Search This Blog

Tuesday, August 1, 2006

Tiro em pleno vôo pode atingir tucano

STF libera instalação de CPIs contra Alckmin

Valor Online - 01/08

BRASÍLIA - O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu hoje que é inconstitucional dispositivo da Assembléia Legislativa de São Paulo que impedia a instalação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) contra o ex-governador paulista e candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, Geraldo Alckmin

A decisão abre caminho para que sejam desenterradas dezenas de pedidos da oposição sobre CPIs contra atos administrativos de Alckmin...

A regra exigia que, entre outras coisas, a aprovação do requerimento da pedido de CPI em plenário com, no mínimo, 96 presentes.

Por dez votos a um - do ministro Marco Aurélio Mello - o STF interpretou que a regra cerceava o direito das minorias no legislativo estadual, como o PT, que entrou com o processo no Supremo.

O relator, ministro Eros Grau, considerou que basta o apoio de um terço dos parlamentares da Assembléia paulista para a instalação de uma CPI, segundo informou a assessoria do STF.

Na fila, há pedidos de CPI para investigações desde irregularidades na contratação de publicidade da Nossa Caixa, gestão da Febem, obras do Rodoanel, programas de despoluição do Rio Tietê, empréstimos à Eletropaulo, entre outros.

As CPI´s pode suspender a candidatura de Geraldo e inclusive levá-lo a prisão.

(Valor Online)

Essa notícia, obviamente omitida pelos telejornais e pela grande imprensa, pode criar um maremoto, uma verdadeira tsunami na candidatura tucana à presidência da república.

As dezenas de CPIs engavetadas na Assembléia Legislativa de São Paulo, se forem instaladas, poderão levar à punição do Governador e vários de seus assessores e Secretários.

Embora o tempo até as eleições sejam curtos, o desgaste causado por uma enxurrada de investigações e aprofundamentos em temas até agora, jogados debaixo do tapete, podem causar uma instabilidade enorme na candidatura de Geraldo Alckmin.

Mas, acredito que o maremoto pode parecer-se com o famoso maremoto causado pelo famigerado celacanto da década de 70, ou seja, dar em nada.

Mesmo assim, é dado o sinal amarelo no front tucano.

Nada pior do que um tiro em plena ascensão...

No comments:

Post a Comment