Search This Blog

Wednesday, August 2, 2006

O que não será destaque na Imprensa 5 - Da energia


Empreendimentos do Proinfa vão gerar 914 MW até o fim do ano
A expectativa de um crescimento no setor energético com fontes alternativas é de 914 megawatts (MW) até o final deste ano, segundo previsão do Programa de Incentivo a Fontes Alternativas de Energia (Proinfa). Entre as novas plantas previstas para entrar em operação, pelo menos 17 são de biomassa, 10 de origem eólicas e 10 pequenas centrais hidrelétricas( PCH). As informações são do assistente de diretoria de engenharia da Eletrobrás e coordenador do programa, Sebastião Florentino da Silva. Já entraram em operação as usinas de Coruripe (AL) - movida a biomassa -, os parques eólicos do Rio do Fogo (RN), Osório(RS), e a PCH de Carlos Gonzatto (RS). Estes empreendimentos juntos totalizam 115 MW. Ainda de acordo com as previsões entrarão em operação até o final deste mês mais 14 plantas - biomassa, eólica e PCH - que em conjunto deverão agregar ao sistema elétrico brasileiro, 389 MW.


Para um país que viveu, há alguns anos, uma crise terrível na produção de energia elétrica, essa notícia é alentadora.
Não se pode imaginar o crescimento de um país sem o aumento da produção energética.
Os desgovernos de FHC e de seu ministro de Minas e Energias, o candidato a vice na chapa de Alckmin, José Jorge, levaram a um atraso considerável no desenvolvimento do parque industrial nacional, com prejuízo incalculável, tanto econômico quanto social.
As notícias que chegam do setor energético no país, com a auto-suficiência no petróleo, a biomassa, o biodiesel, entre outros poderá dar a dimensão do Brasil não só como auto suficiente mas, também e principalmente, como potência mundial nessa área.

No comments:

Post a Comment