Search This Blog

Sunday, July 23, 2006

Trovas e contra trovas

Mote – Há muito tempo que a “massa” não vê o pão.

Trova

Nesta vida – que desgraça-,
Há sempre contradição:
Há muito tempo que a massa
Nem passa perto do pão!


Contra trova

Uma verdade é bem nobre,
A conhece toda gente,
Um frango em mesa de pobre?
Um dos dois está doente...

Trovas e contra trovas

Mote– Se não houvesse distância, não haveria saudade.

Trova

Desde os meus tempos de infância
Eu escuto esta verdade:
Se não houvesse distância,
Não haveria saudade...

Contra trova

A distância, na verdade,
Alimenta o meu desejo,
Vou morrendo de saudade
Vivendo naquele beijo...

Trovas e contra trovas

Mote - quem inventou o trabalho não tinha o que fazer.

Trova

Pulando de galho em galho,
Levo a vida, sem saber;
Quem inventou o trabalho,
Não tinha o que fazer...

Contra trova

Quero um trabalho “demais”,
Quero um trabalho bacana,
Onze férias anuais,
Só seis folgas por semana...

Trovas e contra trovas

Mote – Bezerro rejeitado não escolhe a teta...

Trova

Por ser feio e desprezado,
Eu faço qualquer mutreta!
- O bezerro abandonado,
Não deve escolher a teta...

Contra trova

É por isso minha amada,
Que não paro de t’amar,
Minha sorte abandonada,
Vem cá, me dê de mamar!

Trovas e contra trovas

Mote – Lá fora chove, aqui, pinga!

Trova

Se chove, devo parar,
“tirando o meu da seringa”;
Não posso me lamentar:
-Lá fora chove, aqui, pinga...

Contra trova

Este mundo é arretado,
Não quero ficar sozim,
Não vou chover no molhado;
O que quero é “pinga em mim”...

Trovas e contra trovas

Mote – velhice é doença que a medicina não cura

Trova –

Pra dizer, peço licença,
Esta verdade é a mais pura:
-A velhice é uma doença
Que a Medicina não cura!


Contra trova

Doença pior existe,
Bem pior que a velhice,
É uma doença bem triste,
‘Tou falando da burrice...

Trovas e contra trovas

Mote – Na subida, Deus me ajuda; na descida, Deus me acuda...


Trova

Deus está sempre a meu lado
E, na subida, me ajuda;
Mas peço, quando embalado,
Que na descida me acuda!

Contra trova

N’ embalo da minha vida
Eu deixei muita saudade.
Na subida e na descida,
Foi tanto amor de verdade...

Trovas e contra trovas

Mote – Velho não manda brasa, manda fumaça...

Trova

Velho sabido, não casa
E, do casório, acha graça;
Pois ele não “manda brasa”:
O velho manda “é fumaça”.

Contra trova

Meu avô, aos seus oitenta,
Casou de novo; acho graça
Camisinha el’ arrebenta
Ou derrete, faz fumaça...

No comments:

Post a Comment