Search This Blog

Friday, December 21, 2007

SONETOS 042

Vieste com sabor de redenção
Trazendo com teu choro uma esperança;
Luzindo neste velho coração
Um brilho em formato de criança.

A vida se completa em emoção
A
glória mais suprema que se alcança,
Numa beleza intensa, uma explosão,
Que todo nascimento sempre lança.

Tua fragilidade fortalece
O pai titubeante pela vida,
Percebo novamente tais indícios

Duma felicidade em nova prece.
Uma alegria imensa e tão querida
No choro tão potente de Vinícius...

XXX

As mãos que se passeiam lentamente
Em busca de carinho e de calor
Tocando o coração tão calmamente
Nos dão essa impressão de ser louvor.

No templo mavioso de teus braços,
Na mansidão divina deste afeto.
As mãos se estão unidas lembram laços
Na solidariedade me completo...

As nossas mãos querida tecem prece
No templo tão divino: nosso amor,
A voz do coração logo obedece
E canta uma alegria com fervor...

Eu quero tuas mãos, asas macias,
Enchendo a nossa vida de alegrias...

XXX

Não sei se tentarei ser mais explícito
Nem devo confessar o que não faço.
Eu tenho a sensação de ser solícito
Em cada novo verso, um velho abraço.

Meu velho camarada como é bom
Saber desta amizade que nos une.
Vivemos afinando o mesmo tom,
Pois sabes que um amigo bom nos pune

Nos erros cometidos é sincero,
Embora sem ferir, amigo é franco.
Por certo, companheiro, isso é que espero
Eu não quero sorriso falso e manco.

Se for preciso, amigo, esteja certo,
Senão é semear neste deserto...

XXX

Se te quero pra mim tão sincera,
Te garanto que te quero o bem.
Solidão devorando qual fera,
A vontade de estar com alguém...

Sinto o frio queimando em minha alma,
Na saudade de quem me deixou.
A presença querida me acalma,
Acompanha meu canto ‘onde vou.

Sei que traz esperança de vida,
Apagando no peito esse mal.
Cicatriza a mais funda ferida,
Temperando, pimenta com sal.

Transbordando este cálice, vinho,
Num momento de paz e carinho...

XXX

Vencendo as resistências que me impões
Penetro pelas sendas mais vorazes.
Extasiada; versos que compões
Permitem nossos sonhos mais audazes...

Na mansa sutileza que me mostras,
Meus sonhos invadindo cada porto.
Conheço teus atóis e suas ostras
Mergulho neste oásis, saio torto....

Areias e sereias sei de cor,
Na cor deste desejo, rubro sol
Que queima e me derrete; luz maior.
Esqueço do meu rumo em teu farol.

E quero enfim, no mar que dás morrer,
Envolto em tuas algas, teu prazer...

XXX

Desculpe meu amor se te mostrar
A face que não sabes que inda tenho.
O gosto da amargura em meu olhar
Mostrando a realidade de onde venho.

Eu venho dos famintos campos tantos,
Nas terras das Gerais, exploração.
Sem seca mas distintos desencantos
Mostrando essa dureza em nosso chão.

Do povo tão sofrido, quase gado,
Vivendo na cruel semeadura.
Achando que viver é triste fardo,
A pedra que cultiva, sempre dura.

Eu venho das montanhas brasileiras
No sonho e na minha alma, as trincheiras!

XXX

Na fome que se espalha no sertão,
Nos lábios ressequidos da criança.
Em meio a tão terrível procissão
Na busca insaciável, esperança...

Naqueles que comandam, coronéis
As facas, as tocaias miseráveis.
Amarras nestas pernas são cordéis,
O gosto destas lamas intragáveis.

O resto deste pão que vai cuspido,
As moscas que te beijam, camarada...
Depois deste cenário, ser carpido,
Da fome noutra fome escancarada...

Eu vejo este destino a se cumprir,
Enquanto um miserável existir!

XXX


Permita que eu encontre Meu Senhor,
Amor que sempre quis por sobre nós.
Na beleza gentil do pleno Amor,
Que sejam, pois, atados nossos nós.

Amor tão infinito sem medida,
Perdão a todos sempre que ofenderem.
Sabendo desta Paz que é dividida
Entre o vencido e todos que vencerem.

Amor não se permite discutir,
Talvez um dia o homem veja assim.
Não basta o que queres só pedir,
Aprender dizer não, mas dizer sim.

Saber que somos todos um espelho,
No sangue que alimenta, tão vermelho...

XXX


Te peço piedade, Meu Senhor,
Por vezes, tantas vezes me enganei.
Eu sei e reconheço o Salvador
A Ti quase que nada eu dediquei.

Mas sei que Te encontrei tão amiúde...
Na face tão sofrida do faminto.
Na pobre sofredora sem saúde,
No amor que tantas vezes quase extinto.

Na pedra costumeira do caminho,
Na cruz das injustiças sobre a Terra,
No humilde lavrador que quer seu ninho,
Na fome que se espalha em cada guerra.

Te peço piedade, meu bom Deus,
Os erros cometidos, tantos meus...
!

XXX

A fome nos guiava sem piedade.
Nos olhos miseráveis, esperança.
Desértica injustiça, na verdade,
Mostrando este flagelo numa lança..

Sabia que jamais iria ter
O gosto da pelúcia e do vinil.
A cama de capim nos vai dizer
Que o céu doutros lugares, mais anil...

Na fome de justiça, calejados,
Nessas barracas soltas nas estradas.
Os céus que nos olhavam, estrelados,
Extremas claridades desenhadas.

E vendo neste céu belos matizes,
Na cicatriz exposta, tão felizes!

XXX

Perder a liberdade e ser cativo,
Decerto enlouquecer num sonho insano.
Morrendo pouco a pouco, estando vivo,
Errar pelo deserto, sem ter plano...

Vagar pelo infinito sem ter asas,
Sentir a dor imensa e ser feliz.
Queimar o coração, arder em brasas,
Depois de tanta vida, um aprendiz...

Gostar do sangramento dolorido,
Inebriar-se tanto sem ter vinho.
Gastar o pensamento em puro olvido,
Ouvir sinos tocando, passarinho...

Ser um espontâneo sofredor,
Sou vítima de ti, amaro amor...

XX

Nos teus lábios calor, tanto desejo.
Eu te sinto tocando devagar
Neste beijo sereno que eu almejo
O mundo que antevejo, vai brilhar...

Neste ensejo divino uma esperança.
O bafejo da sorte que preciso,
Sabendo deste amor que já me alcança,
A sorte se aproxima sem aviso.

Eu sei que nada mais te importará
Senão este murmúrio em teu ouvido,
Quem sabe neste encontro surgirá
Um novo resplendor de amor, sentido.

Nas noites que teremos envolventes,
Sabor destes teus lábios, doces, quentes.

XXX

Aguardo esta resposta prometida
Aos versos que te fiz, apaixonados...
Eu quero teu amor por toda a vida
Embora tantas vezes, enganados...

Aguardo em tal resposta; dura verdade,
Que traga uma alegria, uma esperança.
De termos, finalmente, liberdade;
No sonho que carrego, de criança...

Aguardo teu amor com tanta sede
Qual fora um peregrino no deserto.
Deitar tão calmamente numa rede
Sabendo que terei amor por perto,

Manda-me uma resposta, qualquer uma;
Senão em versos tristes, vida esfuma...

XXX

Amor... Quando partiste, sem saber,
Deixaste no meu peito uma cratera.
Agora vou vivendo por viver
A solidão me toma, triste fera...

Não quero que tu penses que estou triste
Eu canto de alegria, nem percebo
Nem quero mais saber se a dor existe,
Um novo amor já tenho e assim concebo.

Os olhos são tristonhos? Nada disso!
Sorrio e me encanto por sorrir.
Amores que chegarem? Compromisso?
Ninguém pode pensar nem em pedir...

Não pense que fiquei tão desolado!
O lenço? Meu amor, estou gripado!

XXX

Ser jovem? Não temer a tempestade.
Viver cada momento sem usura,
Ao mesmo tempo morre de saudade
Noutro momento pensa que é frescura...

Andar despreocupado na cidade
Morrer de tanto medo da ternura.
Achar que é sempre eterna a mocidade,
Depois chorar sozinho em noite escura...

Ser jovem é não ser e querer mais,
É ser o que não quer só para ser.
Viver tantas batalhas pela paz,

Pensando que ser jovem: ser capaz,
E crendo que amanhã não vai morrer,
Viver desesperado, assim, demais...

XXX

Meus versos são meu jeito de cantar.
De expor meus pensamentos, minhas dores.
São feitos como um barco a navegar
No oceano em palavras. São atores...

Autores desta peça em que eu atuo.
Verdugos dos meus medos, desatinos...
São asas sem as quais eu não flutuo.
São pedras, minhas urzes, desatinos...

Meus versos são verdades mentirosas,
São parte de mim mesmo, ou nada são.
Espinhos que preferem roubar rosas,
Noutras tantas são plenos de emoção.

Se sou ou se não sou alma completa,
Se vou ou se não vou, serei poeta?

XXX

Meu verso que te faço, verso amigo;
Reverso do que traço, sem temer.
Diverso do que penso, do perigo,
Neste universo inteiro, percorrer.

Converso com meu Deus e tanto peço.
Inversos meus caminhos percorridos.
Conservo os desejos que mereço
Sou servo dos meus erros cometidos...

Reservo o meu pedido de perdão,
Preservo meus amores sem juízo,
Me atrevo a te pedir compreensão,
No trevo entre inferno e paraíso...

Mas levo uma amizade tão fecunda
Me enlevo numa prece mais profunda..
.

XXX

Eu quero teu sabor de doce mel
Escorrendo em delícias provocantes.
Pedacinho gostoso do meu céu
Trazendo mil prazeres delirantes...

Eu quero teu sabor-cana caiana
Roubando da garapa essa delícia.
Quem sabe tanto amor nunca se engana
A vida se promete com malícia.

Eu quero teu sabor de doce prenda
Na festa, na quermesse dum amor.
Paixão desenfreada não é lenda,
Maltrata adocicando e traz calor.

Eu quero a serenata em chocolate
Amor
que sem juízo lambe e bate...

XXX

Não quero nada em troca deste amor,
Não cobro nem consigo te privar.
Invés de capitão, navegador
Que junto com teus remos, corta o mar...

Não quero ser teu dono nem escravo,
Apenas teu meeiro nesta lavra.
Das águas em que banhas eu me lavo,
Amar é muito mais que uma palavra.

No andar em pareado, dividir;
Sem nada que te impeça e que me assombra
Procurar ofertar o que pedir,
E nunca procurar te fazer sombra.

Amar não é sugar o sentimento,
Sentindo em nossos passos; livre, o vento.

XXX

Na tua mansidão emanas sonho.
E vivo sem saber como dizer
Se trago nos meus olhos ou componho
O mundo que queria te trazer.

Rochedo pontiagudo da saudade
Cravando em minha pele tais feridas
Voar é perceber eternidade
De mãos dadas por todas nossas vidas...

Teu brilho dominando este cenário
Fazendo minha estrada mais macia.
No canto tão suave do canário
Encanto que me trazes todo dia...

E visto esta paixão sem temer nada,
Subindo sem ter olhos, esta escada...

XXX

Um soneto é soneto simplesmente,
Necessita de métrica, harmonia;
Se não tiver se perde totalmente
Porém sem que isso mate a poesia.

Não quero parecer ser diferente
Nem pouco te estancar uma alegria,
Tanta coisa no mundo, de repente,
Transbordando beleza e fantasia...

É bom tu preferires rimas ricas,
São coisas bem tranqüilas quando aplicas.
Não pense que reduza a qualidade

Se digo que não fazes um soneto.
Pois não são injustiças que cometo,
Apenas sou amigo da verdade...

XXX

Amar sem ter loucura? Não existe!
Amar é cometer insanidades...
Beijar uma saudade mansa e triste
E descobrir, cativo, liberdades...

Amar é ser feliz em plena dor,
Beber do velho vinho da esperança.
Cravar as garras fundo, sem temor,
É transbordar sorrisos de criança...

Amar é não temer ser imbecil,
Se rir de tudo, sempre que machuca.
Mesmo com quem te ofende ser gentil,
Sentir um arrepio pela nuca...

E nunca discordar de quem se ama,
É chuva que mantém acesa a chama...

XXX

Quando te fiz meus versos de alegria
Queria que tu fosses mais feliz;
Bem sei que te trazendo a melodia,
Tu pintas neste amor melhor matiz.

Queria te trazer meu manso canto
Com gosto de garapa e chocolate,
Coberto pela lua, belo manto,
Sentindo um coração que, por ti, bate...

Querida te queria como quero,
No quarto na cozinha, no banheiro.
Só vejo-te comigo, assim espero,
Poder te dar amor o tempo inteiro...

Querida, te querendo quero a mim,
Numa alegria intensa, sem ter fim...

XXX

Percebo teu carinho aqui comigo,
No toque mais sutil do simples vento.
No colo que pretendo meu abrigo,
Desejo vai tomando o pensamento...

Tuas palavras ferem, mas não ligo,
Apenas refletindo um mau momento
Não têm, para esse amor, nenhum perigo.
Pois sei que jamais vêm com sentimento.

Percebo teu carinho minha amada
Com mansidão suprema de quem ama.
A voz que tanto pede está cansada

Mas sabe que encontrou acesa a chama
De toda uma ternura extasiada,
Rolando de prazer em nossa cama...

XXX

Quero ter o carinho dileto
Desta amiga que tanto faz bem.
Um amor tão perfeito e completo,
Poucas vezes na vida ele vem.

Somos como cristais, diamantes,
Nossas vidas se tornam unidas.
Nas promessas de amor, deslumbrantes
Tantas vezes sofremos feridas...

Cicatrizes profundas deixadas
Pelas setas cruéis da saudade.
Minha amiga perceba que estradas
Muitas vezes não dão liberdade.

O que salva, querida, em verdade
A
pureza que está na amizade!

XXX

Eu quero te encontrar sábado à noite,
Dançarmos todo tempo, extasiados...
Espero que algum canto nos acoite,
Açoites de carinhos bem trocados...

Não sei se necessitas deste aviso,
Mas falo com total tranqüilidade,
Quero reinventar o paraíso,
Sem medo dessa tal felicidade...

Nas danças que inventamos, anticorpos
Perfeitos contra mágoas e tristezas...
E, juntos, percorrermos nossos corpos,
Imersos em delírios e belezas!

Eu quero essa vacina, ser feliz..
Nas terras deste amor que se bendiz...

XXX

Suplico pelo amor que me garanta
A noite que desejo do teu lado.
A lua tão divina se agiganta
No canto que te canto apaixonado.

Reservo meu destino para o teu
Caminhando sozinho tanto tempo,
Na curva deste amor que se perdeu,
Amar me parecia contratempo...

Nas noites tão escuras, na penumbra,
Sobrando para os olhos, desventuras...
Agora que se esse lume se vislumbra
A vida se promete de venturas...

Suplico ao meu Bom Deus, por piedade,
Permita-me viver felicidade...

XXX


Por mais que procuramos a saída
Por vezes nos parece complicado.
Mas saiba que melhor que seja a vida
Depois de certo tempo, novo cardo.

Teu fardo é sempre teu, meu camarada.
Não posso te ajudar a carregar.
Se queres ter o sol ou madrugada
Só não deixes ninguém vir enganar.

Pense, pois, no caminho que te espera,
Nas curvas e nas pragas, nos detalhes.
Tocaias que te fazem tantas feras,
As pedras nos maltratam, seus entalhes...

Contudo meu amigo, companheiro;
Por perto, eu estarei, o tempo inteiro!

XXX

Quando sonhei contigo, minha amada,
Um sonho tão feliz, mesmo distante.
Procurando te encontrar na madrugada,
Minhas mãos te buscavam, cada instante...

Tu não sabes da metade desta estrada
Que tanto me fizera delirante,
Buscando nesta dura caminhada
A lua dos meus sonhos, deslumbrante...

Rolávamos estrelas, sol e lua,
Vivíamos desertos tão sedentos.
Minha alma sem ter medo, solta aos ventos,

Liberta no meu sonho. Os pensamentos
Trazendo uma esperança que flutua
Nesta mulher tão linda, calma e nua...

XXX

se nada mais desejo neste mundo
é que almejo viver em liberdade
de cada beijo novamente inundo
transportando no peito essa saudade
quando percebo em ti a claridade
de sonhos tantos, loucos, mais profundo
mergulho cego, amar-me pois, quem há de?
pois deste amor, traduz bem mais fecundo
o que fora somente lucidez
na procura de tanto nada fez
senão a angústia voraz, pétrea tez
que a cada instante, doce insensatez
trasmuda-se audaz a cada vez
num martírio cruel, que se desfez...

XXX

Teu colo, corpo colado no meu
na dança atroz que vai queimando tudo
na claridade, louca luz no breu
tal que me deixa pasmo, quieto mudo

as mãos macias, sabem, sonho ateu
nas delícias, em todas, corte agudo
na carne dolorida que nasceu
somente para ser teu corpo e escudo.

quero insensatamente tresloucado
beber no doce cálice da vida
meu rumo torto, pálido, calado

repete em ti meus rumos sem guarida
cometo os mesmos erros do passado
minha alma segue em ti, nave perdida...

XXX

Quem dera ser poeta pra dizer
O quanto necessito ser feliz,
Invado a profundeza do meu ser
E vejo, neste sonho, o que mais quis...

Eu quero deleitar-me em claridade
Sentindo
o amanhecer dentro do peito.
Não quero mais o gosto da saudade
Nem quero mais viver insatisfeito...

Quero te querer sempre que der
E ter o teu caminho junto enfim.
Nos gestos insensatos da mulher
O mundo que sonhava, dentro em mim...

Eu quero esta ternura mais infinda,
Ao lado de quem amo, mulher linda!

XXX

Amigo, te conheço d’outras eras,
Dos tempos em que tínhamos verdades
Que foram nossas flores, primaveras;
Mas agora somente são saudades...

Meus sonhos libertários permanecem
Do grito de justiça mais febril.
Meus olhos inda brilham e oferecem
Amor que sempre foi nosso fuzil...

Amigo, muitas vezes celerados,
Cantávamos os hinos da esperança.
Os medos esquecidos, isolados,
A noite foi chegando e nos alcança...

Que bom poder contar com teu abraço,
P’ra sempre, essa amizade, o nosso laço!

XXX

Não quero te falar dos meus ardumes
Que trago dentro da alma. Já passaram...
Não vivo mais em torno dos queixumes
Agora novos lumes clarearam.

Sou frágil, mas não posso demonstrar,
A dor que inda carrego não discuto.
O verbo que conjugo em doce amar
Não deixa que minha alma esteja em luto.

Eu quero o teu sorriso salvador
Eu quero teu carinho que redime,
Bem sabes quanto sinto, meu amor,
Por certo te adorar nunca foi crime...

Só quero adormecer nos braços teus,
Sem medo de escutar, de novo, adeus...

XXX

Guardada nestes claustros, esperança,
Rebenta essas correntes dolorosas.
Tão próxima dos olhos sempre alcança
O mais belo jardim pleno de rosas...

Nos lírios e nas aves estampada
Sem medo do futuro sem temor...
Assim como o nascer numa alvorada
Trazendo nos meus olhos, esplendor...

Eu quero essa esperança sem martírios
Nos sonhos que programo salvadores.
Deitando em tua cama, mil delírios
Rolando de prazeres e de dores...

É bom amar demais. Ah! Como é bom...
O verde da esperança é nosso tom...

XXX

O resto da canção que te preparo
Com gosto deste sal que me entontece.
Sabor tão delicado quanto raro,
Delícia de martírio em meio a prece...

O resto da canção que te proponho
É vida que se faz em vida nova
Refém da maravilha deste sonho
Que sem sentido vem e me renova...

Eu quero a prescrição de mocidade
Curando este senil que já se arvora.
Amor quando estampando uma saudade
Nos olhos de quem ama se decora...

Eu sinto que terei utilidade
Nos sonhos que produzam liberdade...

XXX

Não quero retirar do coração
As marcas deste amor tão insensato.
Envolto nas primícias do perdão
Eu quero reviver em cada fato

Eterna sensação do doce sonho,
Nas noites que trocamos mil carinhos.
Futuro tão risonho te proponho
Seguindo mansamente meus caminhos...

Por vezes o meu verso soa duro,
Por vezes minhas mãos são desastradas
Mas saiba que te quero, te asseguro,
As noites que tivemos, adoradas...

Eu sei do nosso amor tão delicado,
E sei que sou feliz, por ti amado...

XXX


Eu sinto o teu carinho manso e forte,
No toque mais suave e mais gentil.
A vida se promete em novo norte
Que faz do sofrimento ser sutil.

O gosto da amargura no desejo
Traduz uma esperança que buscamos,
Eu quero me embalar no doce beijo
No instante mais exato em que sonhamos...

Eu quero a sensação de ser mais teu
Vivendo em teu afago, uma esperança
De mergulhar no mundo que se deu
Num gesto que não sai mais da lembrança.

Eu sinto teu carinho, minha amada,
Nos versos que fizeram a alvorada!

No comments:

Post a Comment