento do antecessor pulha de Lula, acharam-se no direito de continuar a roubar deslavadamente o povo, principalmente o povo mais simples.
E estão se dando mal, o povo está no poder agora, seus larapiozinhos de merda!
Realmente há mais de 300 picaretas, bem mais. E a gente teve que agüentar calado durante muito tempo, agora basta!
Mais um dos vários motivos para reelegermos Lula e darmos nosso total apoio ao Presidente para nos livrar dessa corja pilantra e safada!
Tenho que me conter para não pedir o fechamento desse congresso espúrio!
Como médico e, portanto envolvido diretamente com os resultados dessa ladroagem toda, tenho somente a dizer que me envergonho da maioria desses deputadozinhos safardanas e exijo, como brasileiro, cadeia para todos os que roubaram os medicamentos dos pobres necessitados, pois rico quando quer tomar soro glicosado, vai para a rede D’OR não é baby pilantrinho?
Quando vemos que nenhum deputado do PT está, a princípio, envolvido nessa corja e nem nos da gasolina; temos a noção exata da lisura do partido como um todo, e desacreditamos cada vez mais no relatório da CPI dos correios.
Lula, continue dessa forma que, cada vez mais irei te admirando e confiando na sua capacidade genial de admnistração e na honrabilidade de seu GOVERNO.
Mas, me respondam, CPI sim, mas quem vai querer investigar o próprio rabo?

O SERVIÇO DE SAÚDE PÚBLICA DO RIO ESTÁ DE PARABÉNS!

Uma das coisas que me chamaram a atenção foi o fato de Anthony Garotinho, na sua fome reality ter, ao se sentir mais fragilizado fisicamente, já que emocionalmente sempre o foi, ao invés de procurar apoio em um dos vários hospitais da rede estadual ter ido para um dos hospitais particulares mais caros do Rio de Janeiro.
Isso demonstra que a política de saúde sua e da sua esposa, Rosadinha Matheus, ser de tão baixa qualidade que, até para tomar um simples soro, o mesmo se desloca, a expensas de não sei quem, espero que não com o nosso dinheiro, para um hospital da rede privada.
O fato do mesmo vociferar a cada instante contra o Presidente Lula demonstra que a sua tática não foi simplesmente para chamar a atenção sobre a sua candidatura, como também tentando responsabilizar o Lula pelos desatinos dele, Garotinho.
A alucinação desse débil mental “ungido” pelas alucinações de meia dúzia de aproveitadores da boa fé de outros tantos ignaros, nos leva a crer a que ponto chega os seres humanos.
Tentar culpar aos outros pelos desatinos e erros de personalidade e moral é um pecado sem perdão, tanto política quanto moralmente.
Para a candidatura de Lula, essa absurda história não altera em muita coisa, já que Garotinho não apresenta simpatias por Lula, sendo um tucano de última hora tendo, inclusive “namorado” com o picolé de chuchu para desalento de boa parte do PMDB.
A atitude patética da “porta-voz” oficial de Baby que, ao invés de governar o estado, ultimamente está somente ocupada com a troca de fraldas do esdrúxulo marido, ao dar uma entrevista “exclusiva” a um programa popular da Bandeirantes, atacando a VEJA, a GLOBO por terem descoberto as falcatruas do seu MARIDO PILANTRA, como se o esclarecimento de comprovadas falcatruas seja um crime, demonstra a que ponto essa palhaçada está indo.
Como médico, me sinto no direito de solicitar uma intervenção médica urgente no caso desse: ou pulha, ou tresloucado, de qualquer modo incapacitado para governar um país como o Brasil.
Após 10 dias de papagaiada, fico pensando se a moda pega.
Ano passado tivemos o bispo grevista contra a transposição do São Francisco, esse ano esse energúmeno, amanhã teremos o que?
Eu me candidato a fazer greve de fome por um beijo da Nicole Kidman, conheço meninas que quererão fazer pelo DiCaprio, outros pela Gisele, e assim por diante...
Imagino um corintiano fazendo greve de fome para o Carlito não ir embora do Corinthians, o Fernandinho Beira Mar para não ser transferido pela enésima vez.
Poderíamos fazer uma enquête sobre o que valeria uma greve de fome!
Teríamos os mais variados motivos, agora o do Anthony BABY realmente é ÚNICO.
Fazer greve de fome para que se retrate quem comprovou que o mesmo agia ilicitamente, isso é hilário para não dizer trágico.
A capa da xexelenta VEJA deveria trazer a seguinte manchete:
TODAS AS PROVAS ENCONTRADAS CONTRA BABY SÃO APENAS ILUSÕES DE ÓPTICA!
AS MIRAGENS FORAM VISTAS POR MILHÕES DE PESSOAS, MAS SÃO APENAS MIRAGENS, NUNCA EXISTIRAM.
O QUE VOCÊS LERAM E VIRAM FOI APENAS OBJETO DE UMA INFLUÊNCIA DO CAPETA SOBRE VOCÊS, NADA MAIS QUE ISSO.
OS FATOS ENCONTRADOS PELA POLÍCIA FEDERAL SÃO PURAS OBRAS DO DEMÔNIO, QUE TRANSFORMOU COM A AJUDA DE LULA AS AÇÕES INGÊNUAS DE UM SIMPLES MENINO EM COISA FEIA...
NÃO ACREDITEM NOS SEUS OLHOS, ELES MENTEM E QUEREM PERSEGUIR O ENVIADO BABY.
E NÃO TENTEM MAIS ENCONTRAR PROVAS, POIS SENÃO ELE FAZ BEICINHO E GREVEZINHA DE PAPÁ”.
TOMA VERGONHA NA CARA SUJEITO; VÁ VER SE O POVO BRASILEIRO ESTÁ NA ESQUINA!
LIMPE SUA BARRA COM DEUS, QUE COM OS HOMENS ESTÁ PODRE, SUJA FEDORENTA. E FIM DE PAPO!
NUM MUDA PROCE VER, SENÃO O CAPETÃO VAI TE ESPETAR TODO LÁ NO INFERNO!

Wednesday, May 10, 2006

SUPLICY, O SUPLÍCIO

Desculpe meu desabafo, mas estou cansado, exausto, exaurido pelas asneiras repetidas e pela total inconseqüência de nosso querido SUPLÃO, o pai do SUPLA.

Acredito que seu passado de boxeur tenha sido responsável pela total confusão neuronal e axônica embutidas no encéfalo transtornado do amado senador.

Ao depararmos com a solicitação deste, para que Lula vá ao Congresso, nem que seja pra dizer bom dia, percebemos que o senador não tem a menor noção do que está acontecendo.

O Legislativo, ao qual o senhor pertence, ESTÁ TRANSFORMADO EM UMA POCILGA que tenta, a todo custo emporcalhar o nosso presidente.

O fato do senhor não estar sujo não significa que isso melhore o odor emanado por esse chiqueiro e, para espanto geral, o que queres é levar um homem comprovadamente limpo à pocilga onde estás.

Que queres com isso?

Expor uma pessoa digna aos cães sujos que estão ao teu lado!?

Querer que um ACM da vida, seu colega de longos e “proveitosos” debates, tenha a oportunidade de agredir sem chances de defesa ao nosso Lula, para desviar a atenção sobre o passado podre do senador baiano?

Dar a oportunidade de uma malamada como HH, discorrer sobre suas mágoas e desatinos, ofendendo ao Lula?

Querer dar a oportunidade a Arthur Virgílio dar à famosa “porrada” física em Lula?

Desculpe-me dizer, mas o senhor é totalmente inconseqüente e, se me permite o diagnóstico médico – IMBECIL.

Isso não é ofensa não, ao contrário do que pensas, procure um dicionário médico e entenderás o que é IMBECILIDADE, medicamente falando.

Pelo andar da carruagem, tenho um pedido a fazê-lo; por amor a Deus ou acorde ou se filie de uma vez ao PSDB, não saberás o favor que farás a esse país se atuares da forma desastrosa que atuas ao nosso lado, como adversário.

O fato de ser digno, por si só, não permite a série interminável de asneiras cometidas por ti, caro companheiro.

Ainda, digo e reitero AINDA, quero crer, embora com dificuldades, que o Senhor tem boa índole, isso me alenta, mas não cura.

A ferida que estás a cada dia tentando causar ao governo que representas se não fosse o nosso Presidente homem de ilibada moral, teria já se transformada em indelével úlcera.

A genialidade do “analfabeto” Lula causou efeitos diversos sobre “intelectuais” imbecis:

Sobre ti houve o efeito de admiração, ainda creio nisso; já no outro, Fernando Henrique causou inveja.

Mais oito anos DO SUPLÍCIO SUPLÃO serão desastrosas; por isso companheiros, a que ponto cheguei: ESTOU TORCENDO PARA O QUÉRCIA GANHAR A ELEIÇÃO PARA SENADOR! É com enorme tristeza que falo isso, mas SUPLICY, o SUPLÍCIO, não me deixa outra opção!

OS ALQUIMISTAS ESTÃO CHEGANDO OU COMO TRANSFORMAR TITICA EM OURO

Vemos, nesses dias, uma reedição das épocas antigas, onde os neo-alquimistas tentam fazer o milagre da transformação de titica em ouro.

O interessante desses novos “feiticeiros” é a ausência da utilização dos cadinhos antigos, das misturas de pós, essências, extratos; coisa de há muito abandonada, principalmente pela ausência de resultados no passado.

Como sabemos, desde os tempos da Paracelso, nunca foi obtida essa fórmula espetacular.

Porém, em pleno século 21, com toda a modernidade desse mundo globalizado, tive notícias extremamente confidenciais, vindas de São Paulo, que um novo grupo de alquimistas se reuniu para tentar essa espetacular novidade.

A fórmula ainda não circula em nenhum órgão de informação, nem nos rádios, televisões, jornais nem pela Internet, embora haja entre nós quem perceba que está sendo feita esta tentativa.

Obtive, por amizades que mantenho em sampa, algumas informações que, apesar de serem sigilosas, repasso para vocês nesse artigo.

Esse amigo meu, ao indagar sobre o fato de que ao se utilizar de titica eles poderiam comprometer a experiência, já que o material é de péssima qualidade.

A essa indagação, responderam que, infelizmente era esse o único material disponível no momento da elaboração da experiência.

Um papel extraído, às escondidas, do quartel general dos alquimistas dá a perfeita noção de como eles pretendem, com este experimento, realizar tal milagre.

“Se pega a titica ressecada, que nesses casos é inodora, insossa, praticamente informe e inócua, acrescente temperos vários, como sal, açúcar, pó de jenipapo e folhas de chuchu.

Após essa mistura, coloca-se para ferver, o que é muito difícil já que essa mistura raramente esquenta, mas se tiver sorte conseguirás alguma ebulição.

Após a fervura, a titica fica entranhada com um fermento natural, de demorado efeito e de ação duvidosa, porém, em alguns experimentos anteriores, quando a titica foi importada de Alagoas obtivemos um resultado efêmero, mas de efeito devastador.

A atual, por ser paulista e ter, mais consistência, pode ter um resultado melhor.

O resultado depende de outras variáveis também, como a necessidade de termos que extrair sangue de lula em quantidade bastante grande para transfundirmos para a mistura.

O difícil é que esse molusco , lula, é muito resistente e acostumado a tomar pancada sem derramar muito sangue, além de ser muito comum e ter boa fama entre os seus parentes e amigos, entre eles, o polvo.

Conseguido isso, através de uma nova tática, a difamação e a calúnia, através de propaganda nos principais meios de comunicação, já que isso é absolutamente indispensável para a sangria do molusco, faça então uma rede de intrigas e fofocas.

Monte um circo de horrores, envolvendo galinhas, palhaços, leões, qualquer coisa que possa destruir; lembrando-se sempre de sangrar o máximo que puder.

Após essa sangria e essa transfusão, coloque a titica em evidência, tentando torná-la popular, transmudando-a em uma coisa mais digerível, embora o jeito de chuchu continue, tente congelá-la, já que vivemos num país tropical, possa ser que ela pelo menos refresque no calor da batalha.

É claro que essa mistura, embora essencialmente nobre em relação à titica alagoana, já que, como dissemos foi extraída de aves criadas com alimentação mais nobre, tipo caviar, champagne, uísque escocês legítimo, croquetes , salmão, trutas e tretas entre outros alimentos mais nobres, precisa ser apresentada com um gosto mais popular, valendo a pena usarmos buchada de bode, coxinha de botequim, etc.

Leve a titica a eventos populares, tipo carnaval, enterro de bicheiro, festa de padroeiro, exposição agropecuária, por exemplo. Já que desta forma, ela se torna mais conhecida.

E aí teremos a titica transformada em ouro.”

As últimas notícias que tive foram desalentadoras. A mistura, aparentemente não deu certo.

Desconfiam que o erro fosse de origem.

Afinal, ela foi extraída, ao contrário da nordestina que veio de gato; essa foi “cultivada” por tucano!

LARANJA MADURA NA BEIRA DA ESTRADA

Seu moço, vou lhe contar
Uma história diferente,
Nem vai dá pra acreditar,
No que me conta essa gente.
Gente de muito saber;
Dos lado da capitá.
Eu vou contar pra você
O que que eu ouvi falar.

Me contaram e é verdade,
Que esses tal de deputado;
Para um monte de cidade,
Mandaram, com muito agrado;
Pra levar gente doente
Das roças pros hospital,
Carregando muita gente;
Das que anda passando mal.


Indicaram, nos projeto,
Para o governo comprar,
Uns carro desses completo,
Pra mode de transportar,
Com rapidez e presteza,
Sem reparar na distância.
Pra sarvar; vê que beleza,
Esses tár carro ambulância...


Esses carro são bacana,
Viajando pela estrada
A gente vê, não se engana,
É coisa das bem montada.
Tem uma tár luz vermeia
Piscando quar vaga-lume,
Fais zuera nas oreia,
Não é pra ter azedume.


Se esses carro nas viagem
Nois topa pelo caminho,
É percizo dar passage,
Pois carrega, com carinho,
Só gente necessitada,
Percizando de dotô,
Descendo pelas estrada...
É coisa de muito valô.


Nóis tudo fica contente
Com a atenção dos políticos
Quando se lembram da gente
Nesses momento mais críticos;
Como em caso de doença,
Que nóis tamo mais sofrendo
Essas coisa tem valença,
Ajuda a nóis ir vivendo.


Aqui mesmo, nesse canto
Um deputado mando,
Pra alegria e nosso encanto,
Um desses carro, sinhô.
Apois bem fiquei sabendo
Nas notícia dos jornal;
Eu só acredito vendo,
Eu juro inté pasei mal,


Quando sube das notícia
Que o nome desse dotô,
Nos recorte das polícia,
Pelos investigador,
Foi chamado de ladrão.
Isso me causou espanto.
Esse dotô é tão bão,
Pro povo tem feito tanto...


Mandou essas assistência
Pra essa nossa região,
E, falo de experiência
Que aqui no nosso sertão,
Elas faiz um bem danado
Pro nosso povo pobrim...
Agora ta explicado,
Tanta “bondade”, pra mim...


Ao preço que eles pagava
De uma, comprava mais,
A grana que eles levava,
De adivinhar sou capaz.
Roubava mais que podia,
Inda passava por bão.
Os votos pois, recebia
Nos tempo das eleição.


Apois essa história triste
Já me trouxe essa lição:
Milagre já não existe,
Eta povinho ladrão!
E favor dessa cambada,
A gente não pode crer:
LARANJA BOA, NA ESTRADA?!
BICHADA... LOGO SE VÊ!

Tuesday, May 9, 2006

DAS DANÇAS E CONTRA AS DANÇAS


MOÇO. POR FAVOR ME EXPLIQUE
NUM CONSEGUI ENTENDER
NO MEI DE TANTO TRAMBIQUE
DANÇAR NUM PODE PRUQUÊ?
POBRE DAQUELA SENHORA
COMEMORÔ A VITÓRIA
DO CUMPANHERO DAS HORA
MAIS DIFÍRCE DESSA HISTÓRIA
PRUQUÊ NUM PODE GOSTÁ?
AMIZADE É COISA BOA
PUR ISSO, NUM É À TOA
QUE PODE COMEMORÁ!
ME CONTARO QUE UM MINERO
DAS BANDA DA OPOSIÇÃO
JÁ TINHA ANTES, BEM PRIMERO
NUMA COMEMORAÇÃO
NUMA COISA QUE ME ATIÇA
COMIDO UMAS TÁR DE PIÇA
COM MUITA SOFREGUIDÃO.
APOIS BEM PRU QUE ELE PODE?
E A MOÇA NUM PODE NÃO,
PRUQUE TANTO DO SACODE
PRUQUE TANTA MAIAÇÃO.
NUM FALEI QUE DANÇA BEM
BEM, DEVE SER PUR ISSO
QUE TANTO FOI O ATIÇO,
OU ENTÃO CREIO TUMBÉM
NA ALEGRIA, POBRE INCOMODA,
OS RICO COISA NOVIÇA,
ENCHE OS BUCHO DE PIÇA
A DOS POBRES ELES PODA.
NUM CUSTUMA POBRE NÃO
CEIS TEM QUE FICAR CALADO
NUM PODE FAZE FESTANÇA
MUITO MENOS, VIR DE DANÇA
QUE É FARTA DE EDUCAÇÃO.
OS RICO PODE XINGÁ
CHAMÁ OS OTRO PRA BRIGA
VIVER FAZENDO AS INTRIGA
NADA VAI INCOMODÁ.
MAS, SE OS POBRE COMEMORA
AS VITÓRIA DO FLAMENGO,
SE A PATROA FEZ UM DENGO
NUM MINUTO, SEM DEMORA,
VEM, BOTA AS UNHA DE FORA
ESSA TÁR OPOSIÇÃO,
XINGANDO O POVO MAIS POBRE
NUM PODE TÊ AMIZADE
QUE TEM LOGO QUEM O COBRE
O MARTRATE DE VERDADE.
ACHO QUE TO ENTENDENO,
ESSA TÁR SITUAÇÃO.
MESMO PRUM CABRA PEQUENO,
MAS PURO DE CORAÇÃO,
O TROÇO TÁ EXPLICADO,
PRA QUEM SÓ TEM ALIADO,
NUNCA TEVE AMIGO NÃO
É MUITO DOS COMPLICADO
ENTENDER AS AMIZADE,
PRA QUEM SÓ SABE MALDADE,
NUM ENTENDE DISSO NÃO.
ADEPOIS VÊM ME DIZER
E QUEREM ME FAZER CRER
QUE TEM DEUS NO CORAÇÃO!

SONETO

Quer calar teu canto, meu amigo.
Querem sangrar teus sonhos e esperanças
Acreditam que, em ti, vive o perigo.
Temem a tua glória de crianças

Temem mais que isso tudo, o belo brilho,
Na trilha, teus pés marcam tuas lutas,
As velhas lutas; viva teus filhos,
Presas, outrora, fáceis das astutas.

Raposas velhas, sádicas, cruéis;
Que, destroçando sonhos, matam vida.
Devoram tudo, nem restam anéis.

Querem-te morto e cego; sofrida.
Curva de estrada triste, de viés.
Na guerra santa, bela e aguerrida.

SONETO

A luz que brilha, trilha tanta espera.
De tempos tantos, cantos insensatos.
Pobre cordeiro entregue a essa fera
o povo, vagos sonhos mais cordatos.

Nossa esperança, frágil sentimento,
Rapidamente surge, brilho intenso,
E nossa estrada luz, contentamento.
Eis que agora aflora, céu imenso.

Navegam sonhos, pátria verdadeira,
Num prisma belo, sela com vigor,
Tudo o que, jamais fora tão inteira.

O renascer da vida, com amor.
DIGNIDADE traz, sela a primeira,
De tantas quantas, com o mesmo ardor...

O VALOR DE UM NORDESTINO

MUITO ME DEIXA CONTENTE
O SABER QUE MINHA GENTE
NÃO VAI SE ENGANAR DE NOVO
TEM TANTO CABRA CONTENTE
TANTA GENTE INTELIGENTE
NASCIDA NO NOSSO POVO
CRIADA COM SOFRIMENTO
SABENDO O VALOR DO PÃO
DO SUOR, DESSE ALIMENTO
RETIRADO DESSE CHÃO.
TÃO QUERENDO NOS ROUBAR
TENTANDO LUDIBRIAR
MAS NÃO CONSEGUEM MAIS NÃO
NOSSA GENTE VAI MOSTRAR
QUE TODO ESSE BAFAFÁ
NO FINAL, VAI SER EM VÃO;
QUANDO ESSES HOMENS ESTAVAM
NO COMANDO DA NAÇÃO
TUDO AQUILO QUE ACHAVAM
FAZIAM DE DOAÇÃO
PRAS OUTRAS TERRA ESTRANGEIRA
FIZERAM TANTA BESTEIRA
SE ENRICARAM SEM PUDOR,
MAS A GENTE BRASILEIRA
CANSADA DE BANDALHEIRA
PROUTROS LADO BANDEOU.
FORAM PROS BRAÇO DUM MOÇO
NORDESTINO E OPERÁRIO
QUE, SEM FAZER ALVOROÇO
NUM ABRAÇO SOLIDÁRIO
AO MUNDO TODO ENCANTOU
CHAMADO DE CACHACEIRO
PELOS BEBEDO DE VINHO
TEM CARA DE BRASILEIRO
DOS PRESIDENTE, O PRIMEIRO
QUE NÃO VESTIA DE LINHO
PRESIDENTE DO BRASIL
COISA MAIS QUE VARONIL
NÃO É MESTRE NEM DOUTOR
MAS, SABENDO O QUE É AMOR
NOSSO POVO CONQUISTOU.
NO DIA A DIA DO POBRE
PROFUNDO CONHECEDOR
NÃO FAZ POSE DESSES NOBRE
TAL QUAL O QUE JÁ PASSOU
ANTES DELE NO PODER
QUE, PARA ME CONVENCER
ENROLAVA BEM A LÍNGUA
E DEIXAVA A GENTE À MINGUA
TRADUZIDA PRO FRANCÊS
OU QUEM SABE PROS INGLEIS
VER QUE ESSE TAL POLIGLOTA
FEZ SEU POVO DE IDIOTA
E TUDO DELE VENDEU
SÓ NÃO VENDEU O ORGULHO
DO POVO TRABALHADOR
NOSSA HISTÓRIA, NO ENTULHO
UM LUGAR, O CARA ACHOU.
MORRENDO DE CIUMADA
DO PRESIDENTE OPERÁRIO
FALANDO CADA MANCADA
ESSE VELHO SALAFRÁRIO
PRA QUEM O APOSENTADO
A QUEM O RESTO DO MUNDO
AGRADECE SEU TRABALHO
SÃO TODOS UNS VAGABUNDOS
VAI PRA CASA DO C...
POIS BEM, DEPOIS DISSO TUDO,
COM NOSSO POBRE ESTUDANDO
VENDO SEUS FIO CRESCENDO
JÁ PODENDO ACREDITAR
QUE ELE, POBRE TÁ VIVENDO
DE MANEIRA SALUTAR,
TENDO ESSE ORGULHO DE SER
CHAMADO DE CIDADÃO
VEM ESSA TURMA SAFADA
QUERENDO SÓ POR QUERER
TIRAR DO POVO A INVERNADA
TRAZER A SECA PRO CHÃO
DE NOVO VER O POVO SOFRER
PASSAR FOME NAS CIDADES
MENDIGAR PELO SERTÃO
ISSO SÃO CALAMIDADES
QUE ME DÃO TANTO VEXAME
PIOR DO QUE AS TSUNAMI
PIOR QUE MIL TEMPESTADES
PIOR QUE BICHO PAPÃO
MAS DO JEITO QUE DEUS É BÃO
ESSA TURMA DO DIABO
DO NOSSO SONHO MACABRO
VAI VIRAR ASSOMBRAÇÃO
VAI ASSOMBRAR OUTRAS BANDA
AQUI NÃO VOLTA MAIS NÃO
NOIS VAMO DAR UMA COÇA
PRESSA TURMA DE LADRÃO
PROCURAR EM OUTRA ROÇA
QUE A NOSSA TEM PRECISÃO
É DE GENTE BRASILEIRA
QUE CONHEÇA ESSA NAÇÃO
QUE AME NOSSA BANDEIRA
QUE SEJA TUDO CRISTÃO
POIS NÓS SOMOS VERDADEIRO
HONESTO E TRABALHADOR
NOSSO POVO É O PRIMEIRO
GENTE DE BRIO E VALOR.
VOCES TUDO, SEUS VENDIDO
NUNCA FORAM BRASILEIRO
NOSSO POVO TÃO SOFRIDO
NÃO MERECE OCEIS DE NOVO
VÃO PROCURAR OUTRAS TERRA
VÃO PROCURAR OUTRAS SERRA
PRA FAZER OUTROS DE BOBO.
VOCEIS TEM FOME DE GULA
DE ROUBAR TUDO QUE É NOSSO
POR ISSO NOSSO POVO É LULA
QUE CONHECE DESSE OFÍCIO
NOS TIROU DO PRECIPÍCIO
PR' ONDE VOCES EMPURROU
PRA BERADA DESSE FOSSO
E QUASE QUE NOS MATOU
VADRE RETRO SATANÁS
VAI SEMBORA COISA RUIM
DEIXA NOSSA GENTE EM PAZ
TÁ MUITO BOM É ASSIM
VÃO PRA OUTRA FREGUESIA
QUE TEM A CARA DOCEIS
INFERNO É TAL PARADEIRO...
ANTES QUE AMANHEÇA O DIA
EU QUERO SÓ VER VOCEIS
TER QUE OUVIR A POESIA
DESSE POVO LIBERTADO
NOSSO CANTO DE ALEGRIA
ECOANDO NAS MONTANHAS
NOS VALES, NO PANTANAL
SENDO NOSSO CARNAVAL
O GRITO DE LIBERDADE
QUE TANTAS VEZES, CALADO
VAI NAS RUAS DA CIDADE
DO POVO MARAVILHADO
DE EMOÇÃO EMBRIAGADO
DIZENDO A DEUS OBRIGADO
POR PODER, NO MUNDO INTEIRO
TER NASCIDO BRASILEIRO!

SEU DOTÔ GERARDO ALQUIMIN

moço. me de atenção
isso num é verdade não
num posso cre nessa história
que, ao longo da memória
nunca vi outra iguá
me disserum, vou contá
embora é muito difícil,
mas por osso desse ofício
de contá as novidade
que corre lá nos jorná
nos jorná la da cidade
coisa de se admirá.
sou obrigada a fala
sumpaulo é a capitá
mais rica desse país
isso é o que o povo diz
mas num parece mais não
por conta da doação
dum sujeito costureiro
que, com belo coração
cum pena dos brasileiro
que com muita precisão
pra num anda mal vestido
e, proveitando os tecido
resolveu da essas ropa
que são mió que de estopa
prá pode distribuí
como nóis fais ca na roça
cas ropa que nois num usa,
é umas peça de saia
carça e inté umas brusa
coisa iguá nunca vi
contam que tinha calçola
rasgada no fiofó
tinha uniforme de escola
presse povo que dá dó.
inté aí tudo bem
isso é coisa bem normá
isso é coisaque ninguém
pode um dia arrepará.
Deu pra tár de dona Lu
muié do governador
pra ela sim meu sinhô
pois se fosse pra Daslu
as ropa ia pra vender
nas tá de liquidação
e não era isso não
que ele queria fazer.
Apois bem, isso é surpresa
de causá dmiração
as ropa ficarum presa
antes de sair pro povão
parece uma mentirada
dum sujeito faladô
repare bem, é muié
dum homi, governadô
num deve ter percisão
de ropa , ainda mais usada
dessa meia cum chulé
dessas carcinha furada
dessas peça de brechó
no fundo isso me dá dó.
ver essa moça bunita,
pegar vestido de chita
e num dá pros mais pobrim
prá falar bem a verdade
se dependê mais de mim
vou percorrer a cidade
e nas roça aqui de perto,
pra nois fazer a vaquinha
isso eu acho bem mais certo
comprar umas roupa nova
e presentear a dona
pois até que alguém me prova
vai terminar peladona.
também casou enganada
o marido não me engana
deixar a muié pelada
é coisa de safardana.
Seu Geraldo, dá licença
falo por experiença
dá umas ropa bem bacana
das Casa Pernambucana
senão a moça se enjoa
e vai pra outra canoa.
percebendo n' hora errada
que essa canoa é furada!

DE ESCURIDÃO E CLARIDADE

Inté essi ano passado
vivi na escuridão
cum a luz de lamparina
alumiando o sertão
meu banho? só de bacia
e, as veis, passava seis dia
sem sabe como tomá
gás, lá na mata num havia
lenha, tinha que cortá
mas, isso nem todo dia
se lá na terra chuvia
num dava pra encontrar
minhas criança fedia
intão tacava perfume
a lua era nosso lume
os grilos a companhia
no frio então sofrimento
calor era outro tormento
inté tentamo comprá
e trazer a luz pra casa
mas num dava pra pagá
o que os moço me cobrava
Inté que veio esse Lula
e, luz pra cá me mandô
preguntei quanto é que era
os moço nada cobrô
minha muié ficou fula
como pode, seu dotô?
um me cobrá uma fortuna
isso é que é gente gatuna
tremendo aproveitadô.
apois bem, minha muié
insistiu prá gente tê
não uma coisa qualqué
quis comprá a tar teve.
e uma tár de paranóica
pra meiorá as image
naqueles canto de varge
onde proseio de córca
ouvino meus cumpanhero
veio o tár de zé fulero
me dize que eu to errado
que pra sabe das nutiça
tem a tar teve senado
onde o povo rebuliça,
fais as lei do meu país,
entonce disse, feliz
muié ficarei preparado
pra sabe dessas história
antes dos outro sabê
das lei, que de memória
fais o brazi mais crecê.
Pois então, fui assisti
antes eu num tivesse ido
meu santo tempo perdido
um troço que eu nunca vi.
Fofocada o dia intero
pior que a cumade Rosa
quando, num dedo de prosa
fala már do mundo inteiro!
tem uns tar de senadô
que vive falando mal
Meu Deus, que cara de pau
isso é triste sim sinhô.
das lezes num falam nada
as coisas anda parada
nada de bom aprovô.
Tem um moço da mão santa
fala, fala e nada diz
se tá achano que me encanta
tá me fazendo infeliz
meu fio precisa de escola
mais eles num dão nem bola
prum projeto que miora
salário de professô,
além de bota na escola
os fio dos sofredô,
mais cedo móde estudá
inté podê sê dotô.
inveis disso eles prefere
falar mal da vida alheia
isso tudo ansim me fere
como cortasse na veia
tem um tár de magalhães
que veio la da Bahia
me dissero, que esse então
é o grande campeão
da tár de fofocaria
que foi pego, no fragrante
mas escapô, fugidio
vortô pió do que antes
cumo o tár do seu virgio;
um que balança o pescoço
engasgado com um osso
que cisma em nunca descê.
fala már de todo mundo
chama os outro pra porrada
fala tanto e num diz nada
adora fofocaiada
pior que tudo é a magrela
uma moça alagoana
que, me disséro ser ela,
moça que nunca se engana;
esbraveja todo dia
ninguém presta pressa moça
fala de jão e maria
fala tanto que alvoroça
a quem num presta atenção
pressa moça nada presta
o governo e oposição
me dissero foi expursa
pelos tar trabaiadô.
agora a moça tá avursa
junta cum tar senadô.
que cobrava dos colega
uma tar de percentage
mais isso o moça renega
fala que isso foi bobage.
E as lezes ninguém diz nada
prefere a fofocaiada
vida dos otro é que importa
viva a tar malidicença
se o povo tá cum doença
que essa espere na porta,
primero fofocaiá
se fosse notro lugá
esses cabra despidido
ia, pelo patrão corrido
por num querê trabaiá.
a turma de preguiçoso
botá uns terno vistoso,
eles são tão presunçoso
que se acham mais gostoso
recebem sem trabaiá
desliguei o tar caná,
se for falá sem proveito
fico bem mais satisfeito
cas fofoquera daqui,
esses cabra dão o direito
da gente vir reclamá
ou dervove seu salário
ou turma de salafrário
por favor vão trabaiá!
NAS ESTRELAS DO UNIVERSO,
DUAS TRAGO COM APREÇO.
HOMENAGEIO, EM MEU VERSO,
TÊM, NOS BRILHOS , ADEREÇO...
SÃO AS DUAS, SOLITÁRIAS;
SENDO DUAS, SÃO MAIS,, VÁRIAS.
UMA BRANCA, OUTRA VERMELHA
REPRESENTAM A PAIXÃO,
SÃO, NESSE PAÍS, CENTELHAS
DA MAIOR CONSTELAÇÃO.
TRADUZEM TODA ESPERANÇA,
NUM CORAÇÃO DE CRIANÇA.

TRAGO, NA LAPELA, O SONHO
DESSE PAÍS MELHORAR,
EM MEU LADO ESQUERDO, PONHO,
BEM MAIS FORTE QUE O LUAR,
ALEGRIA E SOFRIMENTO,
COM TODO O MEU SENTIMENTO

DE JUSTIÇA E AMPLITUDE.
NAS BATALHAS A VENCER,
MUITA GARRA E ATITUDE.
UMA DELAS, O PT;
OUTRA, BRANCA QUEIMA É FOGO,
COM ORGULHO: BOTAFOGO!!!!






 Posted by Picasa

SÓ QUEM AMA TEM OUVIDO CAPAZ DE OUVIR E ENTENDER ESTRELAS

 Posted by Picasa
Nessa vida sem sentido,
Já procurei, na alegria;
Saber por onde tem ido,
Toda minha fantasia;
Não encontrei nem resposta,
Tem gente que até aposta

Que nunca vou encontrar;
Mas, sou teimoso demais.
Não vou parar de lutar,
Bem no fundo, sou capaz
De atravessar um deserto,
Pra alegria ver de perto.

Não tenho medo da morte,
Nem da vida, então por que
Que eu vou temer minha sorte
Vou tentar até a morte;
Sei que, no final consigo;
Nada me detém, prossigo!

Já tive muita tristeza;
As alegrias também;
Já conheci tal beleza;
Não deve nada a ninguém
Quem não teme a dor da vida,
Quem não crê na despedida...

Minha viola ponteio
Em noite de lua cheia
Pelos matos eu vagueio
Da vida teço essa teia;
Onde se prende o passado,
Ou tando certo ou errado.

Se nas mãos tenho vitória,
A derrota namorei,
Pelos passos dessa história;
Se fui escravo, fui rei.
Tenho cravado no peito
Muito temor e respeito...

Acreditei nos meus sonhos,
Por eles fui ao inferno;
Mesmo os mais duros, tristonhos.
Daqueles do meu inverno;
Dos dias frios da vida,
Cansado da despedida.

Comecei bem de moleque,
Atravessando esse mar;
Não tive rumo nem breque
Nada pra me controlar;
Só sei que muito perdi,
Das coisas que conheci.

Mas ganhei experiência,
Nessa arte de batalhar;
Aprendi na convivência
O que é perder e ganhar
Hoje trago já mascado,
Este texto decorado.

Das certezas nada sei,
Das belezas sei de cor
Nas incertezas, errei.
Meu canto foi o maior
De todas as rebeldias
Que iluminaram meus dias.

Vou procurando meu barco
Nele pretendo fugir
Das profundezas do parto,
Nesse porto, distrair;
Vou tentando ter coragem
Pra procurar outra aragem.

Se no final dessa lida,
Da luta pelo luar
Vai ficando desvalida,
A mão começa a sangrar
Preparando a despedida
De quem lutou pela vida.

Encerro minha palavra,
Como quem ama sem medo
Esse ouro vem dessa lavra,
Que não pretendo o segredo.
Vem brilhando na poesia
Alvorando nesse dia...

E A DASLU CONTRA-ATACA

Tivemos hoje, como não poderia deixar de ser, em Sampa, uma manifestação pró Lu Alckmin; deve ter sido hilário, pra não dizer ridículo.
Estou imaginando as cenas que, por ter o prazer de não ser assinante da Folha de São Paulo, tive o desprazer de não ver.
Fecho os olhos e vejo aquelas senhoras bem vestidas, brancas na sua maioria, com seus cabelos enlaquezados, com suas unhas e maquiagem muito bem feitas, recendendo a perfume francês; cuidado disse francês e não Francis, esse é outro departamento...
Seus belos vestidos com pedigree, Puros de Origem qual vaca premiada; portando suas jóias de ouro, esmeraldas, rubis e pérolas, nada de Bijuterias, é claro!
Aos bandos qual ex-panteras, atuais peruas, cacarejando palavras de ordem, tipo:
UUU, A LU É DA DASLU.
Obviamente, deve ter tido a cobertura televisiva dos Amaurys Jrs de plantão, com suas “interessantíssimas” entrevistas com os donos da economia da paulicéia, nunca tão desvairada quanto agora.
O quadro dantesco dessa turba de ferozes gazelas, filhas das peruas pelas ruas do Morumbi, chegando às portas da Daslu com bandeiras e faixas com letras combinando com o fundo dourado dessas faixas, me remete a uma idéia. Imagino, numa associação inevitável esse bando chegando ao morro da Mangueira com suas faixas, tentando conclamar as mulheres a se aliarem nesse movimento pró- “bom gosto” à moda burguesa decadente e moribunda. Um movimento ao contrário, ou seja, das mulheres da Mangueira na porta da Daslu seria trágico, com essas senhoras de narizes cadavéricos, no mínimo chamando a polícia para reprimir essa “turma do MSVV, ou seja, movimento das sem vestidos do Valentino”.
O engraçado desse delírio burguês é a tentativa de apoiarem o estelionato luquimista, contra as entidades de caridade; sendo a dona Lu a primeira componente dos MSVD, ou seja, Movimento das Sem Vergonhas Descobertas, ou seja, as não peladas.
Inaugura-se assim, para susto de todos, uma nova MARCHA COM DEUS E A FAMÍLIA, como a dos 100000, na época do golpe militar; mas como a marcha atual deve ter tido o apoio de no máximo umas 100, imagino que, a reação burguesa ao socialismo desse século tem sido bem mais tímida do que as do século passado; Graças a Deus!
Agora, falando sério...
Essa turma do ALCAMIN e, realmente ridícula e, pior não tem o menor senso de simancol!

DO MAIOR ESCÂNDALO DA HISTÓRIA DA REPÚBLICA

A ser confirmado, esse escândalo ligando a Planam com um número gigantesco de deputados federais, já pode ser considerado o maior escândalo da História da República, não só pelo número de parlamentares envolvidos, como também pelo aspecto moral e ético, no instante em que se tenta atingir um homem inocente, com espúrias acusações.
Percebe-se, a cada instante a tentativa de desvio de foco para o Executivo, desse Legislativo totalmente apodrecido e sem nenhuma representatividade.
A sorte desse pessoal é o caráter democrático de Lula, se isso estivesse ocorrendo em um país parlamentarista, esse Congresso já teria sido destituído e convocado novas eleições.
Fosse num governo menos democrático, teríamos o fechamento desse mesmo Congresso, num ato de impedimento generalizado, já que os 300 picaretas detectados pelo parlamentar Luis Inácio se proliferaram, tomando assento em quase todas as cadeiras desse Congresso espúrio.
Se fizermos uma análise da quantidade e gravidade dos escândalos apurados nesse e em outros momentos recentes, teremos a real noção dos mais de trezentos picaretas.
Porém, esse escândalo, o das “sanguessugas”, atinge níveis nunca imaginados por ninguém.
O interessante disso tudo é a quase ausência de deputados do PT e do PCdoB envolvidos nessas maracutaias; se tivermos um aprofundamento criminal, esses deputados estão fritos.
O interessante disso tudo é a pequena ênfase dada pela Imprensa a esse escândalo; se compararmos com episódios de menor gravidade.
Os casos de superfaturamentos são extremamente comuns e corriqueiros em todas as estâncias do Poder, nesse País; desde a contratação de Bandas para Shows até obras, passando por lixeiras, bancos escolares, medicamentos etc..
Essa forma de roubo se generalizou, baseada na máxima ademarista “rouba, mas faz”; sendo que a maior parte dos GRANDES “EXECUTORES” DE OBRAS, têm nesse superfaturamento a maior forma de arrecadação partidária e pessoal.
Os Paulo Salins do dia-a-dia espalharam-se por esse país, não só entre os políticos, como também entre entidades religiosas e de “assistência social”; além de ONGS, entre outras menos cotadas.
Neste final de semana passado, vi um Pastor pedir 2 milhões e 600 mil reais, divididos, para comprar um terreno de 1 milhão e 800 mil, num ágio espantoso; com destino da diferença da arrecadação com destino imaginável.
Nesses exemplos, todos nós conhecemos exemplos de prefeitos, vereadores, movidos a propinas para superfaturarem obras, sempre em prejuízo do contribuinte.
Porém, situação idêntica a essa ocorrida na Câmara dos Deputados é única; não pelo método, nem pela ação; mas, simplesmente, pelo número de envolvidos.
Não nos podemos nos silenciar sobre isso; já que é o nosso dinheiro que está indo pelo ralo; não é dinheiro nem do BMG, nem do Banco Rural não; É NOSSO DINHEIRO!
E não precisa de CPI para investigar não; é só investigar e, comprovados os envolvidos; CADEIA E DEVOLUÇÃO DA GRANA.
Isso significa a devolução aos cofres públicos da quantia equivalente a 1000 ambulâncias somente nos últimos dois anos!!
A omissão, nesse caso é CRIMINOSA. Precisam-se apurar os fatos com extremo rigor; pois assim como ocorreu nas privatizações, com o patrimônio público, o que está em jogo é o dinheiro dos impostos dos famintos e dos pobres desse país.
Não podemos deixar que tentem nos embotar os olhos com histórias de menor importância, como a alucinação de Sílvio Pereira, nem as palhaçadas de Garotinho.

BATENDO EM CACHORRO MORTO, OU SOBRE FHC

Uma análise sobre esse velho decrépito, devidamente legado ao plano mais inferior da história do país, colocado como o maior sucateador da história desse país, passa pelo professor que, por exilado pela ditadura militar numa época em que isso dava um certo status de socialista e de intelectual, foi ao Chile em companhia de César Maia, entre outros. Lá acompanhou, provavelmente muito assustado ao final do Governo Allende e o início da ditadura de Pinochet, essa muito mais clara e evidente, tanto em métodos como em resultados que no Brasil. A volta dos exilados trouxe-nos, entre outros mais festejados, o retorno de FHC, que se filia ao MDB e depois cria o PSDB na carona de Franco Montoro e Mário Covas.Candidato a prefeito de São Paulo, demonstra já uma característica marcante da sua personalidade, a prepotência e, ao posar como prefeito virtualmente eleito, perde para o semimorto Janio Quadros. Eleito senador, é nomeado ministro de Itamar Franco, e forjada sua candidatura pelo mesmo, que deu-lhe de presente essa eleição, logo de cara assume como seu o plano real que, bem lembrado por Palocci, foi criado por Itamar e sua equipe econômica, ou vocês acham que FHC entende de economia?Logo depois, o sociólogo, encantado com a grana fácil e se prostituindo para ser reeleito, como projeto de governo, cria o sucateamento do estado brasileiro, aplaudido pelo coronelato pefelista e pelas multis, mas definitivamente jogado ao esgoto da história do Brasil. Num último ato, abre as fronteiras econômicas do país para a fuga de capital, via contas C5, no maior escândalo econômico da história da América Latina. aumentando a inflação, desaparecendo com moeda corrente no país e hipervalorizando o dólar, deixado a 4 reais, num salário mínimo de 50 dólares.Esse FHC é o que se demonstra claro para a população - o estelionatário do plano real, o sucateador do estado e a prostituta das pernas abertas para a evasão de divisas; fora o fato de ser preconceituoso e adotar uma face de "pseudo - intelectual" que enoja a quem sabe pelo menos o be a bá.

Monday, May 8, 2006

DE GÁS E DE GASES

DO GÁS E DE GASES.

Muito sintomáticas as matérias postadas na mídia conservadora ou, como diria o pessoal do Pasquim, a grande imprensa; tentando criar um ponto de atrito entre os Governos brasileiro e boliviano, numa utópica “crise” entre os dois países.

Em primeiro lugar, como é sabido, o Brasil compra o gás boliviano a um preço menor que o do mercado Internacional e isso é humilhante para o povo daquele país, obviamente.

Imagina se a gente iria gostar de saber que os nossos produtos fossem subfaturados para a exportação dentro do nosso próprio país, isso seria revoltante, claro!

Outra coisa que temos que perceber é que a Bolívia não é nosso quintal e, portanto, tem o direito a sua soberania, assim como nós.

Os gases flatulentos exalados da cabeça dos nossos jornalistas tentam criar um clima pesado entre os dois países no intuito claro de tentar vender uma imagem frágil de Lula; o que, convenhamos, é uma piada, já que a atitude de pessoas como Bono Vox, dá a real dimensão da representatividade de Lula no exterior.

A tentativa de minimizar esse aspecto, além de burra é inócua, já que as atitudes conciliatórias de nosso presidente são extremamente bem vindas num mundo cheio de turbulências como o nosso.

Recebido com honras por onde anda, desde a África até a Europa, dos EUA aos países árabes, Lula é hoje um dos mais respeitáveis chefes de Estado do mundo; nada que um panfleto como a Isto É ou que uma revistinha como a Veja possa desfazer.

A ameaça de desabastecimento de gás no Brasil é outra flatulência inominável, absurda; Evo Morales e Lula jogam no mesmo time, nada de gol contra.

Além do mais, o Brasil em sua auto-suficiência do petróleo, associada com a potencialidade hidroelétrica, o biodiesel e o álcool combustível além, é claro, da energia nuclear está em posição extremamente confortável com relação à energia; nada comparável ao apagão fernandiano. Aliás, a utilização do gás natural na escala atual foi estimulada pelo mesmo FHC que hoje vocifera helenisticamente.

Graças a Deus o gasoduto originado do cérebro dessa turma e de alguns congressistas alucinados, não passa por aqui, senão ia ser terrível, nem máscara para proteger as narinas, mesmo as mais resistentes...

DAS SANGUESSUGAS DO CONGRESSO

O congresso nacional continua dando show de impobridade administrativa.
O escândalo das “sanguessugas” tende a ser um dos maiores da República,, envolvendo, na sua grande maioria, deputados oposicionistas, inclusive alguns que tiveram atuação destacada na tropa de choque contra o Governo Lula.
Podemos citar, entre esses, Eduardo Paes, Denise Frossard; além de outros conhecidos como Bispo Rodrigues e Ronivon Santiago; ambos envolvidos em escândalos há pouco tempo: o primeiro, envolvido num esquema de arrecadação na Assembléia Legislativa carioca, denunciada por vários colegas e o segundo, conhecido “dedo-duro” do esquema tucano para a compra de votos para a reeleição.
A entrevista de Sílvio Pereira veio bem a calhar para tentar ofuscar esse escândalo, que em minha opinião é de GRAVÍSSIMO teor.
Será por acaso que, uma entrevista que nada acrescenta ao já dito, requentada mesmo; veio por acaso?
Pelo que eu conheço da forma de atuação dos partidos de oposição é óbvio que não.
Essa tática de desviar a atenção de uma coisa extremamente grave para outra de somenos importância parece-me evidentemente uma tática bem estabelecida e já utilizada outras vezes por tucanos e pefelistas.
Obviamente as investigações sobre o “mensalão” darão em nada e a reeleição de Lula está garantida, mas, cabe ao Congresso em sua ala oposicionista, a operação tapa-olho da população.
Há poucos dias tivemos as denúncias sobre o gasto exagerado de verbas com combustíveis, chegando a cifras absurdas; agora essa de muito maior gravidade e estabelecida, segundo investigações no ano de 2001, portanto cria tucana, só pra variar.
Não acredito, ou melhor, não quero acreditara que a deputada Denise esteja envolvida neste caso, porém é bom para que ela experimente do próprio veneno; já que a mesma foi uma das peças principais nas denúncias sem provas, inclusive votando favoravelmente, coisa absurda para uma magistrada que tenta, pelo menos ser justa, ao relatório final da CPI.
Com relação ao Rodrigo Maia, não preciso dizer muito, quem sai aos seus não degenera...
Quanto a Eduardo Paes, todo tucano é suspeito até prova em contrário, utilizando o raciocínio destes.
O Jornal Nacional deu ênfase muitas vezes maior à entrevista de Silvinho, reservando tempo mínimo para noticiar a grave denúncia; inclusive tentando constranger o Delegado Federal responsável pelas apurações, colocando-o como o agente transgressor, por ter feito um relatório onde aparecem nomes, fazendo seu papel com dois pesos e duas medidas...
Se tivermos em conta que são mais de 60, para ser exato 63 deputados, isso quer dizer que mais de 10% da Câmara dos deputados está sob suspeita. Vai faltar Conselho de ética para essa turma toda.
Ah! Por falar nisso, se houver a hipótese dessa turma toda não ser cassada nem punida, alguém vai falar em pizza?
Aposto que não, a coerência dessa turma me faz rir.
Nada mais justo que começarmos uma campanha pela punição dessa turma, e observar de perto para que ninguém saia impune; nem a Juíza nem o Eduardo, pois seguindo lógica desses com relação a José Dirceu, não são necessárias provas, somente o fato da denúncia justifica a punição.
Dra. Denise, onde anda sua coerência? Viu como é delicioso ser envolvida em algo sem comprovação, apenas por denuncias de criminosos?
Muitas lições de vida estão sendo dadas a cada momento nesse país; basta estarmos atentos para aprendermos essas lições.
Da maneira criminosa que foi feita a cassação de José Dirceu ao começo do aprendizado político da conterrânea Dra. Denise, muitas coisas nos foram ensinadas nestes tempos bicudos.

SONETO

A BOCA SENSUAL

Beijo, da noite, a boca sensual,
Percorrendo nos olhos desse dia,
Recordando meu velho carnaval,
Onde sangrava em cada fantasia

Confundindo nas pernas, meu luau,
Nesse sedento corte, na poesia
A vingança sem culpa, n’embornal
Que trago no meu peito, nem devia...

Beijo as pernas sangrentas dessa vida,
Que foge, percorrendo minhas matas,
Que segue, fosse louca despedida,

Nesse braço da morte que arrebatas,
Quedando sem lutas da partida,
Restando, solitária me arrematas...

MARCOS LOURES