Search This Blog

Saturday, August 5, 2006

Gratz e Rondônia

PF divulga lista com nomes dos 23 presos em Rondônia
da Folha Online

A Polícia Federal divulgou a lista com os nomes dos 23 presos na Operação Dominó na manhã desta sexta-feira em Rondônia.
Os detidos são acusados de desvio de recursos públicos, corrupção, prevaricação, concussão, peculato, extorsão, lavagem de dinheiro e venda de sentenças judiciais.
Entre os presos na operação estão o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, Sebastião Teixeira Chaves, e o presidente da Assembléia Legislativa do Estado, José Carlos de Oliveira.
De acordo com a Polícia Federal, os detidos na operação deverão ser transferidos para a Superintendência da PF em Brasília ainda hoje.
Confira a lista divulgada pela PF:Sebastião Teixeira Chaves - desembargador e presidente do Tribunal de Justiça de RondôniaJosé Jorge Ribeiro da Luz - juiz de DireitoEílson de Souza Silva - conselheiro do Tribunal de Contas de RondôniaJosé Carlos Vitachi - procurador estadualCarlão de Oliveira (PSL) - presidente da Assembléia Legislativa de RondôniaHaroldo Augusto Filho - filho do deputado estadual Haroldo Santos (PP)Gebrin Abdala Augusto dos Santos - filho do deputado Haroldo SantosRosa Salomé Soares - assessora do deputado Haroldo SantosCarlos Magno - candidato a vice-governador e ex-chefe da Casa Civil de RondôniaJurandir Almeida Filho Junior - irmão do deputado estadual Amarildo Almeida (PDT)Edons Wander Arrabal - assessor Amarildo AlmeidaEliezer Magno Arrabal - assessor Amarildo AlmeidaAdelino César de Moraes - assessor Amarildo AlmeidaJoarez Nunes Ferreira - assessor Amarildo AlmeidaMarcos Alves Paes - chefe de gabinete de Amarildo AlmeidaJoão Carlos Batista de Souza - assessor de Carlão de OliveiraLizandreia Ribeiro de Oliveira - irmã de Carlão de OliveiraMoisés José Ribeiro de Oliveira - irmão de Carlão de OliveiraMárcia Luiza Scheffer de Oliveira - esposa de Carlão de OliveiraJosé Ronaldo Palitot - diretor da Assembléia Legislativa de RondôniaEmerson Lima Santos - diretor de Recursos Humanos da Assembléia Legislativa de RondôniaMarlon Sérgio Lutosa Jungles - cunhado de Carlão de OliveiraJosé Carlos Cavalcante de Brito - servidor da Assembléia Legislativa de Rondônia



Esse mafuá em que se transformou Rondônia nos dá uma dimensão de, até que nível vão os desmandos e corrupção neste país.
Rondônia apresenta-se totalmente no fundo do poço, assim como o Espírito Santo do Governo de José Ignácio.
Mas, algumas diferenças são substanciais nas ações do governo federal num e noutro caso.
No caso capixaba, o Governador tucano foi mantido até o final de seu mandato, inclusive com a manutenção do seu esquema de corrupção, a partir de Jose Carlos Gratz, do PFL, líder do Governo na Assembléia Legislativo, chegando ao cúmulo de comparar o pobre estado capixaba a um território seu.
E, infelizmente, era.
A omissão do governo Fernando Henrique Cardoso chegou às raias da cumplicidade.
Contra todas as evidências foram, não só mantidos nos cargos mas, contra todas as denúncias do Ministério Público, tiveram o endosso do Governo Federal que preferiu “não acreditar nas evidências”, fato corriqueiro em um governo que autorizou a construção do prédio do Tribunal do Lalau, mesmo com o parecer contrário do TCU.
A prisão de José Carlos Gratz no começo do Governo Paulo Hartung iniciou um período de moralização no Estado.
Em contra partida, no Estado governado pelo ex-tucano Ivo Cassol, o caos se estabeleceu.
A prostituição de todos os poderes, sob a égide do Legislativo e com a contribuição tanto do executivo quanto do Judiciário, denota o total desgoverno...
As semelhanças entre os casos é muito grande.
Mas a ação do Governo Federal é totalmente diversa.
Se, no Espírito Santo tivemos um governo Federal omisso e que, vergonhosamente, deixou que o crime organizado dominasse todo o Estado, em Rondônia a Polícia Federal teve e está tendo liberdade de ação.
É importante para que a democracia se fortaleça, que a punição deste caso seja exemplar.

No comments:

Post a Comment