Search This Blog

Saturday, August 5, 2006

O que não será destaque na Imprensa 7 - da inflação

Valor Econômico (03/08/06)Inflação no país já é inferior a de 11 países emergentesA história de que a inflação brasileira é uma das mais altas entre os países emergentes começa a deixar de ser verdade. Nos 12 meses terminados em junho, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 4%, mais baixa que a de 11 entre 27 emergentes acompanhados pela "The Economist" e muito próxima aos 3,9% registrados por três integrantes desse grupo. Um ano antes, o Brasil tinha a quinta inflação mais alta desse grupo, de 7,4%, a mesma da Indonésia. Com base nas previsões do mercado de que o IPCA vai ficar em 3,74% neste ano e em 4,5% no ano que vem, o quadro positivo para os índices de preços deve continuar nos próximos 18 meses.

Pelo que vimos acima, a economia brasileira apresenta-se em um quadro de estabilização do custo de vida com ganho real do salário mínimo.
Isso denota um ganho real do poder de compra do dinheiro, principalmente das camadas sociais mais humildes e necessitadas.
Esse ganho real faz com que as grandes injustiças sociais deste país sejam, pelo menos, amenizadas.
Obviamente, o grau de disparidade social ainda é gigantesco mas, mantendo-se esse viés, podemos ter alguma esperança de que a luz no final do túnel que se acendeu para os miseráveis e famintos deste país, possa ter um brilho mais forte.
As crianças famintas e subnutridas deste país agradecem...

No comments:

Post a Comment