Search This Blog

Monday, April 24, 2006

AS BEM AVENTURANÇAS


Bem aventurados os que tem um coração de pobre - ou seja, aqueles que não têm na ganância, na busca do poder de qualquer forma, do desejo absoluto de ser maior, superior, da falta de capacidade de aceitar as diferenças, de se sentir superior, pelo simples fato de ter tido maiores oportunidades, por sentir a "grandeza" na riqueza material, num conhecimento mais abrangente, embora na maioria das vezes, pequeno, inútil, ou muitas vezes cruel - bem aventurados os humildes, que sabem o tamanho pequeno perante a humanidade, mas que, nesse sentimento se torna importante, tanto quanto qualquer peça desse quebra cabeças genial chamado sociedade, que sabe respeitar as peças outras, quaisquer que sejam. A QUE RESPEITA O SER HUMANO POR SER UMA CRIATURA ÚNICA, FEITA À IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS.
Bem aventurados os que choram, porque serão consolados - o choro da injustiça social, o choro da planta esmagada pelas cordilheiras, o choro da criança faminta no colo e do desespero não mitigado. O choro da alma sensível perante tantas mazelas causadas pelos poderosos, o choro desse povo, vítima diária do PODER, dos desgovernos, essa multidão de esquecidos, párias de uma sociedade cruel e injusta. E, que quando têm quem olha por eles, são chamados de vagabundos, de escória, de massa de manobra, nunca de seres humanos, seus filhos são menores, nunca crianças, suas casas são barracos, suas esperanças são criticadas e esquecidas. Seus bens, enquanto sociedade, são vendidos à esmo, seu paisaziado de esperança e vendido à quilo para as empresas donas do poder econômico, velhas senhoras, com a concordância de seus governantes.
Bem aventurados os mansos, pois possuirão a terra - a terra que é do HOMEM, não é de Deus nem do DIABO, essa terra sangrando, essa terra grilada, roubada invadida pelos poderosos, donos do país, donos do poder econômico, dono dos créditos, que quando os pequenos passam a ter os mesmos direitos das salvaguardas contra as intempéries, querem retirar isso, para devolver aos donos dos grandes latifúndios, senhores feudais que, antes contavam com as benécies dos antigos donos do poder, protegidos na grilagem, na invasão, no verdadeiro descalabro que foi a ocupação dessa terra.
Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados - não basta ser justo, é necessária a sede e a fome de justiça. é necessária a luta diária para tentar-se acabar com a miséria, mesmo que isso receba crítica dos que nada fizeram contra ela ou tudo fizeram para aumentá-la. Quando se tem vontade política de redimir-se, isso é criticado, até por alas da própria Igreja de Pedro, quanto mais por aqueles que, durante toda a história foram os geradores dessas injustiças; quando se permite o acesso dos injustiçados ao conhecimento, a alimentação, a esperança, se critica e muito, e os principais críticos são aqueles mesmos, os maiores alimentadores dessas injustiças.
Bem aventurosos os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia - o que dizer de misericórdia para quem nunca admitiu idéias diferentes das suas, para quem sempre teve nos pobres, mais que tudo, palanque fácil e alvo de promessas de campanhas nunca cumpridas, já que o simples fato de cumpri-las tiraria o aspecto "caritoso" das medidas de salvaguarda, das indústrias da seca, das indústrias da prostituição das crianças, da venda da juventude ao tráfico, da desesperança dos mais pobres, para lhes vender uma falsa misericórdia. Quando essa esperança se inicia, os destruidores da esperança esperneiam pois a verdadeira misericórdia é deixar a planta crescer, ajudá-la com adubo, e torná-la forte e independente e não a pseudo caridade que só se advinha nas portas das eleições.
Bem aventurados os pacíficos de coração, porque serão chamados filhos de Deus - O que dizer do nosso povo, simples, amoroso, sereno, a vida inteira esperando por um dia que nunca veio, onde seus filhos serão tratados com o respeito que merecem, onde seu trabalho será mais justamente recompensado, onde seu amanhã poderá ser mais digno, isso, pacificamente, sem ódio, sem rancor e, quando isso se aproxima de uma realidade palpável; vem os mesmos belicosos, rancorosos, de alma pequena e coração vingativo, querendo matar os sonhos deles, incendiando o mundo, se preciso, para negar-lhes o próprio DEUS, que existe nos olhos dos seus iguais, de seus irmãos.
Bem aventurados os puros de coração, porque verão Deus - esses vêm Deus no seu próximo, no seu vizinho, nos seus filhos, em todos os seres humanos e em todas as obras divinas da natureza. Ao contrário daqueles acostumados a tratar os outros, mais simples, como se não fossem cidadãos, como se não houvesse neles uma alma, aqueles preconceituosos, que têm preconceitos de raça, de credo e, pior PRECONCEITO COM RELAÇÃO À CLASSES SOCIAIS DIFERENTES, como um ex-presidente se referiu ao pobre, ao aposentado, ao negro. Esses cegos funcionais nunca verão DEUS, POIS O DEUS QUE ELES ACREDITAM EXISTIR ESTÁ DENTRO DA BARRIGA DELES MESMOS, e nem um haraquiri espiritual poderá expor esse deus todo pessoal para eles, já que nada existe além deles, somente seus iguais, numa visão extremamente absurda e prepotente.
Bem aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos Céus - aqueles a quem a luta pela justiça da igualdade, da dignidade, da oportunidade igual para os filhos de Deus, ou seja todos, independente de clero, classe social, raça, sexo, traduz-se, na boca dos impios, dos injustos, dos caluniadores, dos mentirosos, dos traidores , dos donos do poder sócio-econômico, das elites prostituídas e prostituidoras, em ofensas e ameças; serão moradores do reino de DEUS, em toda sua glória e eternidade.
BEM AVENTURADOS SEREIS QUANDO VOS CALUNIAREM E DISSEREM FALSAMENTE TODO O MAL CONTRA VÓS POR CAUSA DE MIM.
Deus menino, Deus Pai, presente na justiça, na igualdade, no respeito aos irmãos, TODOS NÓS, iguais no vermelho do sangue, na morte e no nascimento, diferenciados pela vida afora pelos injustos, pelos donos do poder sócio-econômico, pelos criadores dos demônios do analfabetismo, da prostituição, da exploração do trabalho alheio, pelos demônios do preconceito em todas as formas, pelos fomentadores da ignorância em todos os sentidos.
PELOS DESGOVERNOS QUE FAZEM DO POVO REFÉM, PARA QUEM OS SONHOS DOS MAIS POBRES REPRESENTAM UMA AMEAÇA.
Bem aventurados enfim, todos aqueles que sonham com uma sociedade mais justa, mais cristã. E para aqueles que, em nome desse sonho são caluniados, são perseguidos e são martirizados a cada ataque orquestrado contra a esperança dos mais simples, promovido pelos antigos vendilhões do povo, que SABEM MUITO BEM O QUE FAZEM

No comments:

Post a Comment