Search This Blog

Friday, November 3, 2006

Liberdade, liberdade...

Uma das coisas que tem me chamado a atenção nesses dias de marasmo foi a decisão da justiça em condenar o sociólogo Emir Sader por ter chamado o homem forte do PFL, Senador Jorge Borhhausen de racista...
Pera aí quando o dito senador disse ao pé da letra que iria se ver livre “desta raça” por no mínimo trinta anos, ele não foi racista?
Ou melhor, explicitamente racista?
Raça não é definição de cor ou de grupo social, é uma coisa mais ampla, sendo que, a bem da verdade, só existe uma raça – a raça humana.
A discriminação de um grupo qualquer e por qualquer motivo é racismo sim senhor, já que ao denominar um grupo e atacá-lo existe uma posição racista por trás disto.
Seria o mesmo que dizermos que iríamos nos livrar de católicos, evangélicos, judeus, brancos, negros ou qualquer forma de determinação de exclusão da raça única que temos: a raça humana.
Podemos ter diferenças políticas mas a discriminação ou a segregação política é criminosa a partir do fato em que é colocado o termo RAÇA para determinar este grupo.
Se tivesse dito por exemplo:”vamos nos livrar dos petistas ou dos esquerdistas ou dos lulistas” tudo bem. Não estaria identificando discriminatoriamente um grupo “racial” e sim ideológico ou político.
Se tivesse se expressado com maior clareza, talvez não tivesse sofrido uma reação como ocorreu.
Mas, sutilmente temos exemplos de discriminação no dia a dia que me causam ojeriza.
Ao me lembrar de um presidente da república dizer que “tem um pé na cozinha” ao tentar justificar antepassados negros é de uma discriminação extremamente asquerosa.
Sou negro de alma e tenho genes negros, indígenas, assim como quase todos os brasileiros.
Tenho minha orientação política e isso é direito constitucional meu. E não admito que alguém com outra opinião tente afirmar que está satisfeito em “exterminar a minha raça”.
Isso me lembra épocas negras da sociedade humana, onde a liberdade de opinião e de expressão eram totalmente tolhidas.
Espero que o bom senso seja restabelecido e que os justos não paguem pelos pecadores.
Afinal de contas, a raça humana agradece...

No comments:

Post a Comment