Search This Blog

Saturday, May 20, 2006

CLÁUDIO LEMBO – UM HOMEM NO LIMBO.


Muito interessante a entrevista dada pelo Governador Cláudio Lembo durante essa semana.
Ao detectar as causas da violência com, no ambiente que convive politicamente, rara percepção, demonstra que nem tudo está perdido nessa oposição brasileira.
Se fizermos uma análise; mesmo que superficial, veremos que, dentro da oposição, temos um conglomerado formado por oportunistas, lobistas burgueses, coronéis, prostituídos, entreguistas, rancorosos e, alguns, “inocentes úteis”.
Não conheço muito bem o passado político de Cláudio Lembo, mas não me lembro de ver seu nome envolvido em casos de corrupção ou escândalos.
Porém, o doutor em Direito e escritor teve um dos momentos mais lúcidos dessa desenfreada oposição ao detectar as causas da violência e em fornecer um dos antídotos e remédios para tal problema.
Na década de 80, tivemos no Grande Teotônio Vilela um exemplo maravilhoso e encantador da percepção de um homem que, no passado, servira à ditadura militar e, num momento de sublime amadurecimento, passou a ser um libertário, inclusive, em um episódio bem representativo, ter escondido Lula no porta malas do seu carro, para escondê-lo da fúria dos agentes do autoritarismo.
Lembo pode se tiver juízo e se quiser se tornar um homem ideologicamente mais respeitado, rasgar os mantos neoliberais e opressores que veste e, desnudando-se, deixar aparecer o ideal de quem militou tanto tempo na área do Direito, ou seja, da JUSTIÇA.
Esse nascer de um democrata seria fantástico e lindo de se ver, principalmente porque, a imagem do “bom burguês” e do arrependimento, com a nova vestimenta transparente e leve de um outro homem, com o respeito de todos aqueles que amam a liberdade e a igualdade é, poeticamente uma das mais belas de se ver.
Cláudio Lembo tem tudo para ser a mais grata surpresa desse início de século para a luta socialista.
Ainda mais porque o cargo que exerce sempre foi ocupado pelos representantes da mesma burguesia que, num momento de rara iluminação, o governador paulista, detectou como o principal agente fomentador da miséria, das desigualdades, alicerces, portanto da violência desmedida em São Paulo.
A percepção de que funcionou como uma marionete da elite tucana, que tentou, também transforma-lo em bode expiatório para uma crise CRIADA E FOMENTADA pelo próprio tucanato, no decorrer desses anos todos, aliada ao apoio explícito de Lula e de Marcio Thomaz Bastos, poderão ser o Norte para que Lembo, nos seus 71 anos de vida possa se tornar cada vez mais respeitado.
Interessante a coincidência da data do nascimento de Cláudio Lembo com a descoberta da América; 12 de Outubro.
Essa coincidência poderá ser para o cidadão e político Lembo mais que uma mera coincidência.Seu discurso, coerente e lúcido, bem que poderia se transformar em algo além de uma “retaliação” contra os aliados traíras; poderia se tornar mesmo na aproximação de um homem no crepúsculo da vida ao resgate de uma biografia.
Se, por acoso, optar pela coerência com o discurso proferido nesse raro momento de sensatez, será muito bem vindo para essa luta pela democracia real, pelo resgate da cidadania e poderá conhecer uma palavra, muitas vezes esquecida pelos seus companheiros, a bela e sonhada SOLIDARIEDADE!

No comments:

Post a Comment