Search This Blog

Thursday, August 10, 2006

O que não será destaque na Imprensa 10 - da tecnologia - pesquisas

Agência Brasil (09/08/06)
Para cientistas, nenhum governo investiu mais em conhecimento
O governo Lula foi o que mais investiu em ciência e tecnologia na história do país, segundo os cientistas que participaram do encontro com o presidente nesta quarta-feira (9), em Brasília. Na reunião foram debatidos os avanços e os problemas do setor, além dos projetos que devem ser priorizados em um segundo mandato. Mais de 55 cientistas participaram da reunião. Todos eles reconhecidos nacional e internacionalmente na sua área de atuação, como os físicos Luiz Pinguelli Rosa e Rogério Cerqueira Leite.

Este governo investiu e construiu os alicerces para que o país possa crescer com soberania e desenvolvimento tecnológico", disse Cerqueira Leite. Já o cientista da área de fármacos, Eliezer Barreiro, da Universidade Federal de Pernambuco, ressaltou que o atual governo foi o primeiro a reconhecer a importância estratégica da sua área de pesquisa para o país. "Recebemos mais investimentos e, conseqüentemente, avançamos em pesquisas de elementos que serão utilizados para o tratamento de doenças".


Essa é uma das mais alentadoras notícias que tivemos nos anos, com relação à evolução tecnológica, o que quer dizer, capacidade de competir, do país.
Se compararmos com o Brasil de uns tempos atrás, teremos uma situação que começa a se reverter. De importador, e somente isso, de tecnologia, passamos a entrar no mundo com mais competitividade, podendo adquirir nossa soberania, caminhando célere para um mundo melhor.
Como exemplo clássico, temos o captopril, medicamento anti-hipertensivo descoberto a partir do veneno da jararaca, por pesquisadores brasileiros e que acabou, às expensas de falta de apoio para as pesquisas, indo para outros paises que hoje recebem os royalties de tal produto.
O interessante é vermos, sem querer minimizar o ato, que a mais brilhante ação do Ministro José Serra foi a regularização e efetivação da utilização dos medicamentos anti –Aids, sem pagarmos os devidos royalties. Ou seja, sem entrar no mérito da questão, nada mais nada menos do que a efetivação da pirataria tecnológica.

No comments:

Post a Comment