Search This Blog

Saturday, May 20, 2006

LULA NADANDO EM MARES CADA VEZ MAIS TRANQUILOS


Lula comemora nova pesquisa

O governo celebra sem fazer alarde pesquisa encomendada ao IBOPE para consumo interno da campanha de Lula à reeleição.

O resultado chegou ao Palácio do Planalto no início desta semana. Em simulação de primeiro turno, deu Lula 48%, Alckmin 17%.

Convenhamos: poderia ser pior.

Mas agora que o PFL escolheu o vice de Alckmin tudo mudará, estejam certos.

A oposição pôs em campo seu melhor time. Ou não foi?


Esse comentário postado no Blog de Nobat do dia 20/05/2006, demonstra, pela ironia utilizada com relação à péssima escolha do Vice na chapa de ALCKMIN, que a oposição está cada vez mais “jogando a toalha”.
Realmente José Jorge tem um perfil extremamente harmonioso com o de Alckmin, parecendo, pelo aspecto absolutamente inerte e insosso, a alma gêmea de Geraldo.
A luta travada entre ele e Agripino, homem extremamente irritante pela agressividade enorme associada a uma voz extremamente insuportável, irritante mesmo, demonstrou que o Coronelismo está dividindo-se e, nesta divisão, a conclamada união em torno do nome de Jose Jorge é, na verdade, uma grande balela.
A vitória do neo fas, sobre o arqui malvadeza demonstra uma ruptura que, assim como a ruptura tucana, desenvolvida pelo afastamento, com a tentativa de preservação, de José Serra, da candidatura à presidência, em prol do inexpressivo Geraldo, gerará uma campanha feita sem a menor convicção pelos principais caciques da tucanagem e do pefelismo.
A tentativa de unir a campanha à presidência com as campanhas estaduais será extremamente difícil, mesmo em São Paulo, onde, provavelmente Quércia pode se aproximar de Serra, mas não deverá ter a mesma gana em defender a candidatura de Geraldo e José Jorge.
A afirmativa “poderia ser pior” relativa aos 17 por cento de Alckmin é extremamente irônica, numa eleição polarizada, um candidato obter 17 por cento das intenções de voto, com tendências de queda, se compararmos ou números com as anteriores, demonstram a total falta de aceitação dessa.
A troca de candidatos hoje, seria pior, pois mesmo que Serra tenha uma melhor aceitação entre os eleitores, a eleição nem tão garantida mais para o Governo paulista, se tornaria catastrófica.
Tudo que o governo federal poderia querer seria fazer barba, cabelo e bigode, ou seja, capital, estado e governo federal.
Creio mesmo que, José Jorge foi para o sacrifício, como fora Rita Camata na última eleição.
A falta de comemoração dessa escolha entre os opositores, demonstra que, obviamente a toalha já está sendo devidamente jogada.
Cabe a, a princípio esdrúxula, mas cada vez mais coerente oferta da vice-presidência do PPS para o PSDB.
Esta pesquisa feita ANTES da explosão da crise, já que os resultados só chegaram no começo da semana me permite reafirmar meu vaticínio de que ALCKMIN irá perder para Enéas, repetindo o feito de Brizola há 8 anos.
O declínio do PSDB-PFL nas próximas eleições será relevante, creio que muito maior do que imaginamos.
Serra, terá muito trabalho para trabalhar com o espólio das administrações tucanas dos 12 últimos anos, sendo possível e até mesmo provável uma vitória de Mercadante para o Governo do Estado.
O PT mostra-se mais unido do que nunca, movido pelo amor-próprio e pela necessidade de se reerguer.
Uma possível candidatura Simon - Garotinho; embora muito improvável, não tem força moral por um lado, nem política por outro para decolar. Ambos terão muitas dificuldades para poderem ter alguma penetração neste eleitorado vacinado por 1 ano e meio de doses cavalares de tentativas de exploração eleitoreira de fatos nem sempre comprovados.
Agora, em Minas, por exemplo, a candidatura de Aécio não servirá em hipótese alguma de âncora para Alckmin, já que Aécio está atrelado a Itamar que, não se aliaria de forma alguma nem a ACM, nem a FHC.
Lula caminha, célere para a reeleição, que poderá lhe garantir um novo recorde de votos, para surpresa de todos aqueles que, em troca de denúncias desesperadas achavam que poderiam “sangrá-lo” até o final.
Não contavam com o povo, e esse não é apenas mais um detalhe...

No comments:

Post a Comment