Search This Blog

Monday, April 24, 2006

ARTIGO ANTHONY BABY, O AVENTUREIRO

Temos observado, com atenção a escalada aventureira de Anthony Garotinho, radialista de Campos dos Goitacazes, RJ; que nos tempos do brizolismo no estado do rio, associou-se ao poder estadual, com finalidades óbvias de, personalista que é, atingir o poder.
Num primeiro momento, já que a força de Leonel Brizola se resumia ao Grande Rio, foi visto como um braço importante desse no interior do estado, sabidamente ligado a Amaral Peixoto e a Chagas Freitas.
Brizola encantou-se com a possibilidade de se expandir para o Norte Fluminense e dando total apoio ao prefeito de Campos, fez dele como se fosse um herdeiro natural do brizolismo. Numa aliança que envolveu Lula e Brizola, Garotinho e o PT fluminense venceram as eleições para o Governo do Estado do RIO.
De olho nas eleições presidenciais, Garotinho tentou passar por cima de Brizola que, num átimo de lucidez, expulsou-o do partido.
O passo seguinte de Anthony foi o PSB, partido pelo qual se lançou candidato à Presidência da República, derrotado a nível nacional mas vitorioso no estado do Rio, acabou sendo expulso do PSB que, ao perceber as manobras do mesmo, para seu projeto pessoal de poder, custe o que custar e, percebendo-se escada para tal projeto; expulsou-o também.
Numa outra tentativa, com o poder do Rio na mão, Garotinho ingressou no PMDB, onde tenta se lançar candidato à presidência da república.
A vitória de Garotinho nas prévias do partido, tornou-se uma ameaça à honrabilidade desse que é o representante mais antigo das oposições.
Figuras históricas desse partido não suportam ver essa sigla de tantas histórias de luta, de passado honrado e digno, nas mãos de um aventureiro.
A tentativa de "venda" da sigla como moeda de troca com o PSDB e o PFL, por parte desse cidadão, fazem ruborizar a todos que são pemedebistas de longa data.
O ingresso de Itamar Franco de forma gloriosa e inesperada, deu a todos a dimensão do que representa Garotinho como candidato a presidência; isso é um pesadelo para todos aqueles que criaram e mantêm esse partido, um partido de lutas e de glórias, com um passado heróico não pode servir de partidinho de aluguel para um aventureiro inescrupuloso.
A militância do PMDB, das maiores do Brasil, e das mais respeitadas não pode servir de escada a um projeto pessoal que independe de idéias e de programas partidários.
O admirável Ulysses Guimarães não merece na história de seu partido essa mancha indelével, chamada Garotinho.
Pela dignidade do partido, a atitude de Itamar Franco deve ser aplaudida por todos os democratas desse país.
Colocar um basta nas pretensões desse aventureiro que pretendia "vender" e caro uma instituição tão importante e democrata como o MDB, de todos nós é inadmissível.
Senhor Garotinho, crie um partido para que possas negociá-lo à vontade; negociar sobre os cadáveres que ergueram nossa democracia, sobre um Tancredo Neves, sobre um Ulysses é vergonhoso.
Parabéns PMDB, pai da democracia brasileira.
A LIBERDADE AGRADECE.

No comments:

Post a Comment